Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Marcha sobre Roma

Exercícios de História

Faça estes exercícios a respeito da Marcha sobre Roma e teste seus conhecimentos sobre esse acontecimento que marcou a ascensão de Mussolini e dos fascistas ao poder da Itália. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Marcha sobre Roma foi responsável:

a) pela criação do Vaticano.

b) pela expulsão dos judeus de Roma.

c) pelo ataque contra os comunistas em Roma.

d) pela exigência da posse de Mussolini como primeiro-ministro.

e) pelo confronto aberto entre fascistas e monarquistas nas ruas de Roma.

questão 2

Após a Marcha sobre Roma, o rei italiano convidou Benito Mussolini para tornar-se primeiro-ministro da Itália e para compor um novo governo. Qual era o nome do antigo primeiro-ministro substituído por Benito Mussolini?

a) Vitor Emanuel

b) Luigi Facta

c) Giuseppe Mazzini

d) Gabriele d’Anunzio

e) Angelo Olivetti

questão 3

A respeito da Marcha sobre Roma, realizada na década de 1920, selecione a alternativa que apresenta uma informação FALSA:

a) Mussolini era o líder do Partido Nacional Fascista.

b) Por uma decisão do rei italiano, Benito Mussolini substituiu Luigi Facta como primeiro-ministro italiano.

c) Os fascistas assumiram sem apoio dos monarquistas.

d) Os fascistas perseguiam os comunistas por meio das gangues de camisas negras.

e) A subida de Mussolini ao poder aconteceu por meios constitucionais e legais.

questão 4

Antes de ascender politicamente e assumir o cargo de primeiro-ministro na Itália, Mussolini buscou o apoio de três importantes grupos da Itália. Esses grupos eram:

a) monarquistas, Igreja e industriais.

b) comerciantes e comunistas.

c) anarquistas e monarquistas.

d) Igreja, comerciantes e classe média.

e) comunistas e republicanos.

respostas
Questão 1

LETRA D

A Marcha sobre Roma aconteceu em 28 de outubro de 1922, quando milhares de fascistas de toda a Itália encaminharam-se para Roma com o objetivo de pressionar o rei italiano Vitor Emanuel III a nomear Benito Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista, primeiro-ministro italiano. De 30 a 40 mil fascistas posicionaram-se aos arredores da capital italiana e entraram na cidade. Nesse momento, Mussolini assumiu a função de primeiro-ministro.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Com a pressão sobre o rei Vitor Emanuel III, o então primeiro-ministro, Luigi Facta, foi demitido de sua função. Luigi Facta redigiu, durante a Marcha sobre Roma, um documento para que o rei autorizasse o decreto de estado de emergência para que pudesse convocar o Exército para reprimir os fascistas. O rei, porém, rejeitou a assinatura do documento, demitiu Facta e convidou Mussolini para o cargo.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

A ascensão dos fascistas ao poder da Itália aconteceu com o apoio dos monarquistas. Um sinal evidente disso foi que o próprio rei italiano convidou Mussolini para que ele assumisse a posição de primeiro-ministro. O apoio dos monarquistas era de grande importância, uma vez que representava um dos principais grupos da Itália.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

Os fascistas buscaram apoio dos monarquistas, da Igreja e dos industriais para ascender politicamente na Itália. Mussolini percebeu que a ascensão de seu partido dependia do apoio desses grupos e, para isso, procurou combater a violência das gangues de camisas pretas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola