Topo
pesquisar

Exercícios sobre golpes de Estado na história do Brasil

Exercícios de História

Resolva estes exercícios a respeito de alguns dos golpes de Estado ou golpes parlamentares que aconteceram no Brasil desde que nosso país tornou-se independente, em 1822. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Em 1937, Getúlio Vargas apresentou à nação o Plano Cohen, o qual falava a respeito de uma suposta revolução comunista que estaria em curso no país. Esse documento, no entanto, era falso e tinha como objetivo apenas alarmar a população brasileira, tornando-se o estopim para que Vargas implantasse uma ditadura no país. Quem foi o autor do Plano Cohen?

a) Luís Carlos Prestes

b) Plínio Salgado

c) Cassiano Ricardo

d) Olímpio Mourão

e) Eurico Gaspar Dutra

questão 2

A Revolução de 1930 resultou na deposição do presidente Washington Luís, impediu a posse de Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas na presidência do Brasil. Essa revolução é entendida pelos historiadores como um golpe armado que teve como estopim:

a) o assassinato de João Pessoa, vice de Getúlio Vargas.

b) o sequestro de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada por cafeicultores paulistas.

c) um discurso de Washington Luís debochando dos membros da Aliança Liberal.

d) cartas falsas veiculadas por federalistas gaúchos em que o presidente supostamente atacava Getúlio Vargas.

e) o aumento de impostos sobre a produção de leite de Minas Gerais.

questão 3

O Golpe de 1964 ficou conhecido por colocar os militares no poder e por iniciar a Ditadura Militar, regime ditatorial que se estendeu de 1964 a 1985. Esse golpe resultou na derrubada de qual presidente?

a) Jânio Quadros

b) João Goulart

c) Juscelino Kubitschek

d) Café Filho

e) Getúlio Vargas

questão 4

Um dos eventos marcantes do século XIX na história brasileira foi a Noite da Agonia. Selecione a alternativa que descreve corretamente esse acontecimento:

a) Golpe parlamentar que permitiu que D. Pedro II conseguisse assumir o trono do Brasil mesmo sendo menor de idade.

b) Reunião em que membros influentes da política e da sociedade brasileira reuniram-se com o marechal Deodoro da Fonseca para convencê-lo a derrubar a monarquia com um golpe.

c) Fechamento do Congresso ordenado por D. Pedro I com o objetivo de impedir a promulgação da Constituição brasileira, em 1823.

d) Briga entre portugueses e brasileiros nas ruas brasileiras que resultou na renúncia de D. Pedro I.

e) Tentativa de Deodoro da Fonseca de fechar o Congresso, em 1891.

respostas
Questão 1

LETRA D

O Plano Cohen foi criado por Olímpio Mourão, membro da Ação Integralista Brasileira, e fazia parte de uma simulação dos integralistas sobre como o partido deveria agir caso houvesse uma revolução comunista no Brasil. O documento acabou sendo aproveitado por Getúlio Vargas para implantar sua ditadura no Brasil: o Estado Novo.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

A Revolução de 1930 aconteceu no contexto em que a Aliança Liberal, chapa de Getúlio Vargas e de João Pessoa, era derrotada nas eleições daquele ano. O estopim para a revolta armada contra o presidente Washington Luís e o candidato vencedor, Júlio Prestes, foi o assassinato de João Pessoa em uma confeitaria em Recife. Seu assassino foi João Dantas, motivado por razões passionais.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O Golpe de 1964 foi realizado entre 31 de março e 2 de abril de 1964 contra o presidente em exercício, João Goulart. Também conhecido como Jango, João Goulart havia assumido a presidência em 7 de setembro de 1961, após a Campanha da Legalidade, que lutou pelo seu reconhecimento como presidente do Brasil após a renúncia de Jânio Quadros. O governo de Jango ficou marcado pelas tentativas de reforma, com destaque para as Reformas de Base.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

A Noite da Agonia aconteceu em 12 de novembro de 1823 quando Dom Pedro I, imperador do Brasil, ordenou que o Congresso fosse fechado e os deputados fossem presos. D. Pedro I deu essa ordem porque estava insatisfeito com a Constituição, chamada de Constituição da Mandioca, elaborada pelos constituintes. Assim, uma nova Constituição, redigida para atender aos interesses do imperador, foi outorgada no ano seguinte.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola