Exercícios sobre o Carnaval na Idade Moderna
Durante a Idade Moderna, o Carnaval era realizado em diversas regiões da Europa, sobretudo no sul do continente. Era um período marcado pelo consumo de grandes quantidades de carne e bebidas alcoólicas, além de inúmeras brincadeiras e jogos. Uma das práticas mais comuns desse período era uma forma de zombaria conhecida como:
a) Cocanha.
b) Abbaye des Conards.
c) Charivari.
d) Festa dos Bobos.
e) Hölle.
LETRA C
O Charivari também era conhecido como asouade e skimmington ride e era um ritual de justiça popular que acontecia em diversas épocas do ano, mas, principalmente, durante o Carnaval. Geralmente, a pessoa vítima do Charivari era colocada montada de costas em um burro e para desfilar pela cidade. Indivíduos que quebravam as normas da comunidade, como mulheres que casavam grávidas e homens que eram traídos, costumavam ser vítimas desse ritual.
Entre as práticas listadas abaixo, selecione aquela que NÃO era realizada durante o Carnaval na Idade Moderna.
a) Malhação de Judas
b) Corrida de judeus
c) Desfile de carros alegóricos
d) Apedrejamento de gatos
e) Execução de criminosos
LETRA A
A malhação de Judas era uma prática muito comum, principalmente, na Península Ibérica, mas era realizada comumente durante a Páscoa, e não durante o Carnaval. Já a corrida de judeus, o desfile de carros alegóricos, o apedrejamento de gatos e a execução de criminosos eram todas práticas comuns e realizadas durante o Carnaval.
Dentro da visão de mundo das pessoas que habitavam a Europa durante a Idade Moderna, o Carnaval era enxergado da mesma forma, embora de maneira passageira, que em uma terra mitológica na qual a comida era abundante e o sexo obtido facilmente. Estamos nos referindo a:
a) Cocanha.
b) Jardim do Éden.
c) Campos Elísios.
d) El dorado.
e) Valhala.
LETRA A
Essa utopia presente na mentalidade das pessoas da Idade Moderna era a Cocanha, uma terra mitológica onde as pessoas acreditavam que não existia trabalho, a comida era abundante para todos, e o sexo era obtido com facilidade. Os europeus do período acreditavam que na Cocanha todos permaneciam jovens para sempre.
Em determinado momento da Idade Moderna, as festas carnavalescas, como um todo, começaram a ser perseguidas, e as autoridades da época começaram a proibir a realização de festas públicas em muitos locais da Europa. Essa repressão ao Carnaval esteve relacionada:
a) ao Renascimento.
b) ao Iluminismo.
c) à Reforma Religiosa.
d) à Inquisição.
e) à Peste Negra.
LETRA C
A proibição e perseguição às festas populares estão relacionadas diretamente com a Reforma Religiosa. O surgimento do Protestantismo, no século XVI, causou uma série de conflitos religiosos, e a proibição das festas populares era uma forma de reduzir os distúrbios causados pelas diferenças religiosas. O surgimento do puritanismo também foi um dos motivos que ocasionaram a perseguição ao Carnaval.