Exercícios sobre Irineu de Lyon contra o gnosticismo
Santo Irineu, ou Irineu de Lyon (130-202 d.C.), escreveu uma das principais obras do cristianismo primitivo em que são descritas e refutadas as doutrinas gnósticas. O nome dessa obra é Adversus Haereses (Contra as Heresias). A seita gnóstica refutada nessa obra de Irineu é:
a) a maçonaria
b) o pitagorismo
c) valentinianismo
d) o zoroastrismo
e) a cabala
Letra C
Santo Irineu escreveu Adversus Heareses para combater as doutrinas do valentinianismo, isto é, a seita gnóstica que seguiu os preceitos de Valentim (100-160 d.C.), um intelectual do século II que misturava as doutrinas dos evangelhos com o gnosticismo neoplatônico.
Entre as teses doutrinais da gnose de Valentim criticadas por Irineu, estava:
a) a ideia de que havia três pessoas constituindo a figura do Deus cristão, o Pai, o Filho e o Espírito.
b) a ideia de que Jesus Cristo era apenas um mestre espiritual, como Buda e Zaratustra.
c) a ideia de que os cristãos deviam aproximar-se mais da filosofia grega, o que não ocorria naquela época.
d) a ideia de que Satã era o verdadeiro redentor da humanidade.
e) a ideia de que havia um lugar de Plenitude, o Pleroma, habitado por seres divinos, os Éons.
Letra E
Valentim, inspirado na gnose, isto é, na sabedoria tradicional esotérica que contrapunha as figuras de um ser divino bom e outro ruim, concebia a ideia do Pleroma e dos Éons. Cristo, para Valentim, teria sido instruído por um Éon bom a fim de libertar os homens do sofrimento causado pelo mau Éon.
Um dos problemas do gnosticismo valentiniano, segundo Irineu de Lyon, estava no fato de que suas concepções destruíam um dos pilares do cristianismo, que é:
a) a Trindade
b) o seu caráter maniqueísta
c) a figura do Deus vingador
d) a divindade de Maria, mãe de Jesus
e) a divindade dos anjos
Letra A
Os valentinianos concebiam a existência de mais de um Deus e a eles atribuíam características positivas ou negativas. A doutrina da Trindade, ao contrário, concebe a ideia de um só Deus em três pessoas coexistentes e eternas, o Pai, o Filho e o Espírito.
O conhecimento (gnose), para os valentinianos, era considerado o caminho para alcançar a plenitude. O praticante da gnose, portanto, possuía, aos olhos da perspectiva ortodoxa de Irineu:
a) a faculdade privilegiada de conhecer a Deus de foram direta.
b) o pecado da soberba, pelo fato de se julgar um ser “iluminado” pelo conhecimento.
c) os segredos para habitar o Paraíso.
d) mais inteligência e virtude que o cristão mediano.
e) mais chances de ser salvo.
Letra B
Para Irineu, os valentinianos e demais gnósticos cometiam o pecado da soberba, do orgulho sapiencial de se julgarem aptos a compreender todas as coisas e todos os mistérios do universo por meio da gnose.