Exercícios sobre a Crise do século XIV
(Fatec-SP) A dissolução do feudalismo foi apressada, no final da Idade Média, por uma sucessão de acontecimentos que geraram a chamada “crise do século XIV”. Entre esses acontecimentos, é correto citar:
- Epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente da falta de estruturas das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.
- Grande Fome, manifestada neste século, devido ao grande número de pragas que destruíram as plantações.
- Guerra dos Cem Anos, envolvendo, de um lado, França e Espanha, e, de outro, Inglaterra e Portugal, e que gerou inúmeras mortes.
- Revolta dos Camponeses; estes, sem ter o que comer, abandonaram os campos e causaram muitas mortes nas cidades.
- Epidemias, como a Peste Bubônica, que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa.
Letra E. As demais estão incorretas pelos seguintes motivos: a) o problema a ser combatido não era o aumento populacional, mas sim a inexistência de infraestrutura sanitária, o que contribuiu para a disseminação de doenças; b) os motivos seriam mais climáticos que em decorrência de pragas; c) envolveu apenas França e Inglaterra; d) os camponeses revoltosos não abandonaram o campo.
(Uerj) “Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, cuja beleza supera a de qualquer outra da Itália, sobreveio a mortífera pestilência.”
BOCCACIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Círculo do livro, 1991.
No século XIV, a Europa conheceu uma crise, marcada pela tríade “guerra, peste e fome”. No entanto, esta crise possibilitou condições para inúmeras transformações.
Como exemplo dessas transformações, ocorridas a partir do século XV, podemos citar:
- aumento da densidade demográfica, determinando o crescimento da produção de alimentos.
- reforço dos laços de servidão, provocando a migração de habitantes das cidades para o campo.
- início do processo de expansão marítima, fortalecendo as monarquias em processo de centralização.
- reabertura do mar Mediterrâneo, promovendo o crescimento de relações econômicas mais dinâmicas.
Letra C. A expansão marítima fortaleceu-se após o século XV, garantindo novas fontes de riqueza às monarquias em formação.
A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são:
- Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome.
- Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra.
- Grande Fome, Cruzadas e Peste Negra.
- Peste negra, revoltas camponesas e Grande Fome.
- Guerra dos Cem Anos, Cruzadas e abertura do Mediterrâneo.
Letra D. Os principais eventos que caracterizaram a crise do século XIV são mesmo os três, conhecidos ainda como a tríade “guerra, fome e peste”.
Sobre a Crise do século XIV, é incorreto afirmar:
- que em regiões da Bélgica, França e Inglaterra, os camponeses envolveram-se em grandes revoltas que ficaram conhecidas pelo nome de “jacqueries”.
- que as últimas décadas do período medieval foram marcadas por guerras, centralização do poder político e reorganização das atividades econômicas.
- que temendo a escassez de alimentos – o que de fato aconteceu –, vários nobres facilitaram a saída dos servos de suas propriedades, pretendendo trocá-los por trabalhadores assalariados.
- em pouco tempo, milhares de europeus foram dizimados por uma terrível epidemia que se alastrou graças às péssimas condições de higiene daquela época.
Letra C. A preocupação com a diminuição da produção agrícola levou os senhores de terras a impedirem a saída dos servos para que pudessem trabalhar nas lavouras.
Observe a imagem abaixo:
Triunfo da Morte, de Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569).*
O nome da tela é Triunfo da Morte e ela foi feita por Pieter Bruegel, em 1562. Na tela, é possível perceber como um dos eventos relacionados à chamada Crise do século XIV marcou o imaginário da época. Qual era o evento retratado na tela?
- Grande Fome.
- Guerra dos Cem Anos.
- Revoltas Camponesas.
- Peste Negra.
*Crédito da Imagem: Museu do Prado.
Letra D. A tela busca retratar a Peste Negra e como a morte se alastrou pela sociedade europeia da época. É possível perceber a morte, representada por esqueletos, arrastando inúmeras pessoas e cadáveres, além do desespero da fuga de inúmeras dessas pessoas.