Exercícios sobre o governo Lênin
(Cesgranrio-RJ) Em março de 1921, Lênin afirmou: “É necessário abandonar a construção imediata do socialismo para se voltar, em muitos setores econômicos, na direção de um capitalismo de Estado.”
Tendo em vista as etapas da Revolução Russa, podemos interpretar esta declaração no sentido de:
- representar o abandono do comunismo de guerra e o início da Guerra Civil.
- traduzir o insucesso dos planos quinquenais e o retorno a uma economia capitalista.
- introduzir a Nova Política Econômica, caracterizada por algumas concessões ao capitalismo, a fim de possibilitar o avanço do socialismo.
- aceitar a introdução de métodos capitalistas na produção e o retorno à iniciativa privada.
- indicar a impossibilidade do socialismo em um só país, daí a volta ao capitalismo monopolista.
Letra C. Frente à necessidade de tirar o país da grave crise decorrente da Guerra Civil, Lênin optou pela concessão aos capitalistas privados em algumas áreas da economia, principalmente com o objetivo tanto de gerar uma acumulação de capital necessária a futuros investimentos quanto para liberar o comércio da produção agrícola dos camponeses insatisfeitos com o regime de requisição forçada efetuado durante a Guerra Civil (1918-1921)
Pondo em prática um dos termos do lema “paz, terra e pão” defendido entre fevereiro e outubro de 1917, sob o comando de Lênin, os bolcheviques se retiraram da I Guerra Mundial através:
- Tratado de Versalhes.
- Tratado de Moscou.
- Tratado de Madri.
- Tratado de Brest-Litovsk.
- Tratado de Sebastopol.
Letra D. Foi em Brest-Litovsk que os bolcheviques chegaram a um acordo em separado com a Alemanha, retirando a Rússia da Primeira Guerra Mundial.
O governo de Lênin à frente do regime soviético, em seus primeiros anos de vigência, representou um dos períodos mais duros da Revolução Russa, principalmente no que se refere à Guerra Civil. Sobre o governo de Lênin, indique a alternativa que contém informações incorretas.
- Vários bancos e indústrias foram nacionalizados, os títulos de nobreza perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas por novas leis, as forças armadas ganharam nova formação e os operários poderiam participar na gestão das indústrias em que trabalhavam.
- O governo revolucionário teve de enfrentar as forças militares contrarrevolucionárias do Exército Branco, formado essencialmente por conservadores, oficiais monarquistas e tropas de nações europeias que temiam a divulgação da revolução popular da Rússia para outras nações.
- Após a Guerra Civil, o Partido Comunista Russo passou a representar o governo do país e era reconhecido como a única agremiação política autorizada a funcionar.
- Assinado em 3 de março de 1918, o Tratado de Brest-Litovsk retirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial e liberou regiões antes controladas pelo regime czarista, como a Letônia, Lituânia, Ucrânia, Polônia e Finlândia.
- Houve, após 1921, a implantação do comunismo de guerra, marcado por ações rigorosas de intervenção econômica que tinham por objetivo garantir a manutenção do Exército Vermelho.
Letra E. O comunismo de guerra foi uma política adotada durante a Guerra Civil. Após 1921, a política adotada foi a Nova Política Econômica (NEP)
O comunismo de guerra marcou profundamente a relação entre o nascente Estado soviético e a classe camponesa russa, com vistas a abastecer o Exército Vermelho e a controlar a distribuição de alimentos. Sobre este período da história soviética, indique a alternativa correta:
- O controle da distribuição de alimentos extinguiu o mercado negro.
- A requisição forçada de alimentos produzidos pelos camponeses criou uma forte oposição desta classe com o Estado.
- A produção industrial se voltou para a produção de bens de consumo individual.
- Os trabalhadores puderam se organizar livremente no interior das fábricas.
- Foi um período de crescente liberdade política.
Letra B. Para suprir as necessidades do Exército Vermelho e evitar que os camponeses comercializassem livremente sua produção agrícola, os bolcheviques impuseram uma política de requisição forçada dessa produção, o que causou repulsa dos camponeses.
Crianças, velhos fracos, morriam aos milhares [...] O país estava completamente esgotado, a produção quase parada, não havia mais reserva de coisa alguma, nem mesmo reservas nervosas na alma das massas. O proletariado de elite, formado pelas lutas do antigo regime, estava literalmente dizimado.
SERGE, Victor. Memórias de um revolucionário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
O trecho das memórias de Victor Serge se refere à qual período da história da Rússia?
- Revolução de Fevereiro de 1917.
- 1º Plano quinquenal
- Revolução de Outubro de 1917.
- Fim da Guerra Civil.
Letra D. Ao fim da guerra civil, a Rússia estava arrasada, sendo que os principais quadros do partido bolchevique haviam morrido.