Exercícios sobre o Cartismo
(Mossoró - RN) O Movimento Cartista, na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, tinha entre seus objetivos a:
a) limitação dos direitos reais por um parlamento livre.
b) eliminação da monarquia, com a organização de uma república.
c) promoção da unificação das nações numa comunidade britânica.
d) obtenção do voto secreto e o sufrágio universal masculino.
e) adoção de uma constituição escrita que limitasse o poder real.
letra d. O objetivo do Movimento Cartista era obter direitos de participação política por toda a população, principalmente os trabalhadores que não tinham direitos políticos à época.
O Movimento Cartista foi uma ação de trabalhadores reivindicando várias melhorias em suas condições de vida e na participação política. Em qual país ele ocorreu e em quais décadas do século XIX?
a) França, nas décadas de 1860 e 1870.
b) Bélgica, nas décadas de 1810 e 1820.
c) Inglaterra, nas décadas de 1830 e 1840.
d) Itália, nas décadas de 1830 e 1840.
e) Alemanha, nas décadas de 1850 e 1860.
letra c.O Movimento Cartista ocorreu na Inglaterra nas décadas de 1830 e 1840, pela aceitação das reivindicações elaboradas na Carta do Povo, um documento político que representou o amadurecimento social da classe operária inglesa.
Explique sucintamente o contexto social dos trabalhadores ingleses que motivaram a elaboração da Carta do povo.
O contexto social vivido pelos trabalhadores ingleses era o da Revolução Industrial, caracterizado pelo crescimento desordenado das cidades e por vários problemas habitacionais e sanitários nestes ambientes. As jornadas de trabalho eram longas, podendo ser de dezoito horas por dia para os homens. Além disso, os salários eram baixos; mulheres e crianças chegavam a receber um terço do salário dos homens. Tudo isso, somado à falta de participação política pelos trabalhadores nas instituições do Estado inglês, levou à formação do movimento político cartista.
O movimento político dos trabalhadores ingleses em torno do documento denominado “Carta do Povo” teve como principais lideranças:
a) Feargus O’Connor e William Lovett.
b) Thomas Paine.
c) Willian Gladstone.
d) Robert Owen.
letra a. Os demais nomes fazem parte da história inglesa, mas não se ligam diretamente ao movimento cartista. Owen e Paine buscaram influenciar o movimento operário inglês, mas em outras circunstâncias. Gladstone foi primeiro-ministro inglês na segunda metade do século XIX.