Exercícios sobre Fordismo e Taylorismo
As inovações na organização do processo de produção, desenvolvidas a partir do fim do século XIX e início do XX, ficaram conhecidas a partir da derivação dos nomes de seus principais expoentes, Frederick Winslow Taylor e Henry Ford. Além disso, o taylorismo e o fordismo caracterizam, respectivamente, dois princípios de organização do trabalho, denominados:
- empirismo e produção artesanal.
- administração científica e linhas de produção.
- administração científica e células de produção.
- administração empírica e linhas de produção.
- administração emotiva e produção dispersa.
Letra B. Taylor ficou reconhecido por seus estudos publicados em seu livro Princípios de Administração Científica, e Ford pela adoção da linha de produção em sua indústria de automóveis. As duas medidas utilizadas em conjunto possibilitaram a produção em massa de mercadorias industriais, alavancando a produtividade dos trabalhadores durante o século XX.
(UERJ) Da revolução industrial até o auge do fordismo, que pôde ser facilmente atingido com energias fósseis, mas em cujo reverso se abre um abismo, passaram-se mais de 200 anos; um curto período de tempo, em que se gastaram recursos naturais fósseis resultantes de milhões de anos terrestres.
ALTVATER, Elmar. O preço da riqueza. São Paulo: Unesp, 1995.
O texto acima expressa uma avaliação sobre a relação natureza/sociedade de grande importância para o planejamento das atividades humanas. A característica da dinâmica capitalista que traduz o alerta feito pelo autor está em:
- A inovação da tecnologia determinou a disponibilidade de bens renováveis.
- A mudança no padrão energético impediu a adoção de políticas de preservação ambiental.
- O avanço da degradação ambiental conduziu à consciência do fim da sociedade industrial.
- A utilização econômica dos recursos naturais superou o ritmo de renovação do meio físico.
Letra D. A industrialização e o modo de vida dela resultante tiveram como matriz energética combustíveis fósseis, que demoram um tempo maior para serem formados do que a velocidade em que são utilizados.
Ao adotar a linha de montagem, Henry Ford pretendia baratear a produção de automóveis, para que se tornasse uma mercadoria comum, a ponto de um operário de sua empresa poder comprar um. O primeiro modelo produzido em uma linha de montagem ficou mundialmente famoso. Este modelo era o:
- Ford Fusion
- Lincoln
- Ford D
- Ford Mercury
- Ford T
Letra E. Foi com o modelo T que as empresas de Ford passaram a utilizar a linha de montagem na produção de automóveis, barateando sua produção e iniciando o processo de popularização do automóvel.
Em seus Princípios de Administração Científica, Frederick Taylor desenvolvia um sistema de organização dos processos de produção que poderia ser aplicado em todo o tipo de empresa, mesmo que os experimentos tenham ocorrido em empresas industriais. Taylor apresentava algumas formas de organização do trabalho que incluem várias características, menos:
- O estímulo da produção através de compensações salariais.
- A divisão do processo de fabricação em gestos elementares.
- A medição e racionalidade no uso de matérias-primas e ferramentas de trabalho.
- A liberdade para os trabalhadores escolherem a forma de trabalho.
- O uso de cronômetros para medir o tempo necessário à execução das atividades.
Letra D. O objetivo de Taylor era eliminar a iniciativa e o controle que os trabalhadores exerciam sobre o processo de produção, buscando retirar deles os conhecimentos desenvolvidos, aprimorando-os e transformando-os em gestos simples a serem executados uniformemente.