Exercícios sobre a Guerra russo-japonesa
Sobre a Guerra russo-japonesa, assinale V ou F para as afirmações abaixo:
( ) A guerra começou a partir de um ataque surpresa executado pelos russos contra a marinha japonesa em Port Arthur.
( ) A derrota na guerra foi o prelúdio da decadência do czarismo russo e um sinal disso foram as revoltas de 1905.
( ) A Inglaterra via com maus olhos o projeto imperialista japonês, por isso, aliou-se aos russos.
Agora marque a alternativa correta de acordo com as afirmações:
a) V-V-V
b) F-F-V
c) V-F-F
d) F-V-F
e) V-V-F
Letra D
A primeira afirmação é falsa, pois a guerra começou com um ataque surpresa organizado pela Marinha Imperial Japonesa contra uma frota russa que estava próxima a Port Arthur, em 8 de fevereiro de 1904. A segunda é verdadeira, pois, com o conflito entre russos e japoneses em andamento, as rebeliões começaram a eclodir em determinadas partes da Rússia por causa da impopularidade da guerra. A terceira afirmação também é falsa, pois a Inglaterra aliou-se ao Japão a partir de 1902 porque temia o avanço da influência russa na região.
A Guerra russo-japonesa foi travada entre Japão e Rússia durante aproximadamente 18 meses e teve um saldo de cerca de 150 mil mortos. Quais foram as razões que levaram as duas nações à guerra?
a) O interesse das duas nações em garantir o controle da rota da seda.
b) O ataque russo a Pequim em 1903.
c) O interesse das duas nações pela Manchúria e por Port Arthur.
d) Um acordo sino-russo estipulava que a Rússia defenderia a China caso qualquer país a atacasse.
e) A guerra foi motivada por interesses da Inglaterra, interessada em desestabilizar o Japão para ter acesso ao seu mercado consumidor.
Letra C
A Guerra russo-japonesa foi motivada pelos interesses dessas duas nações pelo controle da Manchúria e de Port Arthur. O Japão havia deixado essa intenção clara a partir da Primeira Guerra sino-japonesa (1894-1895) ao vencer e realizar pesadas demandas à China. A rivalidade entre Rússia e Japão surgiu exatamente quando o primeiro país interveio diplomaticamente e forçou o Japão a abrir mão de suas conquistas territoriais obtidas na guerra de 1894-1895. Com a continuidade da presença russa na região, o Japão mobilizou-se e atacou a Rússia em fevereiro de 1904.
A Guerra russo-japonesa foi encerrada após os dois países assinarem o Tratado de Portsmouth. Esse acordo garantiu:
a) a divisão territorial entre as duas nações, na qual a Rússia ficou com a Manchúria, e o Japão, com o Coreia. Port Arthur foi entregue ao controle inglês.
b) soberania total do Japão sobre parte da Manchúria, Coreia e Port Arthur. As tropas russas retiraram-se da Manchúria.
c) soberania total da Rússia sobre parte da Manchúria, Coreia e Port Arthur. As tropas japonesas retiraram-se da Manchúria.
d) soberania total da China sobre seus territórios. Japão e Rússia não tiveram direito de manter suas posses.
e) o controle inglês sobre a região, uma vez que nenhum dos dois países em conflito venceu a guerra.
Letra B
O Tratado de Portsmouth foi assinado pelos dois países em setembro de 1905 e estipulava o controle do Japão sobre parte da Manchúria (Península de Liaotung), a Coreia e Port Arthur. No acordo, não foi estipulado o pagamento de indenização de guerra ao Japão. Além disso, esse acordo foi visto no Japão negativamente, com a opinião pública considerando pequenas as exigências japonesas.
Antes da Guerra russo-japonesa, o Japão já havia demonstrado suas intenções imperialistas sobre a China a partir de uma guerra. Estamos falando da:
a) Guerra do Ópio.
b) Guerra Boshin.
c) Primeira Guerra dos Bôeres.
d) Restauração Meiji.
e) Primeira Guerra sino-japonesa.
Letra E
Os interesses imperialistas do Japão na região levaram esse país a entrar em guerra contra a China a partir de 1894. A guerra entre as duas nações foi resultado, principalmente, do interesse japonês sobre a Península da Coreia, posse chinesa até então. O Japão venceu o conflito e impôs pesadas condições à derrotada China.