Whatsapp

Exercícios sobre o Império Otomano

Exercícios de História

Faça estes exercícios a respeito de um dos maiores impérios da história da humanidade e o maior império muçulmano que já existiu no mundo: o Império Otomano. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O Império Otomano é reconhecido como o maior império muçulmano da história, tendo surgido no final do século XIII e acabado na primeira metade do século XX. Os otomanos ficaram historicamente muito conhecidos por terem realizado, no século XV, a conquista de uma importante cidade fundada pelos romanos. Estamos nos referindo a:

a) Éfeso

b) Alexandria

c) Roma

d) Cápua

e) Constantinopla

questão 2

O Império Otomano teve participação destacada na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) atuando como aliado dos alemães. Durante os anos desse conflito, os otomanos ficaram historicamente marcados por conduzirem um genocídio de uma minoria que habitava seu território. Esse genocídio foi realizado contra:

a) palestinos

b) armênios

c) curdos

d) drusos

e) pachtuns

questão 3

No século XIX em diante, o Império Otomano iniciou um processo de decadência, fruto das transformações trazidas pela modernização do mundo. O envolvimento dos otomanos na Primeira Guerra Mundial só acelerou esse processo de declínio. A dissolução do Império Otomano deu origem a qual país?

a) Grécia

b) Chipre

c) Turquia

d) Síria

e) Armênia

questão 4

Momentos cruciais da história dos bizantinos aconteceram nos séculos XVI e XVII, quando os otomanos foram derrotados em batalhas importantes e tiveram seu avanço sobre a Europa Ocidental interrompido. Uma dessas batalhas foi a de Lepanto, ocorrida em 1570, na qual os otomanos foram derrotados na costa da Grécia pela Liga Santa. Quais dos países citados abaixo não fazia parte da Liga Santa?

a) Reino da Hungria

b) República de Veneza

c) Reino da Espanha

d) Cavaleiros de Malta

e) Estados Pontifícios

respostas
Questão 1

LETRA E

Em 1453, os otomanos liderados por Mehmet II conquistaram a famosa cidade de Constantinopla. Essa conquista consolidou o fim do Império Bizantino e é considerada um marco histórico que delimita o fim cronológico da Idade Médio e o início da Idade Moderna. Sob o domínio otomano, a cidade foi renomeada de Istambul, nome que permanece até hoje.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

A partir de 1915, o governo otomano iniciou ações que desencadearam a morte de, aproximadamente, 1 milhão de armênios, uma minoria étnica que habitava os territórios do Império Otomano. Durante esse genocídio, os armênios foram sumariamente executados ou levados a zonas de trabalho forçado. Até hoje, a Turquia – herdeira dos otomanos – não reconhece esse genocídio.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

A dissolução do Império Otomano foi consequência direta das transformações trazidas com a modernidade, sobretudo a partir do século XIX. Estagnado economicamente, o Império Otomano foi duramente abalado pelos movimentos nacionalistas, que levaram minorias a se rebelarem em diversas partes do Império. O envolvimento na Primeira Guerra Mundial só acelerou a decadência e o fim do Império.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

Entre os países citados, o único que não se envolveu na Batalha de Lepanto, em 1570, foi o Reino da Hungria. Os húngaros, no entanto, envolveram-se em outras batalhas travadas entre cristãos e muçulmanos – como a Batalha de Viena, em 1683. Essas derrotas dos otomanos para os cristãos colocaram fim às tentativas do Império Otomano de expandir-se para a Europa Ocidental.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado