Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Conferência de Berlim

Exercícios de História

Avalie seus conhecimentos a partir destes exercícios sobre a Conferência de Berlim, organizada pelos alemães entre 1884 e 1885 para debater a partilha da África. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Conferência de Berlim foi organizada por qual governante?

a) Leopoldo II

b) Leopoldo I

c) Otto von Bismarck

d) Luís I de Portugal

e) Chester A. Arthur

questão 2

Quando as negociações na Conferência de Berlim foram iniciadas, foi proposto por uma das delegações o “mapa cor-de-rosa”. Selecione a alternativa que explica, corretamente, do que isso se tratava:

a) Tratava-se da criação de um domínio para os portugueses que unificasse os territórios de Angola e Moçambique.

b) Tratava-se da criação de um reino para os belgas que incorporasse os territórios do Congo e os territórios correspondentes à Tanzânia.

c) Tratava-se da concessão de todas as ilhas que circundam a África aos franceses.

d) Tratava-se da reformulação das divisas territoriais do Congo como forma de atender às exigências britânicas.

e) Tratava-se da divisão do Egito entre britânicos e franceses.

questão 3

O impulso neocolonialista no continente africano foi iniciado quando o Congo, região localizada na África Central, despertou o interesse de alguma nação europeia. Essa nação dominou o Congo durante décadas e exerceu um dos domínios mais cruéis durante o ciclo do neocolonialismo. Estamos fazendo referência a qual país?

a) Alemanha

b) França

c) Inglaterra

d) Bélgica

e) Portugal

questão 4

A Conferência de Berlim foi organizada entre 1884 e 1885 pelo chanceler alemão Otto von Bismarck e reuniu representantes de 14 nações. Qual era o objetivo central tratado na Conferência de Berlim?

a) Encontrar soluções para a crise que afetava o capitalismo internacional desde 1873.

b) Negociar saídas para pôr fim à Guerra dos Bôeres.

c) Encontrar soluções para a crise que despontava na Colômbia por conta do movimento de independência do Panamá.

d) Debater e negociar questões relativas à ocupação do continente africano.

e) Negociar um fim à guerra fiscal que ingleses e franceses impuseram a italianos e alemães por conta de seus movimentos de unificação.

respostas
Questão 1

LETRA C

A Conferência de Berlim foi organizada entre 1884 e 1885 sob a responsabilidade do chanceler alemão Otto von Bismarck. A conferência foi organizado pelos alemães a partir do incentivo de britânicos e portugueses.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

O “mapa cor-de-rosa” foi uma proposta apresentada pelos portugueses durante a Conferência de Berlim. Tinha como objetivo unificar dois territórios sob domínio dos portugueses na África: Angola e Moçambique. Os ingleses, no entanto, não aceitaram essa reivindicação portuguesa, e Portugal abandonou a proposta por falta de apoio.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

O ímpeto neocolonialista dos europeus no continente africano aconteceu a partir do interesse dos belgas de ocupar a região do Congo, localizada na África Central. O interesse foi manifestado pelo rei Leopoldo I e logo foi transmitido para seu filho e sucessor, Leopoldo II. O domínio belga no Congo resultou na morte de milhões de pessoas.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

A Conferência de Berlim tinha como objetivo central organizar a ocupação do continente africano e debater questões que estivessem envolvidas nesse processo, como a delimitação de fronteiras e os direitos de navegação em diversos rios.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola