Exercícios sobre Expansão Marítima Espanhola
Por qual motivo os espanhóis só empreenderam seu projeto de expansão marítima nos fins do século XV?
Ao longo do século XV a Espanha ainda vivia uma intensa agitação militar decorrente do processo de unificação dos reinos cristão que originaram a nação espanhola. Além disso, deve também destacar que os espanhóis estiveram envolvidos no processo de expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, na chamada Guerra de Reconquista. Após a expulsão definitiva, ocorrida em 1492, notamos que os espanhóis passaram a voltar sua atenção para a descoberta de novas rotas marítimas.
Qual era o objetivo maior do projeto de expansão marítima dos espanhóis? E de que modo ele se difere do projeto lusitano?
Naquela época, os espanhóis esperavam encontrar uma rota de navegação que fosse capaz de estabelecer o contato comercial direto entre a Espanha e a Índia. Para descobrir essa nova rota de navegação, os espanhóis preferiram apostar no projeto de circum-navegação do italiano Cristovão Colombo, que acreditava ser possível atingir o Oriente navegando rumo ao Oeste.
Qual a importância histórica da expedição organizada por Fernão de Magalhães, no ano de 1519?
A expedição de Fernão de Magalhães foi de grande importância para que a teoria de esfericidade da Terra fosse finalmente comprovada. Em uma viagem que durou três anos, a esquadra desse navegador acabou derrubando a antiga concepção medieval que defendia a ideia de que a Terra era um plano.
De que modo a descoberta do continente americano estabeleceu a assinatura do Tratado de Tordesilhas?
Ao anunciar a descoberta do continente americano, os espanhóis logo se colocaram como concorrentes de Portugal na conquista de novas terras e rotas marítimas. Dessa forma, os portugueses tinham no Tratado de Tordesilhas uma forma de garantir o espaço colonial já conquistado no litoral africano e, posteriormente, das terras onde se estabeleceram a colonização do Brasil.