Exercícios sobre Maio de 1968

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os protestos que se espalharam pela França e foram realizados por estudantes e trabalhadores em Maio de 1968. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

A mobilização estudantil de Maio de 1968 inspirou-se em uma série de acontecimentos e movimentos de luta da época. Selecione a alternativa abaixo que traz um movimento que não repercutiu nos movimentos estudantis franceses no contexto em questão:

a) Guerra do Vietnã

b) Movimento afro-americano pelos direitos civis

c) Descolonização da África

d) Guerrilhas sul-americanas

e) Guerra de Yom Kippur

Ver resposta
Resposta

LETRA E

De todos os acontecimentos citados, o único que não se encaixa no contexto de Maio de 1968 é a Guerra de Yom Kippur, pois esse conflito árabe-israelense aconteceu em 1973. Todos os outros acontecimentos citados, de uma certa forma, tiveram reflexos nos movimentos estudantis franceses do período.

Questão 2

Os protestos de 1968 na verdade começaram em março e somente em maio é que se espalharam com grande ímpeto por toda a França. Selecione a alternativa abaixo que traz a unidade da Universidade de Paris onde tudo se iniciou:

a) Sorbonne

b) Saint-Denis

c) Nanterre

d) Créteil

e) Dauphine

Ver resposta
Resposta

LETRA C

Os eventos de Maio de 1968, na verdade, começaram em março daquele ano a partir da mobilização dos estudantes da unidade da Universidade de Paris que se localizava em Nanterre. Tudo começou quando estudantes invadiram a administração da universidade como resposta à punição que haviam sofrido por protestar contra a Guerra do Vietnã. Do movimento em Nanterre surgiu Daniel Cohn-Bendit, uma importante liderança estudantil durante o Maio de 1968.

Questão 3

Maio de 1968 tornou-se muito conhecido por frases de ordem e dizeres questionando os valores da sociedade ocidental que foram espalhados pelos estudantes. Selecione a alternativa abaixo que traz uma das frases popularizadas por eles em 1968:

a) “Não passarão.”

b) “Deus está morto.”

c) “A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos.”

d) “Se não há luta, não há progresso.”

e) “Sejam realistas, peçam o impossível.”

Ver resposta
Resposta

LETRA E

A partir de Maio de 1968, inúmeras frases, como “É proibido proibir”, foram cunhadas pelos movimentos estudantis e ficaram imortalizadas. Especificamente nesta questão, a resposta correta é a alternativa E, pois: a primeira frase remonta à Guerra Civil Espanhola (1936-1939); a segunda foi escrita por Friedrich Nietzsche em A gaia ciência; a terceira é de Martin Luther King Jr., e a quarta frase é do abolicionista Frederick Douglass.

Questão 4

O Maio de 1968 chegou a ameaçar a estabilidade da Quinta República Francesa, porém o movimento acabou não conseguindo concretizar mudanças políticas no país. O governante francês que esteve no centro dos protestos e obteve uma importante vitória nas eleições de junho de 1968 foi:

a) Édouard Daladier

b) Philippe Pétain

c) Charles de Gaulle

d) Jacques Chirac

e) Daniel Cohn-Bendit

Ver resposta
Resposta

LETRA C

Charles de Gaulle foi presidente da França de 1959 até 1969 e responsável por inaugurar o período da história francesa conhecido como Quinta República. Ele havia atuado ativamente na luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e encabeçado um governo de resistência. Durante o Maio de 1968, o presidente francês era bastante criticado pelos estudantes e seu governo chegou a ser ameaçado, porém, sobreviveu quando seu partido obteve maioria nas eleições de junho daquele mesmo ano.

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo