Exercícios sobre o Despotismo Esclarecido
Explique como podemos reconhecer um governo despótico.
O despotismo pode ser observado em todo e qualquer governo em que uma pessoa ou grupo possui um amplo poder político em suas mãos. Em geral, os governos despóticos vão contra a liberdade de opinião da população geral e impõe leis sem que para isso ocorra nenhum tipo de votação ou consulta de outra instituição política qualquer.
O que é o despotismo esclarecido?
O despotismo esclarecido é uma experiência política que surgiu na Europa do século XVIII. Nessa época, visando aprimorar e fortalecer os seus poderes, os déspotas se utilizaram dos princípios de alguns pensadores iluministas para aprimorar o desenvolvimento da economia nacional e a funcionalidade das instituições políticas. Dessa forma, várias monarquias europeias modernizaram seus sistemas de arrecadação e privilegiaram o emprego de homens instruídos para ocupação de cargos estratégicos.
Sob qual aspecto as monarquias absolutas não se influenciavam pelo iluminismo?
Apesar de vários reis da Europa terem adotado alguns valores do iluminismo, observamos que todos refutavam as ideias políticas que criticavam o poder real. Para vários iluministas, o governo controlado por um rei não agregava as condições necessárias para o desenvolvimento de um regime político fundamentado na igualdade e liberdade dos cidadãos.
Cite o nome de alguns reis considerados déspotas esclarecidos.
Entre outros déspotas esclarecidos podemos citar Catarina II (Rússia), Frederico II (Prússia) e Dom José II (Áustria).
Sobre o despotismo esclarecido no Brasil, responda:
a) Quem foi o Marquês de Pombal?
b) Quais suas principais ações tomadas em relação ao espaço colonial brasileiro?
a) Marquês de Pombal foi um ministro do rei português Dom José I que tomou medidas que visavam sanar os gastos do Estado lusitano e ampliar a arrecadação do governo com a exploração colonial.
b) Entre outras medidas, o Marquês de Pombal reforçou os mecanismos de fiscalização que controlavam a arrecadação de impostos no Brasil; impôs a expulsão dos jesuítas por conta de seus vários confrontos juntos aos colonizadores; e determinou que os judeus não fossem mais reconhecidos pela alcunha de cristãos novos.