Whatsapp

Exercícios sobre mitologia grega

Exercícios de História

Faça estes exercícios que tratam da mitologia grega, o conjunto de mitos que formavam a religiosidade dos gregos na Antiguidade. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Qual o nome do conflito que foi travado entre os deuses gregos e os titãs?

a) Gigantomaquia

b) Titanomaquia

c) Guerra de Troia

d) Rapto das Sabinas

e) Não houve nenhum conflito entre os deuses e os titãs

questão 2

Duas importantes fontes de conhecimento sobre a mitologia grega são os poemas épicos Ilíada e Odisseia. Quem é considerado o autor desses poemas?

a) Hesíodo

b) Aristóteles

c) Heródoto

d) Homero

e) Tucídides

questão 3

Quem era a figura conhecida como Medusa?

a) uma górgona

b) uma ninfa

c) uma sereia

d) uma deusa

e) uma titânide

questão 4

Deus grego que perseguiu Odisseu e atrasou o seu retorno para seu lar em dez anos:

a) Zeus

b) Hades

c) Hermes

d) Ares

e) Poseidon

questão 5

Deusa que foi sequestrada por Hades quando colhia flores em uma pradaria:

a) Hera

b) Atena

c) Perséfone

d) Deméter

e) Afrodite

questão 6

Deus grego que era considerado o patrono dos ladrões:

a) Hélio

b) Hefesto

c) Hermes

d) Zeus

e) Hades

questão 7

Um mito grego narra a paixão de Apolo pela ninfa Dafne, mas esse amor de Apolo não foi correspondido. Para fugir de Apolo, Dafne assumiu qual forma?

a) De uma aranha

b) De um pássaro

c) De uma idosa

d) De um loureiro

e) De uma vaca

questão 8

Os Mistérios de Elêusis eram um festival religioso dedicado a quais divindades gregas?

a) Perséfone e Deméter

b) Hades e Poseidon

c) Hermes e Dioniso

d) Ares e Afrodite

e) Hera e Hefesto

questão 9

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. e eram realizados a cada quatro anos na cidade de Olímpia. Esse evento era realizado em homenagem a:

a) Atena

b) Afrodite

c) Hera

d) Zeus

e) Poseidon

questão 10

Deus do submundo para os gregos e o responsável por impedir que os mortos saíssem de lá:

a) Hades

b) Poseidon

c) Hermes

d) Dioniso

e) Hefesto

questão 11

Deus do fogo e da metalurgia, conhecido por ter a aparência horrenda:

a) Hades

b) Poseidon

c) Apolo

d) Hélio

e) Hefesto

questão 12

Deus grego que foi ferido na Guerra de Troia por um mortal:

a) Ares

b) Apolo

c) Hermes

d) Zeus

e) Dioniso

respostas
Questão 1

Letra B

Titanomaquia é o nome do conflito que foi travado entre os deuses gregos e os titãs. Teve início depois que Zeus promoveu uma rebelião contra o titã Cronos, seu pai. Essa guerra se estendeu por dez anos e teve fim com a vitória dos deuses gregos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Homero é o autor dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. A Ilíada fala sobre a Guerra de Troia, enquanto a Odisseia aborda o retorno de Odisseu, soldado grego que lutou em Troia, para seu lar em Ítaca. Acredita-se que ambos os poemas são fruto da tradição oral dos gregos e foram registrados de maneira escrita por Homero.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Medusa ficou conhecida por ser uma górgona, um ser de aparência monstruosa que tinha a capacidade de transformar em pedra todos que olhavam diretamente para o seu rosto. Era conhecida por sua ferocidade. Os mitos gregos narram que ela foi morta pelo herói Perseu.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Em um dos poemas épicos escritos por Homero, Odisseia, é relatada a saga de Odisseu para retornar ao seu lar, a ilha de Ítaca. Seu retorno foi sabotado por Poseidon, deus dos mares e rios, de todas as maneiras. Poseidon se enfureceu com Odisseu porque ele feriu um de seus filhos. Somente dez anos depois de encerrada a Guerra de Troia é que Odisseu conseguiu retornar ao seu lar.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C

Perséfone, deusa da vegetação e da agricultura, foi sequestrada por Hades quando colhia flores em uma pradaria na Sicília. Hades havia sido atingido por uma flecha de Eros, deus do amor, e decidiu sequestrar a deusa, levá-la ao submundo e fazer dela a sua esposa.

Voltar a questão
Questão 6

Letra C

Hermes era um deus conhecido por sua capacidade de ser furtivo e também por cometer pequenos delitos (furtos). Por isso foi associado aos ladrões, tornando-se patrono desse grupo.

Voltar a questão
Questão 7

Letra D

Os mitos gregos contam que Apolo apaixonou-se por Dafne após ser atingido por uma flecha de ouro enviada por Eros. Dafne, por sua vez, tinha sido atingida por uma flecha de chumbo, o que a fez ter repulsa por envolvimentos amorosos. Apolo demonstrou suas intenções para Dafne, que o rejeitava. Perseguida por Apolo, ela pediu para que seu pai mudasse sua forma. Assim, ela foi transformada em um loureiro.

Voltar a questão
Questão 8

Letra A

Os Mistérios de Elêusis eram um dos festivais religiosos mais tradicionais da Grécia Antiga. Eram realizados em homenagem a Perséfone e Deméter. Esse festival encenava o sequestro de Perséfone e o desespero de Deméter. Os participantes buscavam conquistar uma vida após a morte confortável ao se iniciarem nesse ritual.

Voltar a questão
Questão 9

Letra D

Os Jogos Olímpicos reuniam atletas de toda a Grécia que participavam de diferentes modalidades esportivas. Somente homens podiam participar desses jogos e eles eram realizados em homenagem a Zeus.

Voltar a questão
Questão 10

Letra A

O deus do submundo para os gregos era Hades. Ele era o responsável por receber os mortos no submundo e impedir que eles saíssem de lá. Os gregos temiam profundamente esse deus e evitavam mencionar o seu nome.

Voltar a questão
Questão 11

Letra E

Hefesto era o deus grego do fogo, da metalurgia, dos vulcões e dos artesãos. Era reconhecido por ser capaz de fabricar inúmeros artefatos, incluindo objetos mágicos. Também era conhecido por ter uma aparência horrenda, sendo rejeitado até por sua mãe, a deusa Hera.

Voltar a questão
Questão 12

Letra A

O deus grego que foi ferido por um mortal na Guerra de Troia foi Ares, o deus da guerra. O responsável por isso foi um soldado chamado Diomedes. Esse soldado contou com o auxílio de Atena. Depois que Ares foi ferido, ele fugiu da guerra e se refugiu no Monte Olimpo.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado