Exercícios sobre Esparta
Esparta era uma grande cidade da Antiguidade, estando localizada em qual local:
a) Grécia
b) Egito
c) Suméria
d) Germânia
e) Assíria
LETRA A
A cidade de Esparta era uma das mais poderosas cidades-estado que existiam na Grécia durante a Antiguidade.
A cidade de Esparta ficou marcada por ser uma pólis:
a) democrática
b) aristocrática
c) burocrática
d) autocrática
e) nenhuma das alternativas acima
LETRA B
A cidade de Esparta era uma pólis aristocrática porque apenas a aristocracia formada pelos esparciatas é que participava da política local. Sendo assim, era um sistema político excludente que privilegiava os ricos.
Durante a Guerra do Peloponeso, Esparta estava disputando a hegemonia da Grécia contra qual cidade:
a) Corinto
b) Tebas
c) Cartago
d) Atenas
e) Éfeso
LETRA D
A Guerra do Peloponeso foi um conflito travado por Atenas e Esparta, cada qual apoiada por seus aliados, entre os anos de 431 a.C. e 404 a.C. Esse conflito foi iniciado por interferências de Atenas em assuntos de duas cidades aliadas dos espartanos e foi concluído com a derrota da cidade de Atenas e a imposição da hegemonia espartana na Grécia.
Os historiadores apontam que a cidade de Esparta foi fundada pelos:
a) cretenses
b) eólios
c) jônios
d) micênicos
e) dórios
LETRA E
Os historiadores apontam que a cidade de Esparta foi fundada pelos dórios na Grécia em algum momento do século X a.C. Os dórios foram um povo indo-europeu que chegou à região por volta de 1200 a.C.
Classe social dos servos de Esparta que sofria com a constante violência da aristocracia espartana:
a) periecos
b) esparciatas
c) hilotas
d) metecos
e) eupátridas
LETRA C
Os hilotas eram a classe mais numerosa da sociedade espartana e também a mais explorada. Eram os servos e trabalhavam nas terras que pertenciam à aristocracia espartana. Eram frequentemente aterrorizados pelos esparciatas e vítimas de assassinatos como forma de serem mantidos sob controle.
A política espartana era formada por três instituições, cada qual cumprindo um papel. A assembleia que reunia os esparciatas com mais de 30 anos, e que eram responsáveis pelas decisões da cidade, era conhecida como:
a) Apela
b) Gerúsia
c) Conselho dos Éforos
d) Ágora
e) Partenon
LETRA A
A Apela era a assembleia da cidade de Esparta e reunia os esparciatas, os únicos que poderiam participar. Os esparciatas eram homens com mais de 30 anos de idade que haviam passado pelo treinamento militar.
Os esparciatas eram a aristocracia espartana, sendo aqueles que detinham as terras, a riqueza e o poderio político. Os membros dessa classe referiam a si mesmos como homoioi, termo do grego que significa:
a) soberanos
b) superiores
c) dominadores
d) iguais
e) escolhidos
LETRA D
Os esparciatas chamavam a si mesmos de homoioi, termo que significa “iguais” e que transparece a ideia de que eles consideravam apenas os membros da sua classe como seus pares e dignos dos direitos que possuíam.
A Carneia era um importante festival religioso de Esparta realizado em homenagem a que divindade:
a) Ares
b) Apolo
c) Zeus
d) Hades
e) Atena
LETRA B
A Carneia era um festival religioso realizado em Esparta e em outras cidades de origem dória. Tinha duração de nove dias e acontecia em homenagem ao deus Apolo. A tradição espartana proibia o exército de sair da cidade durante o festival.
Na sociedade espartana, o que era a agogê:
a) um imposto cobrado dos hilotas.
b) um conselho de cinco anciãos esparciatas.
c) um festival religioso para Ares.
d) o sistema de educação espartano.
e) nenhuma das alternativas acima.
LETRA D
A agogê era o nome do sistema educacional de Esparta. Essa educação era obrigatória para os homens de famílias esparciatas, sendo iniciada aos sete anos de idade e se estendendo até os 30 anos, quando se tornavam adultos e poderiam formar sua própria família. Os jovens espartanos eram transformados em ótimos soldados, rompendo totalmente o vínculo afetivo com sua família.
Para os espartanos, sua organização política e social foi um feito estabelecido por um legislador chamado:
a) Pausânias
b) Leônidas
c) Licurgo
d) Péricles
e) Sólon
LETRA C
Segundo a tradição espartana, Licurgo teria sido um legislador que estabeleceu a organização estatal da cidade de Esparta, formando esse sistema aristocrático e com forte ênfase no militarismo. Os historiadores não sabem se Licurgo de fato existiu, mas, caso tenha existido, acredita-se que ele seja do século VIII a.C.
A Batalha das Termópilas foi uma batalha que contou com o envolvimento de soldados espartanos, fazendo parte de qual guerra:
a) Guerra do Peloponeso
b) Guerra de Corinto
c) Guerras Médicas
d) Guerra de Troia
e) Guerras Púnicas
LETRA C
A Batalha das Termópilas foi uma batalha em que tropas gregas, sob a liderança de Leônidas, rei da cidade de Esparta, lutaram contra os persas, em 480 a.C., durante a Segunda Guerra Médica. Os gregos foram derrotados nessa batalha, não impedindo o avanço persa.
Na mitologia grega, quem foi o fundador da cidade de Esparta:
a) Menelau
b) Épiro
c) Zeus
d) Ares
e) Lacedemon
LETRA E
Lacedemon ou Lacedemão foi, na mitologia grega, o responsável pela fundação da cidade de Esparta. Ele era filho de Zeus e era casado com Esparta, filha do rei Eurotas.