Exercícios sobre a Contrarreforma
(UnB) A Reforma Protestante rompeu com a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito, julgue os itens adiante.
a) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.
b) A ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.
d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical, e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono de censura.
Apenas a letra “d” é falsa. Ao observar a ascensão de novas Igrejas, os líderes católicos decidiram reafirmar todas as bases fundamentais de sua fé, destacando o poder de mando do papa, o combate às publicações que contrariassem os valores pregados pela Igreja e a perseguição de todos os cristãos que fossem acusados de seguir algum movimento de natureza herética.
A Igreja Católica, motivada pela Reforma Protestante e por críticas do próprio clero à degradação espiritual dos católicos, tomou a decisão de reunir as mais altas autoridades da Igreja na cidade de Trento, na Itália, para definir uma posição em relação ao Cisma Protestante.
a) Caracterize o Concílio de Trento.
b) Cite cinco decisões estabelecidas no Concílio de Trento.
GABARITO A: O Concílio de Trento foi uma reunião que congregou os mais importantes dirigentes da Igreja Católica para discutir as medidas a serem tomadas com relação ao surgimento do movimento protestante. Por meio das decisões ali tomadas, os clérigos católicos buscaram assegurar os seus fiéis e determinar medidas que promovessem a expansão do catolicismo pelo mundo.
GABARITO B: Entre outras ações tomadas podemos destacar: a reafirmação da infalibilidade papal, a manutenção do celibato clerical, o respeito à hierarquia que organizava a Igreja, a manutenção de todos os sacramentos e a confirmação da transubstanciação.
(FUVEST - SP) Em 1571 a Igreja Católica criou a Congregação do Índex.
a) Que era Índex?
b) Quais as implicações históricas de sua instituição?
GABARITO A: Consistia em uma lista de livros que eram proibidos a todos os praticantes do catolicismo. Entre as obras conhecidas que figuravam essa lista, podemos destacar “Decameron” de Boccaccio, o “Livro de La oración” do frei Luís de Granada e o “Elogio da Loucura” de Erasmo de Roterdam.
GABARITO B: Do ponto de vista histórico, a imposição do Index motivou a queima de várias obras em praça pública, a perseguição de pessoas acusadas de lerem obras proibidas e o empecilho na disseminação de alguns livros e autores.
(PUC - MG) Diante do avanço do protestantismo, o papa Paulo III convoca o XVIII Concílio Ecumênico da Igreja Católica, reunido em Trento, na Itália, a partir de 1545, apresentando como resultados, exceto:
a) o reconhecimento do batismo e do casamento como únicos sacramentos válidos.
b) a instituição dos seminários destinados à formação dos clérigos.
c) o fortalecimento da autoridade pontifical através da infalibilidade do Papa.
d) a adoção do latim como língua litúrgica oficial da Igreja Católica.
e) a determinação do celibato clerical e o combate aos movimentos heréticos.
Letra A. Durante o Concílio de Trento todas as liturgias relacionadas ao cristianismo católico foram reafirmadas. Dessa forma, o batismo e o casamento foram validados junto a todos os outros sacramentos já realizados pelas autoridades religiosas do catolicismo romano.