Exercícios sobre Irineu de Lyon contra o gnosticismo

Com estes exercícios sobre Irineu de Lyon contra o gnosticismo, você poderá testar seu conhecimento sobre as heresias no seio do cristianismo primitivo. Publicado por: Cláudio Fernandes
Questão 1

Santo Irineu, ou Irineu de Lyon (130-202 d.C.), escreveu uma das principais obras do cristianismo primitivo em que são descritas e refutadas as doutrinas gnósticas. O nome dessa obra é Adversus Haereses (Contra as Heresias). A seita gnóstica refutada nessa obra de Irineu é:

a) a maçonaria

b) o pitagorismo

c) valentinianismo

d) o zoroastrismo

e) a cabala

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Letra C

Santo Irineu escreveu Adversus Heareses para combater as doutrinas do valentinianismo, isto é, a seita gnóstica que seguiu os preceitos de Valentim (100-160 d.C.), um intelectual do século II que misturava as doutrinas dos evangelhos com o gnosticismo neoplatônico.

Questão 2

Entre as teses doutrinais da gnose de Valentim criticadas por Irineu, estava:

a) a ideia de que havia três pessoas constituindo a figura do Deus cristão, o Pai, o Filho e o Espírito.

b) a ideia de que Jesus Cristo era apenas um mestre espiritual, como Buda e Zaratustra.

c) a ideia de que os cristãos deviam aproximar-se mais da filosofia grega, o que não ocorria naquela época.

d) a ideia de que Satã era o verdadeiro redentor da humanidade.

e) a ideia de que havia um lugar de Plenitude, o Pleroma, habitado por seres divinos, os Éons.

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Letra E

Valentim, inspirado na gnose, isto é, na sabedoria tradicional esotérica que contrapunha as figuras de um ser divino bom e outro ruim, concebia a ideia do Pleroma e dos Éons. Cristo, para Valentim, teria sido instruído por um Éon bom a fim de libertar os homens do sofrimento causado pelo mau Éon.

Questão 3

Um dos problemas do gnosticismo valentiniano, segundo Irineu de Lyon, estava no fato de que suas concepções destruíam um dos pilares do cristianismo, que é:

a) a Trindade

b) o seu caráter maniqueísta

c) a figura do Deus vingador

d) a divindade de Maria, mãe de Jesus

e) a divindade dos anjos

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Letra A

Os valentinianos concebiam a existência de mais de um Deus e a eles atribuíam características positivas ou negativas. A doutrina da Trindade, ao contrário, concebe a ideia de um só Deus em três pessoas coexistentes e eternas, o Pai, o Filho e o Espírito.

Questão 4

O conhecimento (gnose), para os valentinianos, era considerado o caminho para alcançar a plenitude. O praticante da gnose, portanto, possuía, aos olhos da perspectiva ortodoxa de Irineu:

a) a faculdade privilegiada de conhecer a Deus de foram direta.

b) o pecado da soberba, pelo fato de se julgar um ser “iluminado” pelo conhecimento.

c) os segredos para habitar o Paraíso.

d) mais inteligência e virtude que o cristão mediano.

e) mais chances de ser salvo.

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Letra B

Para Irineu, os valentinianos e demais gnósticos cometiam o pecado da soberba, do orgulho sapiencial de se julgarem aptos a compreender todas as coisas e todos os mistérios do universo por meio da gnose.