Topo
pesquisar

Exercícios sobre as causas da Revolução Francesa

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre as causas que deram início a um dos principais acontecimentos da História: a Revolução Francesa, de 1789. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:

a) Romantismo

b) Iluminismo

c) Socialismo

d) Anarquismo

e) Niilismo

questão 2

Em 1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais:

a) uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.

b) era realizada uma assembleia em que os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para escolher novos burocratas para o país.

c) era a destituição imediata de todos os ministros da nação.

d) a convocação dos grandes representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar decisões.

e) um imposto emergencial e compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.

questão 3

A Revolução Francesa estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo. Quando o movimento iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era:

a) Luís XIV

b) Luís XV

c) Luís XVI

d) Luís XVII

e) Luís XVIII

questão 4

Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:

a) a burguesia.

b) a nobreza.

c) o clero.

d) os vassalos.

e) nenhuma das respostas acima.

respostas
Questão 1

LETRA B

Do Iluminismo foi extraída a inspiração ideológica para o deflagrar da Revolução Francesa. Dos ideais iluministas foram retirados conceitos que afirmavam que o Estado deveria ser construído em instituições legitimadas pelo povo e que todos os cidadãos deveriam ser tratados igualmente pela lei.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

Os Estados Gerais eram uma espécie de assembleia emergencial convocada pelos monarcas franceses somente em momentos de intensa crise. A última vez que tinha sido convocada na França foi no século XVI. Quando Luís XVI convocou a essa assembleia em 1789, esperava-se que uma solução para a crise fosse alcançada, mas não foi o que se viu, uma vez que o Terceiro Estado rompeu com os Estados Gerais e criou a Assembleia Nacional Constituinte.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

Luís XVI era o rei francês durante os anos iniciais da Revolução Francesa. Luís XVI foi obrigado pelos revolucionários a abandonar o Palácio de Versalhes, localizado nos arredores de Paris, e instalou-se no Palácio das Tulherias. Participou dos esforços contrarrevolucionários e, durante a fase do Terror, foi visto como inimigo do povo e, por isso, foi guilhotinado em 1793.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A burguesia teve grande participação nos eventos da Revolução Francesa, que também foi considerada uma revolução burguesa. A burguesia francesa via nos privilégios da nobreza e clero, bem como na organização do Estado absolutista, um entrave para os seus interesses econômicos e para o desenvolvimento da nação.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola