Exercícios sobre a Guerra de Sucessão Espanhola
Na chamada Guera de Sucessão da Espanha (1702-1714), o principal motivo que levou França e Espanha a entrarem no conflito contra a Inglaterra e outros países foi:
a) o assassinato do rei Felipe de Bourbon.
b) a vacuidade do trono espanhol após a morte de Carlos II.
c) a usurpação do trono espanhol por Luís XVI
d) a revolta dos espanhóis contra a invasão do exército napoleônico.
e) os efeitos políticos da Guerra das Duas Rosas.
Letra B
A Guerra de Sucessão Espanhola começou após o trono espanhol ficar vazio de herdeiros depois da morte de Carlos II. Entretanto, o próprio rei havia indicado o Duque de Anjour, da França, para sucedê-lo, o que contrariou outras casas aristocráticas, sobretudo aquelas vinculadas aos tronos da Áustria, Holanda, Inglaterra e outros países. A revolta desses países deveu-se à possibilidade de união entre os tronos espanhol e francês por meio do Duque de Anjour.
Leia o texto e assinale a alternativa correta:
“Pouco depois de terminadas as negociações entre ingleses e franceses, no início de 1713, chegou a vez dos últimos iniciarem suas negociações com os portugueses. A posição de Portugal sobre as terras em disputa entre as duas Coroas no norte do Brasil era de que a ele pertencia por direito todas as terras do Cabo do Norte, situadas entre o Amazonas e o rio de Vicente Pinzón, ou Oiapoque, e que a possessão dessas terras dava-lhe o direito exclusivo à navegação do rio Amazonas.” (FURTADO, Júnia Ferreira. Guerra, diplomacia e mapas: Guerra de Sucessão Espanhola, o Tratado de Ultrecht e a América portuguesa na cartografia de D'Anville. Topoi, v. 12, n. 23, jul-dez., 2011. p. 76.)
Em 1713, a Guerra de Sucessão da Espanha estava chegando ao fim e Portugal conseguiu feixes de terra na Amazônia, apesar de ter perdido o monopólio expresso no Pacto Colonial. Que tratado foi assinado nesse ano e estabeleceu tais acordos?
a) Tratado de Methuen
b) Tratado de Coimbra
c) Tratado de Londres
d) Tratado de Haia
e) Tratado de Utrecht
Letra E
O tratado de Utrecht propôs as resoluções geopolíticas ao fim da Guerra de Sucessão Espanhola. Como a Espanha perdeu a guerra, muitos dos territórios das colônias hispano-americanas passaram a fazer acordos diretos com outras coroas, quebrando assim o Pacto Colonial. Isso também se refletiu nas colônias portuguesas, apesar de Portugal ter se beneficiado com o tratado, como indica o texto proposto no início da questão.
Nos anos iniciais da Guerra de Sucessão Espanhola, a Inglaterra, que era um dos países contrários à possível junção entre o trono francês e o espanhol, procurou aliar-se comercialmente com Portugal, que representava um ponto estratégico para a guerra. O principal acordo firmado entre ingleses e portugueses nesse contexto foi:
a) o New Deal
b) o Tratado de Utrecht.
c) o Tratado de Methuen.
d) o Tratado da Manufatura
e) o Tratado de Tordesilhas.
Letra C
O Tratado de Methuen, assinado em 1703, também conhecido como “Tratado dos panos e vinhos”, foi um acordo bilateral entre ingleses e portugueses que, além das facilitações mútuas de importações e exportações de vinhos e de tecidos entre os dois países, também tinha o amparo de proteção militar dos ingleses a Portugal.
A Batalha que selou a Guerra de Sucessão Espanhola foi:
a) A Batalha de Waterloo
b) A Batalha do Peloponeso
c) a Batalha das Duas Rosas
d) a Batalha de Malplaquet
e) a Batalha de Trafalgar.
Letra D
A Batalha de Malplaquet foi uma das mais duras e sangrentas do século XVIII e teve como um dos grandes comandantes em campo o militar francês Claude Villars, o Duque de Villars. Essa batalha representou a vitória dos países da “Grande Aliança” contra Espanha e França.