Exercícios sobre a arte barroca
O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.
O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos. As imagens pretendiam causar impacto emotivo, estimulando a reafirmação do sentimento cristão.
O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?
- Classicismo.
- Modernismo.
- Renascimento.
- Romantismo.
Letra C. O barroco se opunha ao Renascimento, tanto no conteúdo religioso quanto na forma, pois sua preocupação não era tanto a simetria nas produções artísticas.
(Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:
- rococó e liberalismo.
- renascentismo e capitalismo.
- barroco e mercantilismo.
- maneirismo e colonialismo.
- classicismo e economicismo.
Letra C
O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
- Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
- A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
- A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.
- A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
Letra B. Pelo contrário, a arte emotiva era um dos objetivos do barroco, sendo que tal perspectiva distanciava esta concepção estética das produções mais racionais do renascentismo.