(Mackenzie) A respeito do envolvimento dos EUA. na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:
a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.
b) os EUA. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.
c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.
d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA. rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.
e) a adesão dos EUA. desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.
Um das fases da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, caracterizou-se pela chamada “guerra de posição”. Essa modalidade de guerra começou a ser usada com regularidade a partir de 1916 e tinha como estratégia:
a) cavar trincheiras e nelas guardarem as posições conquistadas durantes as batalhas.
b) usar tanques e drones para bloquear o avanço de tropas inimigas.
c) usar mísseis teleguiados de longo alcance para atingir alvos inimigos, sem precisar mobilizar tropas.
d) usar bombas de efeito moral para paralisar a ação das tropas inimigas.
e) usar apenas granadas e morteiros no campo de batalha.
(Mackenzie)
"Em 1916, em meio à guerra, Marcel Duchamp (1887-1968) produzia a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar, nem o banco servia para sentar. Algo aparentemente irracional, ilógico, diriam muitos (...). Mais do que uma outra forma de produzir arte, Duchamp estava propondo uma outra forma de ver a arte, de olhar para o mundo. (...) Depois de sua Roda de bicicleta, o mundo das artes não seria mais o mesmo. Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo." (Flávio de Campos e Renan G. Miranda, "Primeira Guerra Mundial).
De acordo com o texto acima, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918):
a) fortaleceu a crença dos homens da época na capacidade de construção de uma sociedade melhor por meio da racionalidade tecnológica.
b) consolidou a hegemonia cultural europeia perante o mundo ocidental, desprezando as demais manifestações artísticas.
c) possibilitou o surgimento de novas vanguardas artísticas, preocupadas em defender os modelos acadêmicos clássicos europeus.
d) assinalou a crise da cultura europeia, baseada no racionalismo e no fascínio iluminista pela tecnologia e pelo progresso.
e) manifestou a decadência cultural em que se encontrava o mundo ocidental na segunda metade do século XIX.
Tradicionalmente, considera-se a entrada dos EUA e a saída da Rússia na Primeira Guerra como os principais eventos da chamada “segunda fase”. Entre os eventos da “terceira fase” da Grande Guerra, está:
a) a invasão do território dos EUA pelas forças da Tríplice Aliança.
b) a abdicação do trono por parte de Guilherme II.
c) a vitória alemã sobre as tropas da Inglaterra e dos EUA.
d) o suicídio de Adolf Hitler.
e) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.
Letra D
Na Primeira Guerra, não havia as “Forças do Eixo”, isto é, “Roma-Berlim-Tóquio”. Essas “forças” só se formaram na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o presidente dos EUA não entrou na Primeira Guerra Mundial sem a anuência do Congresso.
Voltar a questãoLetra A
A chamada “Guerra de Posição” ficou caracterizada pelo uso das trincheiras como estratégia de manutenção das zonas conquistadas ou sob ameaça de ataque inimigo. Por esse motivo, a Primeira Guerra ficou conhecida como a “guerra de trincheiras”.
Voltar a questãoLetra D
A Primeira Guerra Mundial pode ser considerada, em todo o seu desenvolvimento, como uma imensa guerra civil europeia. A destruição e a carnificina por ela provocadas colocaram em xeque os anseios da civilização do progresso social e industrial que caracterizou o fim do século XIX.
Voltar a questãoLetra B
A população da Alemanha, ante o enorme desgaste militar e social e a ruína econômica do país, pressionou o imperador Guilherme II a abandonar o trono do II Reich, fato que encaminhou a guerra para o seu fim definitivo.
Voltar a questão