Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Civilização Cretense

Exercícios de História

Avalie os seus conhecimentos a respeito de uma das principais civilizações que habitaram a Grécia em uma época anterior ao período clássico: os cretenses (ou minoicos). Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A civilização cretense desenvolveu-se na ilha de Creta em algum momento entre 3000 a.C. e 2000 a.C. e existiu até por volta de 1400 a.C., quando foram absorvidos pelos micênicos. A existência dessa civilização está concentrada em qual período da história da Grécia Antiga:

a) Pré-Homérico

b) Homérico

c) Arcaico

d) Clássico

e) Helenístico

questão 2

Os cretenses ficaram marcados por terem desenvolvido uma escrita única, conhecida como:

a) cuneiforme

b) demótico

c) Linear A

d) Linear B

e) Hangul

questão 3

Por volta de 1.400 a.C., os historiadores precisam que os cretenses foram absorvidos por uma civilização que habitava a região da Grécia: os micênicos. Quais fatores levantados pelos historiadores explicam o declínio dos cretenses?

a) A derrota dos hititas na Guerra de Troia, que encerrou o importante comércio que abastecia Creta.

b) Desastres naturais em sequência somados à chegada de um povo militarmente superior.

c) Uma guerra contra os hititas que levou à conquista de Cnossos.

d) Mudanças climáticas promovidas pelo estilo de vida predatório dos cretenses.

e) Os historiadores não possuem evidências para justificar o enfraquecimento dos cretenses.

questão 4

Os cretenses ficaram muito conhecidos pela grande frota marítima que possuíam, a qual era responsável por comercializar produtos de diferentes povos do Mar Egeu. Com base nessa informação, indique qual era o sistema político dos cretenses.

a) autocracia

b) teocracia

c) democracia

d) talassocracia

e) fisiocracia

respostas
Questão 1

LETRA A

O período de existência dos cretenses, na periodização feita pelos historiadores, encaixa-se no que ficou conhecido como Pré-Homérico. Esse período abrangeu até, aproximadamente, o ano 1000 a.C. e englobou outros povos além dos cretenses, como os micênicos.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

A forma de escrita desenvolvida pelos cretenses foi nomeada pelos linguistas de Linear A e foi descoberta quando os indícios arqueológicos da civilização cretense foram encontrados. É uma forma de escrita baseada em hieróglifos e possui uma linguagem classificada como pré-grega. Até hoje os especialistas não conseguiram decifrar essa forma de escrita.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

Os motivos que explicam a decadência dos cretenses são incertos, mas, em geral, os historiadores apontam que desastres naturais, como terremotos e erupções vulcânicas, enfraqueceram o estilo de vida dos cretenses e tornaram-nos vulneráveis à conquista por outros povos. Durante esse processo, acabaram sendo culturalmente absorvidos pelos micênicos, um povo militarmente superior.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima. No caso dos cretenses, todo o poder de Cnossos, principal cidade da ilha, estava baseado na hegemonia do Mar Egeu, que era exercida pela frota cretense. Os fenícios foram outro povo da Antiguidade que baseou o seu poder na talassocracia.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola