Topo
pesquisar

Exercícios sobre a história dos EUA no século XIX

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos que marcaram a história dos Estados Unidos durante o século XIX. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Fuvest-2001) A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente:

a) a um avanço natural para o oeste, tendo em vista a chegada de um imenso contingente de imigrantes europeus.

b) aos acordos com as lideranças indígenas, Sioux e Apache, tradicionalmente aliadas aos brancos.

c) à vitória na guerra contra o México, que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território.

d) à compra de territórios da Inglaterra e Rússia, que assumiram uma posição pragmática diante do avanço norte-americano para o oeste.

e) à compra de territórios da França e da Espanha, que estavam, naquele período, atravessando graves crises econômicas na Europa.

questão 2

(Fuvest-2009) “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” [Abraham Lincoln, em 1858].

Esse texto expressa a:

a) posição política autoritária do presidente Lincoln.

b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA.

c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão.

d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.

e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.

questão 3

O processo de expansão territorial dos Estados Unidos, sobretudo nos sucessivos ataques contra as nações indígenas e a Guerra contra o México entre 1848 e 1850, foi ideologicamente justificado pelos Estados Unidos a partir:

a) da Doutrina Monroe

b) da Política do Big Stick

c) do Macartismo

d) do Destino Manifesto

e) do Plano Marshall

questão 4

A Guerra Mexicano-Americana foi travada por México e Estados Unidos entre 1848 e 1850 e garantiu aos Estados Unidos um vasto território com acesso ao Oceano Pacífico e que possuía grandes jazidas de ouro. O evento que serviu como precursor para a guerra foi:

a) a compra da Louisiana

b) a Revolução do Texas

c) a aprovação do Homestead Act

d) a assinatura da Lei de Remoção dos Índios

e) a compra da Flórida

respostas
Questão 1

LETRA C

No período citado, os Estados Unidos iniciaram o povoamento e colonização da região do Texas. Posteriormente, os colonos americanos iniciaram uma revolução que separou o Texas do México e vinculou-o aos Estados Unidos. Por fim, as hostilidades surgidas do impasse texano levaram ao conflito que aconteceu entre 1848 e 1850 e que ficou conhecido como Guerra Mexicano-Americana. A vitória dos Estados Unidos garantiu acesso a vários novos territórios.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA E

A frase dita por Abraham Lincoln (presidente americano de 1861 a 1865) evidencia a tensão que existia entre nortistas e sulistas por conta da questão da manutenção e extensão do trabalho escravo (ou sua abolição) para os novos territórios conquistados no oeste. Essas tensões já haviam originado pequenos conflitos entre milícias dos dois lados na região do Kansas e, durante esse período, fortaleceu-se o discurso separatista dos sulistas. A declaração de secessão dos estados sulistas deu início ao conflito em 1861.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

A expansão territorial conduzida pelos Estados Unidos durante o século XIX e as arbitrariedades cometidas contra as nações indígenas e contra os mexicanos foram justificadas ideologicamente pelo Destino Manifesto. Essa ideologia surgida oficialmente em 1845 afirmava que os americanos eram um povo predestinado a ocupar e conquistar as terras do oeste. Todas as arbitrariedades cometidas eram justificadas a partir de um discurso civilizatório.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

A Revolução do Texas aconteceu em 1836 quando colonos americanos insatisfeitos com o governo mexicano iniciaram uma rebelião que declarou a separação em relação ao México. A rebelião dos colonos americanos gerou uma resposta do governo mexicano, e uma guerra foi travada, com a vitória dos americanos. Tempos depois a região anexou-se ao território dos Estados Unidos e uma tensão muito grande entre as duas nações (México e EUA) surgiu. Essa tensão somada a outras razões levou ao início da Guerra Mexicano-Americana em 1848.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
loading...
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola