Exercícios sobre a História de Moscou
Segundo as crônicas da história russa, a primeira menção à cidade de Moscou foi realizada em 1147. Qual foi o contexto da menção realizada de acordo com os historiadores:
a) convocação de Rurik, rei de Kiev, para promover guerra contra os senhores de Moscou.
b) convite para uma festa que seria realizada em Moscou enviado por Yury Dolgoruky, governante de Vladimir-Suzdal, para seu aliado Sviatoslav Olgovich.
c) carta enviada por Ivan I para Rurik advertindo-o a realizar a cobrança de impostos dos senhores de Moscou.
d) conquista da cidade feita pelos mongóis liderados por Batu Khan.
e) construção do Kremlin, realizada por Andrey Bogolyubsky a mando de Yury Dolgoruky.
LETRA B
A primeira menção à cidade de Moscou aconteceu em 1147, em documentos que fazem parte das crônicas da história russa. A menção fala a respeito do convite de Yuyu Dolgoruky, governante de Vladimir-Suzdal, para seu amigo e aliado Sviatoslav Olgovich. O convite feito por Dolgoruky era para uma festa que seria realizada em Moscou e na qual Dolgoruky recepcionaria Olgovich e os seus convidados.
O responsável por realizar a primeira menção à cidade de Moscou em 1147, Yury Dolgoruky, era governante de uma província chamada Vladimir-Suzdal e herdeiro do trono de Kiev, local que historicamente deu início à origem da trajetória histórica que levou ao surgimento da Rússia. Yury Dolgoruky e outros herdeiros do trono de Kiev pertenciam à qual dinastia:
a) Dinastia Romanov
b) Dinastia Danilovich
c) Dinastia Rurik
d) Dinastia Dolgoruky
e) Dinastia Godunov
LETRA C
Yury Dolgoruky, governante de Vladimir-Suzdal, era um príncipe herdeiro da Dinastia Rurik, que comandava a Rus Kievana. Essa dinastia iniciou-se quando Rurik foi convidado pelos habitantes de Novgorod para ser o governante daquele local. Os herdeiros de Rurik comandaram aquela região da Rússia, nomeada na época como Rus, até aproximadamente o século XVII, quando os Romanov assumiram o trono russo.
Durante 200 anos a região correspondente à parte do território russo e que era controlada pela Rus Kievana foi invadida por uma força estrangeira que ocupou e realizou a cobrança de impostos desses locais. Esse domínio estrangeiro foi exercido pelos:
a) búlgaros do Volga
b) suecos
c) lituanos
d) mongóis
e) fino-úgricos
LETRA D
Os mongóis realizaram a conquistam da região correspondente a Rus Kievana entre 1237 e 1240. Eram liderados por Batu Khan e, com a conquista, os governantes de Rus foram submetidos à autoridade dos mongóis e foram obrigados a pagar impostos para eles. Os mongóis formaram na região um canato (império) que ficou conhecido como Canato da Horda Dourada. Essa canato durou até 1480, quando os senhores de Moscou colocaram fim ao domínio mongol.
A respeito da história de Moscou nos tempos contemporâneos, selecione a alternativa FALSA:
a) quando os franceses invadiram Moscou em 1812, encontraram a cidade praticamente vazia.
b) os alemães quase invadiram Moscou durante a Segunda Guerra e estiveram a cerca de 15 quilômetros dos arredores da cidade.
c) depois da fragmentação da União Soviética, Moscou foi estabelecida como capital da Federação Russa.
d) Em 1918, a capital da Rússia foi transferida de São Petersburgo para Moscou.
e) Em 1980, foram realizados os Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia, que ficaram famosos pela lágrima derramada pelo mascote daqueles jogos, a ursa Nadezhda.
LETRA E
A alternativa incorreta faz menção parcialmente correta a um evento que aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Verão, que aconteceram em Moscou em 1980. Esses jogos foram caracterizados pelo boicote de nações alinhadas com os Estados Unidos aos jogos por questões políticas. O boicote aconteceu em represália à invasão do Afeganistão que era conduzida pela União Soviética. Algumas nações não participaram dos jogos, e outras participaram sob a bandeira do Comitê Olímpico. Durante a cerimônia de encerramento, um mosaico do urso Misha, o mascote dos Jogos, mostrou-o chorando de tristeza pelas nações que não haviam participado das Olimpíadas.