Exercícios sobre Adolf Hitler
(Mackenzie) “[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler).
No livro "Mein Kampf", Hitler expressava que:
a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.
b) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus.
c) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético por meio da eugenia.
d) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.
e) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.
Letra A
Em “Mein Kampf” (Minha Luta), Hitler desenvolveu as ideias que deram corpo à base de sustentação do regime nazista na Alemanha. Entre essas ideias, a eugenia, isto é, a concepção de uma raça superior e melhor que as demais, tinha papel central, haja vista que a “raça branca, ariana”, segundo o pensamento de Hitler, deveria triunfar sobre as demais raças consideradas “degeneradas”.
Após a morte de seus país, Hitler, que havia nascido e crescido nas imediações da cidade austríaca de Linz, foi para a capital do Império Austro-húngaro, Viena, com o objetivo de:
a) ingressar na Escola de Música de Viena.
b) fazer parte da guarda imperial.
c) ingressar na Academia de Artes de Viena.
d) estudar economia e sociologia.
e) matar o arquiduque Francisco Ferdinando.
Letra C
Hitler foi para Viena, no início do século XX, com o objetivo de ingressar na Academia de Artes de Viena, já que era pintor de aquarelas e imaginava conseguir esse ingresso. Entretanto, sua tentativa de ingresso fracassou e ele teve de sobreviver em Viena exercendo atividades como a de pintor de cartões-postais.
(FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes.
b) através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do partido nazista. c) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas.
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar uma coalizão governamental.
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.
Letra D
Hindenburg, então presidente da Alemanha, viu-se na contingência de nomear Hitler chanceler da República em 1933. Com a morte de Hindenburg em 1934, Hitler concentrou em suas mãos todos os poderes executivos da República alemã, tornando-se o líder máximo do Estado Alemão.
O projeto nazista de dominação global encabeçado pela construção do III Reich alemão, idealizado por Hitler, teve como desdobramento mais nefasto:
a) a produção das bombas atômicas, “Little Boy” e “Fat Man”.
b) o holocausto.
c) a implementação da Sharia na Alemanha.
d) a explosão da usina nuclear de Chernobyl.
e) a construção do Muro de Berlim.
Letra B
O termo holocausto, ou shoa, é usado em referência ao massacre de cerca de seis milhões de indivíduos – em sua maioria, judeus – pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Essas mortes eram efetuadas em campos de extermínio, como o de Auschwitz, na Polônia.