Whatsapp

Exercícios sobre Mesopotâmia

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos a respeito da Mesopotâmia, região no Oriente que abrigou algumas das primeiras civilizações da humanidade. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Crescer Consultorias – adaptado) A Mesopotâmia histórica é comumente confundida como uma civilização e cultura ordenada e centralizada, mas na realidade é o berço de diversas culturas e povos ao longo da história. Dos povos que habitaram na região, qual deles promoveu o surgimento da escrita cuneiforme?

a) Sumérios.

b) Assírios.

c) Caldeus.

d) Amoritas.

e) Acadianos.

questão 2

(Gualimp – adaptado) As primeiras cidades mesopotâmicas são chamadas pelos historiadores de cidades-Estado. Essa denominação decorre das seguintes características:

(a) Por estarem unificadas politicamente a um Estado central, que coordenava cada uma das cidades.

b) Por manterem uma unidade independente, governada por um Estado central, mas que respondia a uma autoridade imperial.

c) Por terem autonomia econômica e religiosa, mas manterem-se subordinadas a uma confederação, à qual deveriam pagar tributos.

d) Por serem independentes, possuírem um governo próprio, divindades protetoras e capacidade de defesa militar própria.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 3

(Enem) Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurábi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o Código de Hamurábi. O legislador babilônio consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.

Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de:

a) assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.

b) tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.

c) conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.

d) promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.

e) conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.

questão 4

(UFRN)

As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.

b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.

c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.

d) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.

questão 5

(Fundatec – adaptado) Analise as assertivas a seguir sobre a Mesopotâmia.

I. Há uma crença forte por estudiosos de que somente nessa região iniciou a vida urbana.

II. Não existe registro e pesquisas que apontam o surgimento da vida urbana em outras regiões do mundo antes da Mesopotâmia.

III. Há pesquisa na atualidade que aponta a possibilidade da existência da vida urbana em outras regiões que não seja a Mesopotâmia.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas II e III.

questão 6

Quais dos povos abaixo não faziam parte da Mesopotâmia?

a) Sumérios.

b) Amoritas.

c) Caldeus.

d) Assírios.

e) Hicsos.

questão 7

Qual cidade mesopotâmica ficou conhecida por possuir uma grande biblioteca que foi construída no século VII a.C., a mando do rei Assurbanípal?

a) Ur.

b) Uruk.

c) Nínive.

d) Babilônia.

e) Assur.

questão 8

Qual obra da Antiguidade narra a história de um rei sumério em sua jornada em busca da humildade?

a) Epopeia de Gilgamesh.

b) Bíblia.

c) Talmud.

d) Códice Ixtlilxochitl.

e) Nenhuma das alternativas.

questão 9

Deus mesopotâmico reconhecido como o responsável por ter ensinado o homem a ser civilizado:

a) Eridu.

b) Enki.

c) Inana.

d) Ishtar.

e) Marduk.

questão 10

Segundo registro dos gregos, uma construção mesopotâmica foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Estamos falando de qual construção?

a) Torre de Babel.

b) Jardins Suspensos da Babilônia.

c) Colosso de Rodes.

d) Farol de Alexandria.

e) Estela do Código de Hamurábi.

questão 11

Quais eram os dois grandes rios responsáveis por garantir o sustento dos povos mesopotâmicos?

a) Ganges e Jordão.

b) Nilo e Danúbio.

c) Indo e Amarelo.

d) Jordão e Nilo.

e) Tigre e Eufrates.

questão 12

Qual rei mesopotâmico foi o responsável por formar um reino com um poder unificado após conquistar as principais cidades da Suméria?

a) Hamurábi

b) Assurbanípal

c) Sargão, o Grande

d) Enlil-Bani

e) Irra-Imiti

respostas
Questão 1

LETRA A

A escrita cuneiforme foi a primeira forma de escrita da humanidade, tendo sido desenvolvida pelos sumérios por volta de 3200 a.C. Era realizada em blocos de argila por meio de objetos em forma de cunha, e os registros dessa escrita permitiram ampliar o conhecimento sobre essa região.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

As primeiras cidades mesopotâmicas, formadas pelos sumérios, são classificadas pelos historiadores como cidades-Estado por possuírem autonomia. Assim, cada cidade possuía sua própria administração, com reis e deuses protetores distintos, sendo função da cidade garantir sua própria proteção. A partir dos acadianos, surgiu o primeiro governo centralizado.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O Código de Hamurábi foi formulado no século XVIII a.C., a mando do rei babilônio, Hamurábi. Era uma espécie de código penal que tipificava as ações que seriam consideradas passíveis de punição. Era baseado no princípio do “olho por olho, dente por dente” e foi considerado um grande avanço civilizacional para a Mesopotâmia.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C.

Marcando o processo de formação que se desenrola na formação das primeiras civilizações, os povos que habitaram a região do Nilo, Tigre e Eufrates tinham no uso do rico suporte hidráulico dessas regiões a criação de sociedades complexas onde vemos a presença de um grande contingente populacional, a formação de instituições políticas e diferenciações sociais.  

Voltar a questão
Questão 5

LETRA C

Tradicionalmente, os estudos apontam que as primeiras cidades surgiram na região da Mesopotâmia  ao final do Período Neolítico. No entanto, estudos recentes apontam para a possibilidade de que as primeiras cidades possam ter se desenvolvido em outro local que não a Mesopotâmia.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA E

Os hicsos não eram povos mesopotâmicos, uma vez que, acredita-se, que eles eram originários da região do Levante (onde se desenvolveram os fenícios, por exemplo). Os hicsos ficaram conhecidos por terem dominado o Egito por um período no segundo milênio antes de Cristo.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA C

A Biblioteca de Nínive, como o próprio nome sugere, ficava na cidade de Nínive, na Assíria. Essa biblioteca foi construída no século VII a.C., por ordem de Assurbanípal, um dos reis mais poderosos dos assírios. Foi uma das grandes bibliotecas da Antiguidade, sendo destruída no final do século VII a.C., quando Nínive foi invadida por povos inimigos dos assírios.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA A

A Epopeia de Gilgamesh foi um poema épico mesopotâmico que foi escrito por volta de 2000 a.C. Narrava os feitos de Gilgamesh, um rei sumério. Essa história foi encontrada no século XIX, quando tabuletas em escrita cuneiforme foram encontradas em escavações na antiga cidade de Nínive.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA B

Na mitologia mesopotâmica, o deus responsável pelo progresso da humanidade e por seus avanços civilizações era Enki. Ele era o responsável por dar conhecimento e sabedoria para os grandes líderes da Mesopotâmia.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA B

Os Jardins Suspensos da Babilônia foram considerados pelo poeta grego Antípatro de Sídon uma das sete maravilhas do mundo antigo. Acredita-se que foi construída por ordem de Nabucodonosor, no século VI a.C., mas não há inscrições e nem vestígios arqueológicos que sustentem a sua existência. Outros historiadores sugerem que o relato grego se referia, na verdade, a um jardim construído em Nínive pelo rei assírio Senaqueribe.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA E

A Mesopotâmia estava localizada entre os rios Tigre e Eufrates, os dois grandes responsáveis pela garantia de vida na região. Os dois rios deram nome a essa região, uma vez que Mesopotâmia vem de uma expressão grega que significava “terra entre rios”.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA C

Sargão, o Grande, ou Sargão da Acádia, reis dos acadianos, foi o primeiro a unificar as cidades sumérioas sob o comando de um monarca só. Ele estabeleceu a dinastia acadiana e acredita-se que  tenha reinado no século XXIII a.C.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado