Exercícios sobre as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial se iniciou quando a Alemanha invadiu qual país:
a) Checoslováquia
b) Iugoslávia
c) União Soviética
d) Polônia
e) Áustria
LETRA D
A invasão da Polônia, em 1º de setembro de 1939, foi o estopim que levou ao início da Segunda Guerra Mundial. A invasão alemã gerou uma reação da França e da Inglaterra, que declararam guerra à Alemanha dias depois.
Qual das batalhas abaixo ficou marcada pela participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o batalhão brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial:
a) Desembarque na Sicília
b) Batalha de Creta
c) Batalha de Bari
d) Batalha de Monte Castello
e) Batalha de Monte Cassino
LETRA D
A Batalha de Monte Castello foi travada entre novembro de 1944 e fevereiro de 1945, caracterizando-se pelo confronto de tropas brasileiras e americanas contra forças nazistas que controlavam a região e tentavam impedir o avanço aliado para o norte da Itália.
A maior batalha da história da Segunda Guerra Mundial e da história da humanidade aconteceu em:
a) Kursk
b) Leningrado
c) Berlim
d) Stalingrado
e) Kiev
LETRA D
A Batalha de Stalingrado foi a maior, mais violenta e uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial. Aconteceu na cidade de Stalingrado, às margens do rio Volga, sendo um local estratégico para alemães e soviéticos. Em sete meses de luta, cerca de dois milhões de pessoas morreram, e os nazistas amarguram uma derrota crucial.
Entre a lista de batalhas, qual delas NÃO aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial:
a) Batalha da Normandia
b) Batalha de Midway
c) Batalha de El Alamein
d) Batalha de Somme
e) Dia D
LETRA D
A Batalha de Somme foi uma das principais batalhas que aconteceram na Primeira Guerra Mundial. Essa batalha aconteceu entre julho e novembro de 1916, colocando o exército anglo-francês contra os alemães no noroeste do território francês. Estima-se que cerca de um milhão de pessoas morreram nela.
A cidade soviética que sofreu um cerco dos nazistas de quase 900 dias foi:
a) Stalingrado
b) Leningrado
c) Minsk
d) Moscou
e) Kiev
LETRA B
A cidade de Leningrado foi vítima de um cerco realizado pelas tropas nazistas entre setembro de 1941 e janeiro de 1944. Nos quase 900 dias de cerco, a população da cidade foi privada do acesso a água tratada, energia elétrica e alimento. A falta de alimento levou a população a uma situação de desespero, sendo registrados casos de canibalismo.
No cenário do Pacífico, qual batalha foi considerada o momento da virada dos Estados Unidos na luta contra o Japão:
a) Batalha de Midway
b) Batalha de Okinawa
c) Batalha de Iwo Jima
d) Batalha de Guadalcanal
e) Batalha das Filipinas
LETRA A
A Batalha de Midway aconteceu de 4 a 7 de junho de 1942, sendo marcada como a primeira derrota da marinha japonesa no conflito. O impacto da derrota japonesa foi tão grande que o país nunca se recuperou das perdas que sofreu nessa batalha contra os Estados Unidos.
As cidades japonesas bombardeadas com bombas atômicas pelos Estados Unidos foram:
a) Hiroshima e Nagasaki
b) Kyoto e Nagoia
c) Fukushima e Sapporo
d) Tóquio e Fujioka
e) Osaka e Kobe
LETRA A
As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram os dois alvos que receberam as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em 6 e 9 de agosto de 1945 respectivamente. Milhares de pessoas morreram instantaneamente, e muitas outras morreram por conta das sequelas causadas pela radiação.
O Dia D foi um momento crucial para os Aliados porque permitiu que uma nova frente de batalha fosse aberta contra os alemães. Essa operação militar aconteceu em que local:
a) Normandia
b) Sicília
c) Tunísia
d) Bessarábia
e) Iugoslávia
LETRA A
O Dia D é como ficou conhecida a operação militar responsável por desembarcar tropas aliadas na Normandia, no norte da França. Essa operação aconteceu em 6 de junho de 1944, permitindo o desembarque de 150 mil soldados e sendo responsável pela criação de uma nova frente de guerra contra a Alemanha.
A respeito das consequências da Segunda Guerra Mundial, selecione a alternativa incorreta:
a) divisão da Alemanha em dois países.
b) reformulação do mapa europeu.
c) a criação da ONU.
d) julgamento e condenação de nazistas que cometeram crimes de guerra.
e) realização da Conferência de Paz de Paris.
LETRA E
A Conferência de Paz de Paris não esteve relacionada com a Segunda Guerra Mundial, mas sim com a Primeira Guerra Mundial. Esse evento consolidou a paz no mundo depois desse conflito, e nele foi elaborado o Tratado de Versalhes, famoso tratado de punição da Alemanha após a guerra. Saiba mais sobre essa conferência clicando aqui.
A invasão da União Soviética pelos nazistas foi parte da:
a) Operação Overlord
b) Operação Azul
c) Operação Carne Moída
d) Operação Barbarossa
e) Operação Valquíria
LETRA D
A Operação Barbarossa foi a operação militar que a Alemanha realizou para invadir a União Soviética, sendo deflagrada em junho de 1941. A Alemanha mobilizou cerca de 3,6 milhões de soldados para conquistar o território soviético. O objetivo era destruir o comunismo e se apoderar dos minérios, petróleo e grãos soviéticos.
No continente asiático, a Segunda Guerra Mundial se misturou com os conflitos da:
a) Guerra de Inverno
b) Primeira Guerra Sino-Japonesa
c) Segunda Guerra Sino-Japonesa
d) Guerra da Coreia
e) Guerra da Indochina
LETRA C
A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi um conflito que se estendeu de 1937 a 1945, sendo motivado pelo avanço imperialista japonês sobre o território da China. As batalhas desse conflito se misturaram com a Segunda Guerra Mundial quando o Japão atacou os Estados Unidos, no final de 1941.
A tática de guerra usada pelos alemães no início da Segunda Guerra Mundial e que lhes rendeu importantes vitórias se chamava:
a) Einsatzgruppen
b) Sonderkommando
c) Wehrmacht
d) Blitzkrieg
e) Kriegsmarine
LETRA D
A Blitzkrieg, conhecida como guerra-relâmpago, foi a tática militar inovadora utilizada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Essa tática coordenava ataque de infantaria, aviação e blindados com força e velocidade para abrir as linhas inimigas, isolando as tropas adversárias e forçando sua rendição.