Topo
pesquisar

Exercícios sobre Mao Tsé-Tung

Exercícios de História

Faça estes exercícios que tratam a respeito da vida de Mao Tsé-Tung e dos grandes acontecimentos que marcaram a sua trajetória. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Mao Tsé-Tung foi a principal personalidade por trás de um dos principais acontecimentos do século XX. Estamos falando do/da:

a) Guerra da Coreia

b) Guerra da Indochina

c) Guerra do Vietnã

d) Revolução Chinesa

e) Incidente Mukden

questão 2

Na década de 1920, Mao Tsé-Tung já era um dos grandes nomes do Partido Comunista Chinês, o PCCh. Foi nesse período que a rivalidade entre o PCCh e o Kuomintang iniciou-se, dando início a uma guerra civil que se estendeu até a década de 1940. A razão principal para o início da guerra civil na China foi:

a) o golpe conduzido pelo PCCh contra o Kuomintang em Xangai, em 1925.

b) a aliança oficial entre Mao Tsé-Tung e Josef Stalin.

c) o temor do líder do Kuomintang, Chiang Kai-shek, quanto ao crescimento do PCCh.

d) um atentado terrorista realizado pelos membros do PCCh na província de Jiangxi, em 1927.

e) a invasão dos japoneses a partir do Incidente Mukden.

questão 3

Em 1934, as forças do PCCh foram obrigadas a fugir de Jiangxi para sobreviver. Esse acontecimento ficou conhecido como:

a) Incidente da Ponte Marco Polo

b) Grande Marcha

c) Incidente Mukden

d) Trilha das Lágrimas

e) Grande Fuga de Jiangxi

questão 4

Um dos eventos mais marcantes da vida de Mao Tsé-Tung foi o seu papel central na realização da Revolução Cultural Chinesa (1966-1976). Esse evento foi responsável pela perseguição a milhares de pessoas por questões ideológicas. Estima-se que até dois milhões de pessoas tenham morrido em decorrência da Revolução Cultural. Esse acontecimento tem relação com:

a) a influência da URSS na China.

b) a desestabilização do país provocada por agentes norte-americanos.

c) a tentativa de golpe realizada pelos dissidentes do PCCh em virtude da crise econômica que atingiu a China na década de 1960.

d) os protestos que aconteciam no país em razão do envolvimento da China na Guerra do Vietnã.

e) as disputas internas pelo poder do PCCh e as críticas que Mao vinha sofrendo pelo fracasso do Grande Salto.

respostas
Questão 1

LETRA D

Mao Tsé-Tung liderava o Partido Comunista Chinês, desde a década de 1930, e foi o líder dos comunistas chineses na luta travada contra os nacionalistas do Kuomintang e contra os invasores japoneses. Depois que os japoneses foram derrotados, em 1945, Mao Tsé-Tung seguiu na liderança dos comunistas na luta contra o Kuomintang. A derrota dos Kuomintang, em 1949, levou à formação da República Popular da China. Esse evento ficou conhecido como Revolução Chinesa.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

A Guerra Civil Chinesa foi causada pela beligerância de Chiang Kai-shek, líder dos Kuomintang a partir de 1925. A aliança do Kuomintang com o PCCh acabou indo por água abaixo porque Chiang Kai-shek temia o crescimento dos comunistas no interior de seu partido. Assim, ele ordenou a perseguição aos comunistas, o que se transformou em uma guerra do Kuomintang contra o PCCh.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

A fuga dos membros do PCCh estacionados em Jiangxi ocorreu em 1934 e foi motivada pelo seu enfraquecimento perante o poderio das forças do Kuomintang. Mao Tsé-Tung foi o responsável por conduzir essa fuga, que ficou conhecida como Grande Marcha. Durante a marcha de mais de 10 mil quilômetros, cerca de 90% das forças comunistas que iniciaram a marcha pereceram.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

A Revolução Cultural foi um programa de perseguição ideológica conduzido por Mao Tsé-Tung e sua esposa. Esse programa tinha como objetivo perseguir todos aqueles que não se encaixavam nos ditames ideológicos estabelecidos pelo próprio Mao. Foi motivado pelas disputas no interior do PCCh e pelas críticas que Mao Tsé-Tung sofria em razão do fracasso de seu projeto conhecido como Grande Salto.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola