Exercícios sobre antifascismo
No contexto de surgimento do fascismo italiano, quem eram os squadristi:
a) grupos que financiavam o movimento fascio di combattimento.
b) frente parlamentar que se formou na Itália em defesa do fascismo.
c) primeiros grupos antifascistas a lutarem contra o movimento de Mussolini.
d) milícias que atacavam opositores dos fascistas, como os socialistas.
e) nenhuma das alternativas anteriores.
LETRA D
Os squadristi também são conhecidos como camicie nere ou camisas negras, em português. Os camisas negras eram os grupos paramilitares de fascistas que agiam por quase toda a Itália perseguindo e agredindo os opositores do fascismo. Os camisas negras atacavam trabalhadores em greve e ameaçavam lideranças socialistas. Foram um dos grandes responsáveis pelo enfraquecimento do socialismo na Itália.
Ao analisar a história do antifascismo na Europa, o historiador norte-americano Mark Bray afirma que, no final do século XIX, é possível enxergar o surgimento de um movimento protoantifascista. Essa movimento precursor do antifascismo estava ligado a qual contexto:
a) derrota francesa após a Guerra Franco-Prussiana.
b) conclusão do processo de unificação italiana.
c) disputas imperialistas travadas entre França e Alemanha.
d) julgamento do capitão francês Alfred Dreyfus.
e) mobilização na Alemanha contra o genocídio dos hererós na Namíbia.
LETRA D
Esse movimento protoantifascista, que existiu na Europa do final do século XIX, surgiu na França no contexto do julgamento do capitão francês Alfred Dreyfus. Esse capitão era judeu e foi acusado de vender segredos militares franceses para a Alemanha. Esse caso despertou o antissemitismo latente na França, e a radicalização antissemita levou à formação de grupos que se posicionavam em defesa de Dryfus e dos judeus.
A história do antifascismo inglês está diretamente ligada com a formação de grupos populares que uniam democratas, socialistas, comunistas, judeus, entre outros, que formaram uma resistência para barrar o avanço da União Britânica de Fascistas (BUF, na sigla em inglês). A resistência antifascista na Inglaterra tem um marco na década de 1930, quando os antifascistas:
a) incendiaram a sede da BUF em 1937.
b) realizaram um atentado contra a vida de Oswald Mosley em 1933.
c) impediram a realização de uma passeata fascista pelo bairro judeu de East End em 1936.
d) derrotaram a BUF na eleição parlamentar de 1935.
e) nenhuma das alternativas anteriores.
LETRA C
O marco na história do antifascismo britânico foi a Batalha de Cable Street, que aconteceu no dia 4 de outubro de 1936. Os fascistas da União Britânica de Fascistas decidiram fazer uma marcha provocativa pelo bairro de East End, habitado por muitos judeus. Os antifascistas ingleses uniram-se e impediram que os fascistas fizessem sua marcha.
O antifascismo moderno possui diversas semelhanças com o antifascismo histórico, que surgiu nas décadas de 1920 e 1930 para combater o avanço do fascismo em locais como Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha. Entre as pautas do antifascismo moderno, selecione a alternativa INCORRETA:
a) antirracismo
b) feminismo
c) defesa da autogestão social
d) defesa do capitalismo
e) luta contra a homofobia
LETRA D
Os grupos antifascistas modernos não promovem a defesa do capitalismo, mas são, na verdade, anticapitalistas. O antifascismo é uma ação adotada por grupos de orientação socialista, comunista e anarquistas que entendem que o fascismo é a resposta violenta do capitalismo contra os movimentos populares. Sendo assim, o combate ao fascismo e sua erradicação passa necessariamente pela luta contra o próprio capitalismo.