Exercícios sobre Joana D'Arc

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre Joana D'Arc, você pode testar os seus conhecimentos acerca de uma das maiores personagens da Idade Média. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(FEI-SP) Há seiscentos anos nascia Santa Joana D’Arc em Domrémy (França). Aos 19 anos, tornou-se uma heroína nacional e mártir da religião. A vida de Joana D’Arc está associada à:

a) Guerra dos Cem Anos, que indica os conflitos armados entre a França e Sacro Império Romano-Germânico resultantes das rivalidades entre católicos e protestantes.

b) Guerra das Duas Rosas, lutas dinásticas realizadas pela sucessão do trono da França durante o século XV.

c) Guerra dos Trinta Anos, ocorrida entre a França e a Espanha durante a dinastia dos Habsburgos. Neste conflito, Joana D’Arc foi queimada na fogueira pela Inquisição espanhola.

d) Guerra dos Cem Anos, que indica uma série de conflitos armados entre Inglaterra e França entre os séculos XIV e XV.

e) Expansão do Reino Franco, que, ao incorporar a maior parte da Europa Ocidental e Central, configurou o Império Carolíngio.

questão 2

Como combatente em defesa do reino francês durante a Guerra dos Cem Anos, Joana D'Arc conseguiu agrupar cerca de 5.000 camponeses sob seu comando. A primeira grande vitória de Joana e sua tropa foi:

a) a Batalha de Termópilas

b) a Batalha de Lepanto

c) o Cerco de Versalhes

d) o Cerco do Forte de Orleãs

e) a Batalha de Rouen

questão 3

(FGV) "Quando Joana D'Arc chegou, a 29 de abril de 1429, os habitantes da cidade estavam prestes a capitular, pois os ingleses tinham-se apoderado das fortalezas e dos castelos que rodeavam Orléans. A 4 de maio, Joana, com os seus soldados, tomou primeiro o castelo (...) Na manhã de 8 de maio, a Donzela verificou que os ingleses haviam abandonado os outros castelos. Orléans estava libertada e os seus habitantes aclamaram em delírio Joana D'Arc, que se sentia feliz por ter cumprido a promessa feita ao seu rei." (Gabalda e Beaulieu).

Tendo o trecho anterior como base, assinale a alternativa correta.

a) A tomada de Orléans define o fim da Guerra dos Cem Anos, consolidando a unidade e a monarquia francesas;

b) Joana D'Arc, camponesa de Domremy, recebeu como recompensa pelo feito o título de nobreza e, portanto, o direito às terras nas quais anteriormente vivia;

c) nacionalismo emergente, reforçado pelo significado desse feito, foi capitalizado pelos reis da dinastia Valois para consolidar a monarquia francesa;

d) Joana D'Arc, aristocrata de nascimento e posses, foi condenada à fogueira posteriormente, tornando-se símbolo do nacionalismo francês;

e) A derrota dos ingleses em Orléans marca o fim da Guerra dos Cem anos, mas não define, de imediato, a unidade e a monarquia francesas.

questão 4

Como forma de supostamente evitar uma insurreição camponesa liderada por Joana D'Arc, os nobres franceses, alinhados com o rei Carlos VII:

a) acusaram Joana D'Arc de conspiração e mataram-na enforcada.

b) entregaram a religiosa e líder militar aos inimigos ingleses.

c) condenaram-na ao degredo e enviaram-na para o Norte africano.

d) financiaram camponeses para conspirarem contra a religiosa.

e) deram a ela um alto posto na hierarquia do exército francês.

respostas
Questão 1

Letra D

Joana D'Arc ficou conhecida por tornar-se uma grande líder militar que lutou pelo reino da França durante a Guerra dos Cem Anos, na Baixa Idade Média, contra o reino da Inglaterra.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O Cerco de Orleãs, ocorrido em 1429, foi a primeira grande conquista militar de Joana D'Arc e seu exército. Essa vitória tornou mais imponente a autoridade de Carlos VII sobre os demais nobres franceses que ainda mantinham alianças com os ingleses.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Joana D'Arc foi responsável pela virada estratégica francesa na Guerra dos Cem Anos ao libertar Orleãs e reconquistar outras cidades próximas, que estavam sob posse dos ingleses. Filipe, conde de Valois, aproveitou-se do desempenho dos exércitos de Joana D'Arc para promover-se sobre os outros nobres franceses.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Joana D'Arc foi capturada pelos borguinhões e levada até aos duques de Borgonha e de Luxemburgo. Esse último negociou a venda da líder militar com os ingleses, que estavam sequiosos por sua prisão. Enviada às autoridades inglesas, Joana foi julgada, considerada bruxa – por conta de seu misticismo religioso – e condenada à morte na fogueira, em Rouen.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado