Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra da Coreia

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos que caracterizaram a Guerra da Coreia (1950-1953). Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Guerra da Coreia foi fruto da bipolarização entre o bloco capitalista e o bloco comunista que caracterizou o mundo no período da Guerra Fria e foi consequência da divisão da Península da Coreia por EUA e URSS durante a Conferência de Potsdam. Essa divisão estabeleceu um marco imaginário para separar a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Como ficou conhecido esse local da divisão?

a) Paralelo 17

b) Paralelo 38

c) Paralelo 45

d) Paralelo do Rio Yalu

e) Paralelo de Seul

questão 2

A Guerra da Coreia iniciou-se em 1950 a partir do ataque promovido pelos norte-coreanos. O desejo dos norte-coreanos de levar o comunismo para toda a península foi fortemente influenciado pelos eventos da:

a) Derrota dos japoneses em 1945

b) Guerra Civil Grega

c) Guerra da Indochina

d) Revolução Chinesa de 1949

e) Morte de Stalin

questão 3

A respeito da Guerra da Coreia, leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa falsa:

a) Os norte-coreanos eram governados por Kim Il-sung, e os sul-coreanos eram governados por Syngman Rhee.

b) Os norte-coreanos contaram com o apoio de chineses e soviéticos. Os sul-coreanos contaram com um grande apoio internacional, sobretudo dos EUA.

c) Ao final da Guerra da Coreia, os norte-coreanos conquistaram uma série de territórios, o que delimitou as fronteiras da Coreia do Sul ao Perímetro de Pusan.

d) Uma trégua foi assinada pelas duas Coreias em 1953, em Panmunjom, após anos de equilíbrio na luta.

e) Em 1950, os EUA lideraram o desembarque em Inchon, que iniciou a reação dos sul-coreanos.

questão 4

Assinale a alternativa verdadeira sobre os acontecimentos da Guerra da Coreia:

a) os chineses invadiram a Coreia do Norte e destituíram Kim Il-sung do poder por considerá-lo incompetente como general militar.

b) A intervenção estrangeira na Guerra da Coreia ocorreu a partir da Resolução 83 do Conselho de Segurança da ONU.

c) Uma ação militar importante realizada pelos chineses foi o desembarque de tropas em Inchon.

d) Durante a segunda fase da guerra, os sul-coreanos avançaram sobre a Coreia do Norte e encurralaram os exércitos norte-coreanos em um trecho conhecido como Perímetro de Pusan.

e) A guerra iniciou-se quando as forças sul-coreanas ultrapassaram o Paralelo 38 e atacaram a Coreia do Norte a partir de ordens de Syngman Rhee.

respostas
Questão 1

LETRA B

O Paralelo 38 foi estabelecido por Estados Unidos e União Soviética durante a Conferência de Potsdam. Essa divisão seguiu um padrão entre as duas nações e criou zonas de influência dos dois países na Europa e Ásia. O Paralelo 38 foi estabelecido exatamente na posição onde o exército soviético havia alcançado o avanço máximo durante os meses finais da Segunda Guerra Mundial.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

Um momento marcante e que influenciou consideravelmente a Coreia do Norte foi a Revolução Chinesa de 1949. Liderados por Mao Tsé-tung, os chineses proclamaram a República Popular da China em 1º de outubro de 1949, e o governo comunista chinês deu suporte militar para os norte-coreanos organizarem o ataque contra a Coreia do Sul. Quando a guerra começou, os norte-coreanos eram apoiados por chineses e soviéticos.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

Ao final da guerra, as mudanças territoriais foram bem pequenas. Apesar dos avanços de norte-coreanos e depois de sul-coreanos, a Guerra da Coreia caracterizou-se pela pouca mobilidade das tropas de 1951 em diante. Assim, as tropas ficaram reunidas ao redor do Paralelo 38 e, por isso, quando a trégua foi assinada, a divisão territorial foi mantida com pouquíssimas mudanças.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

A intervenção estrangeira na guerra foi determinada a partir de uma decisão do Conselho de Segurança da ONU. Essa decisão foi tomada no dia 27 de junho de 1950 como forma de garantir a paz internacional. A Assembleia do Conselho de Segurança foi composta por representantes de onze países, dos quais sete votaram a favor da intervenção.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola