Exercícios sobre AK-47: a arma mais versátil do mundo
A AK-47 é conhecida internacionalmente por ser utilizada fora do contexto de guerra convencional. Em que tipo de situação costuma-se ver o emprego da AK-47?
a) exclusivamente em desfiles comemorativos da Segunda Guerra.
b) em atos de terrorismo e em guerras civis.
c) em casos de defesa pessoal.
d) em exposições de armas raras, fora de circulação.
e) nenhuma das alternativas.
Letra B
A AK-47, um rifle de assalto portado a tiracolo, tem ampla circulação no tráfico de armas e é utilizada com frequência em guerras civis, sobretudo na África e no Oriente Médio, bem como em atentados terroristas contra populações sem defesa.
A AK-47 foi desenvolvida pelo engenheiro soviético Kalashnikov, que a batizou com seu nome. O objetivo de Kalashnikov era obter um modelo de rifle de assalto que:
a) tivesse maior poder de fogo contra alvos estáticos.
b) tivesse maior poder de fogo contra alvos em movimento.
c) tivesse a melhor mira telescópica já feita.
d) tivesse versatilidade no uso, podendo ser usada em qualquer situação adversa.
e) tivesse maior calibre, não importando o peso nem as condições de manejo.
Letra D
A AK-47, modelo patenteado em 1947, foi projetada para ser utilizada em qualquer situação de combate, fosse no meio da lama, fosse na chuva, no frio, calor, etc. Para tanto, além do preparo mecânico, que não deixa a arma travar, ainda houve o cuidado com o peso e as dimensões da arma, que, de tão dinâmica e leve, pode ser portada inclusive por crianças.
No caso da realidade brasileira, o uso da AK-47 está presente também fora do domínio militar e policial. Em que circunstâncias são encontrados rifles Kalashnikov em nosso país?
a) Em situações de conflito regional, de caráter separatista.
b) Em facções criminosas, que atuam com tráfico de drogas em favelas e regiões de difícil controle policial.
c) Em confrontos entre posseiros e povos indígenas.
d) Em confrontos entre partidos políticos.
e) Em confrontos entre guardas civis metropolitanos por disputas de território.
Letra B
No Brasil, facções criminosas, como o PCC e o Comando Vermelho, mantêm um arsenal militar de grande vulto. Entre as armas mais utilizadas no confronto direto contra policiais, está a AK-47, que é adquirida no “mercado negro” geralmente em trocas por drogas.
A arma Ak-47 foi projetada inicialmente para ser utilizada na Segunda Guerra Mundial, entretanto, seu protótipo final só ficou pronto dois anos após o término da guerra. O uso da Kalashnikov ficou famoso na década de 1950, quando foi usado:
a) na Guerra das Duas Rosas
b) na Guerra das Coreias
c) na Guerra dos Farrapos
d) na Operação Barbarossa
e) na defesa de Leningrado
Letra B
A AK-47 passou a ser usada pela União Soviética nos conflitos locais que caracterizaram a Guerra Fria. O primeiro desses conflitos foi a Guerra das Coreias, em que a arma teve destaque no combate direto entre as tropas soviéticas e as tropas americanas.