Topo
pesquisar

Exercícios sobre a dinastia Rurik

Exercícios de História

Com estes exercícios você pode avaliar seus conhecimentos sobre a história da dinastia Rurik, que governou parte da Rússia durante séculos. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

No decorrer da história monárquica da Rússia, existiram duas monarquias que governaram aquela região do século IX ao início do século XX. Essas duas dinastias eram:

a) Rurik e Novgorod

b) Rurik e Vladimir

c) Rurik e Olgovich

d) Rurik e Romanov

e) Rurik e Tsadorovich

questão 2

A dinastia Rurik teve início quando Rurik assumiu o poder em Novgorod, no século IX, e sua descendência dominou aquela região correspondente à Rússia até o final do século XVI. O término da dinastia Rurik deu início à/ao:

a) Dinastia Romanov

b) Autocracia de Ivan, o Terrível

c) Tempo das Dificuldades

d) Guerra Patriótica

e) Invasão lituana de Moscou

questão 3

O domínio dos Rurik sobre o território que corresponde à atual Rússia esteve ameaçado durante um período de mais de duzentos anos por conta de uma invasão estrangeira que subjugou os russos. Estamos falando dos:

a) Tártaros

b) Mongóis

c) Búlgaros do Volga

d) Lituanos

e) Poloneses

questão 4

O poder dos Rurik sobre a região da Rússia esteve diretamente associado com o surgimento e desenvolvimento de um reino que existiu até 1240, quando então foram conquistados por Batu Khan. Estamos falando do/da:

a) Grão-Ducado de Moscou

b) Rus Kievana

c) Canato da Horda Dourada

d) Canato de Kazan

e) Grão-Ducado da Lituânia

respostas
Questão 1

LETRA D

As duas dinastias que governaram os territórios correspondentes à Rússia no período citado (século IX ao começo do século XX) foram os Rurik e os Romanov. A dinastia Rurik começou em meados do século IX, quando assumiu o trono de Novgorod. Já os Romanov comandaram a partir de 1613, quando Miguel I assumiu o trono moscovita, colocando fim ao Tempo das Dificuldades. O domínio dos Romanov estendeu-se até 1917, quando foram destituídos do poder durante a Revolução Russa.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

O fim da dinastia Rurik aconteceu em 1598, quando Teodoro I faleceu e deixou o trono russo sem herdeiros. Isso iniciou um período de disputas dinásticas que coincidiram com uma grande fome que se espalhou pela Rússia. Como consequência dessas disputas, a Rússia foi invadida por poloneses e suecos, o que ampliou as atribulações da época. Conhecido como Tempo das Dificuldades, esse período encerrou-se com a ascensão de Miguel I ao trono russo, o que deu início à dinastia Romanov.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

Os mongóis invadiram a região dominada pelos Rurik a partir de 1237, concluindo esse processo de conquista em 1240. A conquista foi empreendida por Batu Khan e deu início ao período de existência do Canato da Horda Dourada. Os mongóis obrigavam os governantes russos a pagar pesados impostos. Esse domínio se estendeu até 1480, quando os mongóis foram definitivamente expulsos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

O crescimento do poder dos Rurik esteve diretamente ligado ao desenvolvimento da Rus Kievana. Esse reino surgiu gradativamente, a partir do momento em que Rurik assumiu o trono de Novgorod. O centro de poder foi transmitido para Kiev pelos descendentes de Rurik. A Rus Kievana é considerada o embrião que possibilitou o surgimento da Rússia enquanto nação. Esse reino, em seu auge, manteve controle sobre considerável área territorial, incluindo contatos comerciais intensos com os bizantinos e outros povos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola