Exercícios sobre a Independência dos Estados Unidos
(Fuvest-SP) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."
Essa passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.
Letra D. Analisando o discurso de Tocqueville observamos que o processo de colonização da América do Norte aconteceu graças a um grupo de protestantes britânicos interessados em estabelecer uma nova sociedade naquelas terras. Fustigados pela tormenta das revoluções e conflitos religiosos, estavam determinados a empreender a construção de uma “Nova Inglaterra” livre dos problemas e contendas que marcavam a sua Inglaterra de origem.
Descreva a postura da Inglaterra em relação às colônias situadas na América do Norte, dando especial destaque à prática da “negligência salutar”.
Por conta do tempo tomado em conflitos internos e contra outras nações europeias, o governo britânico não empreendeu uma política colonial em que as atividades dos colonos fossem severamente fiscalizadas. Sob tal aspecto, a postura britânica ficou conhecida como “negligência salutar” ao abrir oportunidade para que os colonos norte-americanos desenvolvessem formas de organização política e econômica próprias.
Explique a situação que impeliu a Inglaterra a extinguir as antigas liberdades que marcam sua relação junto às Treze Colônias.
Entre os anos de 1756 e 1763, a Inglaterra se envolveu na chamada Guerra dos Sete Anos. Nesse conflito, travado contra os franceses, o governo inglês acabou derrotando os seus inimigos a custa de uma enorme dívida. De tal modo, buscando reparar sua delicada situação financeira, o governo da Inglaterra decidiu empreender a cobrança de novos impostos nas Treze Colônias.
Qual o significado histórico da chamada Boston Tea Party?
A “Boston Tea Party” (Festa do Chá de Boston) foi uma das primeiras situações de conflito em que os ingleses mostraram a sua insatisfação mediante a nova política fiscal da Coroa Britânica. Após o conflito acontecido nesse evento, os colonos foram reprimidos pelos ingleses com a publicação das chamadas “Leis Intoleráveis”. Esses, por sua vez, se organizaram para exigirem o fim dessas exigências e, logo depois, organizarem a declaração de sua independência.
Por que os franceses apoiaram as Treze Colônias na Guerra de Independência? E como isso influenciou no desenrolar da Revolução Francesa?
A França resolveu apoiar as Treze Colônias como uma forma de retaliação à derrota sofrida para os ingleses na Guerra dos Sete Anos. A participação francesa na Guerra de Independência dos Estados Unidos acabou influenciado os franceses através dos ideais de igualdade e autonomia que inspiraram os colonos norte-americanos contra a Inglaterra. De modo semelhante, esse mesmo discurso foi retomado quando a população francesa questionou a autoridade monárquica em seu país.