Exercícios sobre a civilização hebraica
(PUC-SP) Diáspora é o termo que designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995, talvez, seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm sido realizados pelos seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional – o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro-ministro de Israel. O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:
- os egípcios e os iranianos.
- os romanos e os palestinos.
- os palestinos e os egípcios
- os romanos e os iranianos
- os egípcios e os palestinos.
Letra B. Expulsos da Palestina pelos romanos, os judeus ficaram dispersos por várias regiões do mundo até o início do século XX, quando o movimento sionista iniciou a campanha para reconquistar a região palestina, palco de intensos conflitos militares até os dias atuais.
A história da civilização hebraica é marcada por diversos movimentos migratórios, bem como por conflitos internos e externos ao seu próprio povo na região do Oriente Médio. A partir de seus conhecimentos sobre a história dos hebreus, indique a alternativa que relaciona corretamente as afirmativas abaixo com os eventos apresentados:
- Saída gloriosa dos hebreus do Egito, guiados por Moisés.
- Dispersão do povo hebreu provocada pelos romanos.
- Divisão das tribos hebraicas em dois reinos: Israel e Judá.
- Movimento feito pelos judeus espalhados pelo mundo inteiro para a volta à Terra Prometida.
- Diáspora – Êxodo – Cisma – Sionismo.
- Êxodo – Diáspora – Cisma – Sionismo.
- Cisma – Diáspora – Êxodo – Sionismo.
- Êxodo – Cisma – Diáspora – Sionismo.
Letra B.
A organização política da civilização hebraica entrou em declínio a partir do século X, quando profundas crises e invasões assolaram os territórios hebreus. Tal situação ocorreu após a morte de qual rei hebreu, no ano de 935 a.C.?
- Davi
- Saul
- Jeroboão.
- Salomão.
- Roboão.
Letra D. Durante o reinado de Salomão, o reino hebreu conheceu seu apogeu de riqueza e fartura. Porém, após sua morte, as lutas internas formaram dois reinos, o de Judá e o de Israel.
Os judeus foram dominados por diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina, no Oriente Médio. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um povo que dominou os judeus:
- Fenícios.
- Macedônios.
- Romanos.
- Assírios.
- Babilônios.
Letra A. Apesar de conviverem em áreas próximas, os fenícios não dominaram os hebreus.
Analise as afirmativas abaixo:
I - A crise política atingiu seu auge em 935 a.C., momento em que o rei Salomão faleceu, situação que causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados: o Reino de Judá e o Reino de Israel.
II - No século I a.C., os romanos dominaram os judeus depois de subjugar os territórios anteriormente controlados pelos macedônicos.
III - O conhecido Cativeiro Babilônico, que durou meio século, foi interrompido quando o rei persa Ciro I conquistou a Babilônia e libertou os judeus.
IV - Os intensos conflitos entre judeus e romanos resultaram na violenta destruição da cidade de Jerusalém no ano de 70 d. C. Depois de destruírem a capital judaica, o povo judeu foi proibido de retornar à Palestina, no episódio conhecido como Diáspora.
Indique a alternativa correta:
- Nenhuma das afirmativas é correta.
- Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
- Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
- Todas as alternativas estão corretas.
- Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
Letra D.