Exercícios sobre Cercamentos e Revolução Industrial Inglesa
Para que ocorresse a Revolução Industrial na Inglaterra (e não em outro país), muitos fatores de ordem política, econômica e social tiveram que ocorrer. Entre esses fatores, podemos apontar:
a) os cercamentos dos campos e a migração em massa dos camponeses para os centros urbanos.
b) a mecanização da agricultura e permanência dos camponeses em suas terras de origem.
c) a socialização dos meios de produção na zona rual inglesa.
d) a queda do regime parlamentarista britânico.
e) a migração em massa dos trabalhadores urbanos para o meio rural.
Letra A
Um dos efeitos da lei dos cercamentos na Inglaterra foi a mobilização de uma grande massa de camponeses em direção aos centros industriais. Isso acabou por formar o contingente de pessoas que se transformaria na classe operária inglesa, que foi decisiva para o desenvolvimento da indústria.
(Cesgranrio) A consolidação do processo de industrialização na Inglaterra, ocorrida na primeira metade do século XIX, relaciona-se corretamente com a (o):
a) extinção do processo de cercamento dos campos ("enclousures").
b) supremacia da ideologia liberal.
c) fortalecimento da produção através das corporações de ofício.
d) surgimento do capitalismo financeiro e oligopolista.
e) êxodo da mão de obra especializada das cidades para o campo.
Letra B
Com o avanço das transformações tecnológicas provocado pela Revolução industrial, a organização do sistema capitalista precisou de uma legitimação no plano teórico. O nascimento da moderna ciência econômica e, com ela, do liberalismo foi um alicerce teórico para compreender e legitimar o advento da industrialização.
Leia o texto:
“A promulgação da lei dos cercamentos em 1710, pelo Parlamento inglês, estabeleceu-se como uma das primeiras formas de exclusão no campo propiciadas pelo Estado, durante o século XVI. Os camponeses que viviam dos arrendamentos se viram obrigados a trabalhar por salários miseráveis nas terras dos senhores ou migrarem para as cidades.” (OLIVEIRA, Renata Sibéria de; SANTOS, Josefa de Lisboa. Da Natureza do estado ao estatuto de estado provedor: lógica da reprodução do espaço agrário no Brasil. Revista GEONORDESTE, São Cristóvão (SE) Ano XXII, n.1, p. 193).
Partindo das informações do texto acima, podemos afirmar que a promulgação da lei dos cercamentos na Inglaterra do início do século XVIII:
a) viabilizou a compra de terras por parte dos camponeses pobres.
b) pressionou os camponeses a migrarem para os centros urbanos, onde a indústria se desenvolvia.
c) inviabilizou o desenvolvimento da indústria.
d) atraiu para o campo as pessoas que moravam nas cidades.
e) provocou o descrédito do Parlamento Inglês junto à população.
Letra B
Os cercamentos contribuíram para o êxodo rural inglês, já que as populações de menos posses e riquezas não conseguiam mais manter seus negócios no campo e concorrer com a modernização agrícola dos grandes proprietários.
A lei do Cercamentos aumentou a produtividade agrícola nos campos. Esse fator contribuiu decisivamente para:
a) a escassez de alimentos em toda a Europa.
b) a escassez de mão de obra nas cidades.
c) uma crise de superprodução alimentícia.
d) o abastecimento da população urbana.
e) inviabilidade do escoamento dos grãos.
Letra D
A modernização agrícola na Inglaterra, viabilizada pela lei dos Cercamentos, proporcionou um grande aumento da produção de grãos e de outros produtos. Essa ampliação produtiva foi decisiva para suprir as necessidades de alimentos da população urbana crescente (sobretudo nas zonas industrias).