Exercícios sobre Mao Tsé-Tung
Mao Tsé-Tung foi a principal personalidade por trás de um dos principais acontecimentos do século XX. Estamos falando do/da:
a) Guerra da Coreia
b) Guerra da Indochina
c) Guerra do Vietnã
d) Revolução Chinesa
e) Incidente Mukden
LETRA D
Mao Tsé-Tung liderava o Partido Comunista Chinês, desde a década de 1930, e foi o líder dos comunistas chineses na luta travada contra os nacionalistas do Kuomintang e contra os invasores japoneses. Depois que os japoneses foram derrotados, em 1945, Mao Tsé-Tung seguiu na liderança dos comunistas na luta contra o Kuomintang. A derrota dos Kuomintang, em 1949, levou à formação da República Popular da China. Esse evento ficou conhecido como Revolução Chinesa.
Na década de 1920, Mao Tsé-Tung já era um dos grandes nomes do Partido Comunista Chinês, o PCCh. Foi nesse período que a rivalidade entre o PCCh e o Kuomintang iniciou-se, dando início a uma guerra civil que se estendeu até a década de 1940. A razão principal para o início da guerra civil na China foi:
a) o golpe conduzido pelo PCCh contra o Kuomintang em Xangai, em 1925.
b) a aliança oficial entre Mao Tsé-Tung e Josef Stalin.
c) o temor do líder do Kuomintang, Chiang Kai-shek, quanto ao crescimento do PCCh.
d) um atentado terrorista realizado pelos membros do PCCh na província de Jiangxi, em 1927.
e) a invasão dos japoneses a partir do Incidente Mukden.
LETRA C
A Guerra Civil Chinesa foi causada pela beligerância de Chiang Kai-shek, líder dos Kuomintang a partir de 1925. A aliança do Kuomintang com o PCCh acabou indo por água abaixo porque Chiang Kai-shek temia o crescimento dos comunistas no interior de seu partido. Assim, ele ordenou a perseguição aos comunistas, o que se transformou em uma guerra do Kuomintang contra o PCCh.
Em 1934, as forças do PCCh foram obrigadas a fugir de Jiangxi para sobreviver. Esse acontecimento ficou conhecido como:
a) Incidente da Ponte Marco Polo
b) Grande Marcha
c) Incidente Mukden
d) Trilha das Lágrimas
e) Grande Fuga de Jiangxi
LETRA B
A fuga dos membros do PCCh estacionados em Jiangxi ocorreu em 1934 e foi motivada pelo seu enfraquecimento perante o poderio das forças do Kuomintang. Mao Tsé-Tung foi o responsável por conduzir essa fuga, que ficou conhecida como Grande Marcha. Durante a marcha de mais de 10 mil quilômetros, cerca de 90% das forças comunistas que iniciaram a marcha pereceram.
Um dos eventos mais marcantes da vida de Mao Tsé-Tung foi o seu papel central na realização da Revolução Cultural Chinesa (1966-1976). Esse evento foi responsável pela perseguição a milhares de pessoas por questões ideológicas. Estima-se que até dois milhões de pessoas tenham morrido em decorrência da Revolução Cultural. Esse acontecimento tem relação com:
a) a influência da URSS na China.
b) a desestabilização do país provocada por agentes norte-americanos.
c) a tentativa de golpe realizada pelos dissidentes do PCCh em virtude da crise econômica que atingiu a China na década de 1960.
d) os protestos que aconteciam no país em razão do envolvimento da China na Guerra do Vietnã.
e) as disputas internas pelo poder do PCCh e as críticas que Mao vinha sofrendo pelo fracasso do Grande Salto.
LETRA E
A Revolução Cultural foi um programa de perseguição ideológica conduzido por Mao Tsé-Tung e sua esposa. Esse programa tinha como objetivo perseguir todos aqueles que não se encaixavam nos ditames ideológicos estabelecidos pelo próprio Mao. Foi motivado pelas disputas no interior do PCCh e pelas críticas que Mao Tsé-Tung sofria em razão do fracasso de seu projeto conhecido como Grande Salto.