Topo
pesquisar

Exercícios sobre as consequências das Cruzadas

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre as consequências das Cruzadas para a Europa. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Fuvest) Com relação às Cruzadas, é correto afirmar que:

a) representam, em última instância, a crise do sistema feudal;

b) a Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III;

c) a Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém;

d) a Quarta Cruzada foi conduzida por Ricardo Coração de Leão;

e) Dandolo, doge de Veneza, fez um acordo com o sultão Saladino durante a Sexta Cruzada.

questão 2

(UFPE) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a existência das Cruzadas:

1) As Cruzadas eram expedições organizadas pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.

2) As Cruzadas, expedições marcadas por interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja Católica.

3) As Cruzadas não trouxeram contribuições para a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o fanatismo religioso.

4) A participação da população pobre nas Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema feudal.

5) Os lucros dos nobres nas Cruzadas contribuíram para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho assalariado.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3, 4 e 5;

b) 2 e 4 apenas;

c) 5 apenas;

d) 2 e 3 apenas;

e) 1 apenas.

questão 3

Do ponto de vista econômico, qual foi o grande legado das Cruzadas para a Europa?

a) fortalecimento das cidades do Norte da Europa, que não participaram das Cruzadas, com a criação da Liga Hanseática.

b) fortalecimento do feudalismo, agora enriquecido com as riquezas obtidas nos saques do Oriente.

c) desenvolvimento de um comércio entre Ocidente e Oriente, maior circulação de moedas, além de contribuir para o desenvolvimento das cidades ocidentais a partir do enfraquecimento do feudalismo.

d) instaurou uma forte crise econômica em razão dos altos gastos realizados pelos reinos ocidentais.

e) contribuiu para o enriquecimento apenas do Reino da Inglaterra, que conquistou e saqueou a cidade de Jerusalém em 1099.

questão 4

As relações entre cristãos e muçulmanos após as Cruzadas foram:

a) abaladas e contribuíram para o crescimento da intolerância religiosa entre as partes.

b) fortalecidas, pois as dissidências foram resolvidas a partir da Quarta Cruzada, em que houve o saque de Constantinopla.

c) mantiveram-se neutras a partir do desenvolvimento do comércio entre as partes.

d) fortaleceram-se a partir da promoção da perseguição aos judeus por cristãos e muçulmanos.

respostas
Questão 1

Letra A

As Cruzadas representaram a crise do sistema feudal, pois, a partir do desenvolvimento do comércio, a rígida estrutura de servidão que caracterizava o feudalismo foi sendo modificada de maneira que muitos camponeses abandonaram a servidão e mudaram-se para as cidades à procura de novas perspectivas e ofícios. Com isso, a estrutura do feudalismo enfraqueceu-se e começou a dar espaço para as características que levaram ao Mercantilismo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

As Cruzadas foram motivadas por interesses religiosos, no sentido de garantir o controle dos cristãos sobre o Santo Sepulcro e todas as regiões consideradas sagradas na Palestina. Além disso, era interesse da Igreja canalizar a crescente violência praticada por nobres europeus para um alvo comum a todos. Na questão econômica, as Cruzadas motivaram aqueles que viam a possibilidade de realizar saques para enriquecer e os nobres sem terras, que poderiam obter terras e riquezas para si próprio.

A mobilização popular para as Cruzadas de fato foi muito grande, o que, inclusive, resultou em movimentos espontâneos, como a Cruzada das Crianças e a Cruzada dos Mendigos. Além disso, a partir das Cruzadas, mas não exclusivamente por causa delas, os laços de servidão que prendiam o camponês à terra começaram a enfraquecer-se, o que contribuiu para o desenvolvimento urbano e comercial.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

As Cruzadas possibilitaram a abertura do comércio no Mar Mediterrâneo, o que contribuiu para o desenvolvimento das cidades italianas. Além disso, possibilitou a chegada de mercadorias de luxo vindas do mercado oriental e fomentou senhores feudais a utilizarem seus excedentes agrícolas como moeda de troca. O desenvolvimento comercial ocorreu com o desenvolvimento urbano e incentivou a utilização da moeda, uma vez que o escambo (troca de mercadorias) já não supria as necessidades do comércio.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

As Cruzadas contribuíram para abalar a relação entre cristãos e muçulmanos e resultou no aumento da intolerância religiosa entre as partes. Uma consequência disso foi a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, que foi o resultado do contra-ataque do Islã ao Cristianismo. Além disso, as Cruzadas aumentaram também as diferenças existentes entre a Igreja Católica Romana, sediada em Roma, e a Igreja Ortodoxa, sediada em Constantinopla.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
loading...
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola