Exercícios sobre as revoltas camponesas medievais
(Unifor-CE) A situação de extrema miséria no campo, em virtude das calamidades naturais, aliada à opressão das obrigações servis, levou os camponeses da Europa medieval a se revoltarem contra a nobreza. Dessas insurreições, as mais significativas foram:
- As Lutas em Poitiers, em 1355, e a Revolta de Brétingny, em 1356.
- A Jacquerie de 1358, na França, e a rebelião dos Lollards, em 1381, na Inglaterra.
- A de Bertrand Duglesclin, em 1364, e a Rebelião dos Armagnacs, em 1380.
- A tomada do forte de Orleans por Joana D’arc, em 1429, e a Rebelião dos Borguinhões, em 1430.
- A conquista de Bordeaux, em 1453, e o conflito com o bispo inglês Thomas Becket.
Letra B. A importância das duas revoltas está ligada ao fato de ter ganhado grande amplitude na França, no caso das Jacqueries; e no caso inglês, por ter representado o começo do fim da servidão no país.
As revoltas camponesas evidenciaram que o mundo feudal não foi um período de harmonia entre senhores e servos como era dito por clérigos medievais. Sobre os motivos que levaram a surgir estes conflitos nos campos europeus, no século XIV, assinale a alternativa incorreta:
- A peste negra diminuiu o número da mão de obra disponível para o trabalho, intensificando a exploração dos que ficaram vivos.
- A diminuição da produção em decorrência da peste negra e fatores climáticos levaram os senhores feudais a ampliarem a quantidade impostos cobrados.
- A diminuição da mão de obra forçou os senhores a ampliarem os entraves para a saída dos servos de suas terras.
- As mudanças climáticas não influenciaram na eclosão dos conflitos.
Letra D. As mudanças climáticas influenciaram a eclosão das revoltas pelo fato de diminuir a quantidade de alimentos produzidos, acarretando aumento de impostos e intensificação do trabalho, além, é claro, de ter causado fome.
As Jacqueries na França, ocorridas no século XIV, convulsionaram o mundo rural do país, caracterizando o pioneirismo francês nas revoltas que iriam ocorrer em quase toda a Europa Ocidental, na Baixa Idade Média. Sobre as Jacqueries, responda:
- Por que essas revoltas foram assim denominadas?
- No contexto de qual guerra elas se inseriram?
- Essas revoltas foram assim denominadas em decorrência da expressão “Jacques bom homme”, que significa Jacques, o simples, um apelido pejorativo dado aos camponeses no período.
- As Jacqueries ocorreram no contexto da Guerra dos Cem Anos, travada entre França e Inglaterra, no período de 1337-1453.
Sobre as revoltas camponesas ocorridas na Europa Ocidental e suas causas, indique a alternativa incorreta:
- A falta de alimentos incitou muitos senhores feudais a promoverem o aumento dos impostos e obrigações a serem cobradas sobre a classe servil, o que os revoltaram.
- No meio urbano, a falta de alimentos não atingiu os trabalhadores livres, já que os eles mantiveram seus salários suportando a existência do mercado consumidor.
- As transformações climáticas ocorridas nessa época tiveram grande importância para a deflagração de várias revoltas camponesas.
- Na década de 1320, revoltas urbanas de jornaleiros belgas marcaram o início da crise que se formara na Europa, o que gerou conflitos em várias regiões do continente.
- A França se transformou no palco das primeiras revoltas camponesas, que ficaram conhecidas como “Jacqueries” ou “Revolta dos Jacques”.
Letra B. As causas que levaram à eclosão das revoltas, como a falta de alimentos, atingiram também os trabalhadores livres, que não tinham onde encontrar alimentos para suprir suas necessidades.