Exercícios sobre a Idade Média

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos a respeito de um dos períodos mais importantes da história da humanidade: a Idade Média. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Consesp-adaptado) Na Idade Média a sociedade era profundamente dominada pela religiosidade e misticismo, no imaginário comum interpretava-se o surgimento de doenças e epidemias como sendo resultados da ira divina, pelos pecados humanos. Entretanto registra-se neste período falta de higiene, de água tratada e de um sistema de esgoto, que provocou surtos de epidemias que mataram milhares de pessoas.

Durante esse período ocorreu um dos maiores surtos epidêmicos, conhecido por:

a) Surto de Gripe H1N1.

b) Peste Negra.

c) Gripe Espanhola.

d) Foco de Varíola.

e) Peste de Atenas

questão 2

O conflito travado por ingleses e franceses de 1337 a 1453 ficou conhecido como:

a) Cruzada Albigense.

b) Guerra dos Trinta Anos.

c) Guerra dos Camponeses.

d) Guerra dos Cem Anos.

e) Guerra Normanda.

questão 3

(Consesp-adaptado) O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média.

A sociedade no feudalismo era chamada de sociedade estamental, porque era composta por

a) camadas sociais estanques.

b) castas.

c) cidades-estado.

d) tribos.

e) feudos.

questão 4

(Itame) Considere os textos.

TEXTO I

“Quando vem combate é vergonhoso para o chefe que o excedam em valor e vergonhoso para os companheiros não igualar esse valor do chefe. É até uma infâmia (…) sair de um combate sobrevivendo a seu chefe: o primeiro dever é defendê-lo, protegêlo (…); lutam pela vitória, pelo chefe (lutam) os companheiros”.

TÁCITO.

TEXTO II

“O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém […].

O rei, tendo pois confessado um Deus todo poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].”

São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. SP: Ed. Unesp, 2000, p. 44-45.

Os textos revelam elementos da cultura germana e romana presentes no feudalismo. São eles, respectivamente, o

a) comitatus e o cristianismo.

b) colonato e o direito romano.

c) direito consuetudinário e o exército.

d) o beneficium e a valorização do monarca.

e) clientela e inquisição

questão 5

Quando o termo “Idade Média” surgiu?

a) Cruzadas

b) Grande Cisma

c) Renascimento

d) Inquisição

e) Reforma Luterana

questão 6

O Império Carolíngio foi o primeiro grande império que surgiu na Europa Ocidental depois do Império Romano. Entre os séculos VIII e IX, esse império viveu um período de auge que foi liderado por:

a) Pepino, o breve.

b) Carlos Martel.

c) Carlomano I.

d) Carlos Magno.

e) Quilderico III.

questão 7

(Consulplan-adaptado) “Classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava‐se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem‐vistas pelos integrantes do clero católico.”

Essa classe ficou conhecida como:

a) dalits.

b) nobreza.

c) burguesia.

d) camponeses.

e) servos.

questão 8

As Cruzadas foram um dos grandes acontecimentos da Idade Média, marcando o rompimento do Ocidente cristão com o Oriente muçulmano. A Primeira Cruzada foi convocada por:

a) papa Alexandre VI.

b) papa Leão X.

c) papa Júlio III.

d) papa Urbano II.

e) papa Inocêncio V.

questão 9

Quando referimo-nos à Liga Hanseática, estamos referindo-nos a:

a) um pacto de defesa que foi realizado pelas cidades do Sacro Império Romano-Germânico.

b) uma aliança religiosa para expulsar os judeus das terras flamengas.

c) um acordo secreto entre um monarca germânico e um dinamarquês.

d) uma competição de justas que existiu em Amsterdã.

e) uma aliança comercial realizada por cidades do norte da Europa.

questão 10

O evento que selou o final da Idade Média, cronologicamente falando, foi:

a) Conquista de Constantinopla.

b) Guerra dos Cem Anos.

c) Reforma Luterana.

d) Peste Negra.

e) Inquisição.

questão 11

As Grandes Navegações iniciaram-se no final da Idade Média. O marco que deu início a essas explorações do Oceano Atlântico foi:

a) a descoberta da Islândia.

b) o contorno do Cabo da Boa Esperança.

c) a conquista de Ceuta.

d) contorno do Cabo Bojador.

e) a descoberta de Açores.

questão 12

Qual foi o imperador responsável por levar seu império à maior extensão da história do Império Bizantino?

a) Aleixo II

b) Justiniano I

c) Constantino X

d) Teodoro I

e) Zenão I

respostas
Questão 1

LETRA B

O primeiro grande surto de peste negra aconteceu entre 1447 e 1453, chegou no litoral mediterrâneo e espalhou-se por todo o continente europeu. Foi causada por uma bactéria (Yersinia pestis) encontrada nas pulgas de ratos infectados e foi responsável pela morte de até 2/3 da população europeia, algo próximo de 50 milhões de pessoas.

Voltar a questão
Questão 2

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito dinástico que envolveu a dinastia Plantageneta, da Inglaterra, e a dinastia de Valois, da França. O conflito estendeu-se por 116 anos, causando grande prejuízo econômico para os dois países. Os franceses conseguiram vencer esse conflito, assegurando sua monarquia e expulsando os ingleses de inúmeros territórios.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A sociedade feudal era considerada estamental, porque a possibilidade de ascensão social era quase inexistente. Marcada por possuir camadas sociais estanques, aqueles que nasciam servos tinham grande probabilidade de manter-se durante toda a vida como servos. A carreira eclesiástica era a única que trazia alguma possibilidade (bastante limitada, é verdade) de ascensão social.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

O comitato era uma expressão que foi usada para exemplificar o código de lealdade e fidelidade que existia entre um guerreiro germânico e o seu chefe. Os guerreiros faziam de tudo para garantir a proteção de seu líder. O segundo texto fala da conversão de Clóvis, rei dos francos, ao cristianismo, e a relação de lealdade do chefe com seus súditos, que os levou à conversão.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA C

O termo “Idade Média” começou a ser estruturado durante o desenvolvimento da cultura renascentista. Os intelectuais renascentistas viam a si mesmos como modernos e entendiam que eram defensores da tradição clássica que existia na Antiguidade. Assim, o período que separava o tempo deles da exaltada Antiguidade Clássica começou a ser visto como “tempo médio”.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA D

Carlos Magno foi rei dos carolíngios de 768 até o ano de sua morte, 814. Foi o rei carolíngio mais bem-sucedido da história, sendo seu reinado o período de maior extensão das fronteiras francas. Foi durante o reinado de Carlos Magano que se estruturou o que ficou conhecido como feudalismo.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA C

A burguesia foi a classe social que surgiu como consequência do renascimento comercial e urbano da Idade Média. O crescimento comercial e urbano garantiu o desenvolvimento das cidades europeias, que passaram a estender-se por meio dos burgos, locais que reuniram os novos habitantes e os novos negócios que se desenvolviam. Logo, os burgueses estabeleceram-se como grandes autoridades nas cidades.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA D

O papa Urbano II foi o responsável por convocar a Primeira Cruzada, em 1095, durante o Concílio de Clermont. Isso aconteceu depois do pedido de ajuda do imperador bizantino Aleixo I, na guerra contra os turcos. Urbano II viu nas Cruzadas uma oportunidade para reatar as relações com a Igreja cristã do Oriente e desviar a violência da nobreza europeia para fora do continente e contra um inimigo em comum.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA E

A Liga Hanseática era uma aliança comercial que existia entre as cidades do norte da Europa. Essa liga estabeleceu-se no século XII e continha dezenas de cidades. Por meio dessa liga, uma série de mercadorias eram exportadas passando por um eixo que ia de Londres, na Inglaterra, até Novgorod, na Rússia.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA A

A conquista de Constantinopla, evento que se passou em 1453, foi um acontecimento que selou o fim do Império Bizantino e que foi estabelecido pelos historiadores como marco para o fim da Idade Média. A cidade bizantina foi conquistada após um cerco de semanas conduzidos por Mehmet II, líder dos otomanos.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA C

A conquista de Ceuta, em 1419, foi estipulada pelos historiadores como marco que inaugurou as Grandes Navegações de Portugal, país pioneiro nesse processo. Os objetivos por trás dessa conquista era o de garantir acesso ao ouro dos mercados árabes e manter contato com o reino mítico de Preste João para que uma guerra contra os muçulmanos fosse iniciada.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA B

Justiniano I foi imperador bizantino de 527 até 565. Foi o responsável por levar o Império Bizantino à sua maior extensão territorial, conquistando territórios no norte da África, na Península Itálica e na Península Ibérica. Justiniano I também promoveu algumas reformas administrativas no Império Bizantino, destaque para o Código Justiniano.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado