Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Carnaval na Idade Moderna

Exercícios de História

Faça estes exercícios a respeito do Carnaval na Idade Moderna para testar seus conhecimentos sobre uma das comemorações mais tradicionais da humanidade. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Durante a Idade Moderna, o Carnaval era realizado em diversas regiões da Europa, sobretudo no sul do continente. Era um período marcado pelo consumo de grandes quantidades de carne e bebidas alcoólicas, além de inúmeras brincadeiras e jogos. Uma das práticas mais comuns desse período era uma forma de zombaria conhecida como:

a) Cocanha.

b) Abbaye des Conards.

c) Charivari.

d) Festa dos Bobos.

e) Hölle.

questão 2

Entre as práticas listadas abaixo, selecione aquela que NÃO era realizada durante o Carnaval na Idade Moderna.

a) Malhação de Judas

b) Corrida de judeus

c) Desfile de carros alegóricos

d) Apedrejamento de gatos

e) Execução de criminosos

questão 3

Dentro da visão de mundo das pessoas que habitavam a Europa durante a Idade Moderna, o Carnaval era enxergado da mesma forma, embora de maneira passageira, que em uma terra mitológica na qual a comida era abundante e o sexo obtido facilmente. Estamos nos referindo a:

a) Cocanha.

b) Jardim do Éden.

c) Campos Elísios.

d) El dorado.

e) Valhala.

questão 4

Em determinado momento da Idade Moderna, as festas carnavalescas, como um todo, começaram a ser perseguidas, e as autoridades da época começaram a proibir a realização de festas públicas em muitos locais da Europa. Essa repressão ao Carnaval esteve relacionada:

a) ao Renascimento.

b) ao Iluminismo.

c) à Reforma Religiosa.

d) à Inquisição.

e) à Peste Negra.

respostas
Questão 1

LETRA C

O Charivari também era conhecido como asouade e skimmington ride e era um ritual de justiça popular que acontecia em diversas épocas do ano, mas, principalmente, durante o Carnaval. Geralmente, a pessoa vítima do Charivari era colocada montada de costas em um burro e para desfilar pela cidade. Indivíduos que quebravam as normas da comunidade, como mulheres que casavam grávidas e homens que eram traídos, costumavam ser vítimas desse ritual.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

A malhação de Judas era uma prática muito comum, principalmente, na Península Ibérica, mas era realizada comumente durante a Páscoa, e não durante o Carnaval. Já a corrida de judeus, o desfile de carros alegóricos, o apedrejamento de gatos e a execução de criminosos eram todas práticas comuns e realizadas durante o Carnaval.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

Essa utopia presente na mentalidade das pessoas da Idade Moderna era a Cocanha, uma terra mitológica onde as pessoas acreditavam que não existia trabalho, a comida era abundante para todos, e o sexo era obtido com facilidade. Os europeus do período acreditavam que na Cocanha todos permaneciam jovens para sempre.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

A proibição e perseguição às festas populares estão relacionadas diretamente com a Reforma Religiosa. O surgimento do Protestantismo, no século XVI, causou uma série de conflitos religiosos, e a proibição das festas populares era uma forma de reduzir os distúrbios causados pelas diferenças religiosas. O surgimento do puritanismo também foi um dos motivos que ocasionaram a perseguição ao Carnaval.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola