Exercícios sobre a Marcha sobre Roma
A Marcha sobre Roma foi responsável:
a) pela criação do Vaticano.
b) pela expulsão dos judeus de Roma.
c) pelo ataque contra os comunistas em Roma.
d) pela exigência da posse de Mussolini como primeiro-ministro.
e) pelo confronto aberto entre fascistas e monarquistas nas ruas de Roma.
LETRA D
A Marcha sobre Roma aconteceu em 28 de outubro de 1922, quando milhares de fascistas de toda a Itália encaminharam-se para Roma com o objetivo de pressionar o rei italiano Vitor Emanuel III a nomear Benito Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista, primeiro-ministro italiano. De 30 a 40 mil fascistas posicionaram-se aos arredores da capital italiana e entraram na cidade. Nesse momento, Mussolini assumiu a função de primeiro-ministro.
Após a Marcha sobre Roma, o rei italiano convidou Benito Mussolini para tornar-se primeiro-ministro da Itália e para compor um novo governo. Qual era o nome do antigo primeiro-ministro substituído por Benito Mussolini?
a) Vitor Emanuel
b) Luigi Facta
c) Giuseppe Mazzini
d) Gabriele d’Anunzio
e) Angelo Olivetti
LETRA B
Com a pressão sobre o rei Vitor Emanuel III, o então primeiro-ministro, Luigi Facta, foi demitido de sua função. Luigi Facta redigiu, durante a Marcha sobre Roma, um documento para que o rei autorizasse o decreto de estado de emergência para que pudesse convocar o Exército para reprimir os fascistas. O rei, porém, rejeitou a assinatura do documento, demitiu Facta e convidou Mussolini para o cargo.
A respeito da Marcha sobre Roma, realizada na década de 1920, selecione a alternativa que apresenta uma informação FALSA:
a) Mussolini era o líder do Partido Nacional Fascista.
b) Por uma decisão do rei italiano, Benito Mussolini substituiu Luigi Facta como primeiro-ministro italiano.
c) Os fascistas assumiram sem apoio dos monarquistas.
d) Os fascistas perseguiam os comunistas por meio das gangues de camisas negras.
e) A subida de Mussolini ao poder aconteceu por meios constitucionais e legais.
LETRA C
A ascensão dos fascistas ao poder da Itália aconteceu com o apoio dos monarquistas. Um sinal evidente disso foi que o próprio rei italiano convidou Mussolini para que ele assumisse a posição de primeiro-ministro. O apoio dos monarquistas era de grande importância, uma vez que representava um dos principais grupos da Itália.
Antes de ascender politicamente e assumir o cargo de primeiro-ministro na Itália, Mussolini buscou o apoio de três importantes grupos da Itália. Esses grupos eram:
a) monarquistas, Igreja e industriais.
b) comerciantes e comunistas.
c) anarquistas e monarquistas.
d) Igreja, comerciantes e classe média.
e) comunistas e republicanos.
LETRA A
Os fascistas buscaram apoio dos monarquistas, da Igreja e dos industriais para ascender politicamente na Itália. Mussolini percebeu que a ascensão de seu partido dependia do apoio desses grupos e, para isso, procurou combater a violência das gangues de camisas pretas.