(Medicina Rio Preto - SP) As ideias básicas do chamado socialismo científico (1848-1867) definem uma reforma da sociedade a fim de:
(Pelotas-RS) Os autores registram de forma pungente os dramas das populações proletárias que se aglomeravam nas cidades, na época da Revolução Industrial, vivendo em condições subumanas, entregues ao vício, incapazes de se enquadrarem nos preceitos morais da classe burguesa. A vivência desses indivíduos em uma mesma vida miserável proporciona o nascimento de uma série de movimentos sociais, muitos dos quais denunciam os males do capitalismo. Nessa época, um patrão filantropo e sensível ao problema proletário toma iniciativas que virão dar nascimento ao movimento cooperativista. Foi ele:
Uma das primeiras elaborações de uma ordenação social ideal, que pressupunha a eliminação das desigualdades, pode ser encontrada no filósofo grego Platão, que mesmo aceitando o escravismo, defendia, de certa forma:
Ao longo da história da humanidade, uma série de pensadores apresentou modelos de organização social que superassem as desigualdades sociais existentes, apontando formas de vivência mais igualitárias que as que esses pensadores estavam inseridos.
Aponte nas alternativas abaixo qual sentença relaciona de forma incorreta o pensador e sua proposta de mudança social.
Letra D. A ideologia do socialismo científico tinha por objetivo apontar a necessidade de superação do capitalismo para que a exploração do homem pelo homem fosse abolida da sociedade. Porém, essa situação seria alcançada através da luta de classes, política e econômica, demonstrando sua viabilidade através de uma teoria elaborada nos preceitos científicos desenvolvidos à época.
Voltar a questãoLetra A. Robert Owen criou experiências de trabalhos cooperativos em locais de sua propriedade, buscando uma forma social que englobasse todos os participantes de maneira harmônica, apesar das diferenças existentes na divisão social do trabalho. Além da harmonia nos locais de trabalho, Owen buscava estimular a educação e a formação moral dos trabalhadores. Foi denominado pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels como um socialista utópico, em oposição ao que denominavam socialismo científico.
Voltar a questãoLetra C. Platão propunha uma modelo ideal de sociedade em que haveria uma igualdade social entre seus membros, porém tal posicionamento não o levou a criticar as desigualdades sociais existentes na sociedade grega da época.
Voltar a questãoLetra D. O erro da alternativa está no fato de afirmar que a união sexual seria permanente e a criação dos filhos, responsabilidade das famílias. Pelo contrário, Platão defendia a união sexual temporária e que a criação dos filhos fosse feita de forma coletiva, ficando sob a responsabilidade do Estado essa tarefa.
Voltar a questão