Topo
pesquisar

Exercícios sobre o neonazismo

Exercícios de História

Amplie seus conhecimentos com estes exercícios sobre o neonazismo, ideologia de grupos que promovem o resgate e a exaltação da ideologia nazista. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A respeito dos grupos neonazistas, selecione a alternativa que traz a informação INCORRETA:

a) Mantêm opiniões negacionistas a respeito do Holocausto.

b) São grupos de visões extremamente homofóbicas.

c) Promovem a exaltação da personalidade de Adolf Hitler.

d) Paradoxalmente, os grupos neonazistas não possuem visões xenofóbicas.

e) São abertamente contra comunistas e anarquistas.

questão 2

Os neonazistas surgiram após a Segunda Guerra Mundial, promovendo o resgate dos ideais do nazismo alemão. Selecione a alternativa que traz uma característica que NÃO FAZIA parte da ideologia nazista:

a) Defesa do liberalismo

b) Antissemitismo

c) Antimarxismo

d) Culto ao líder

e) Supremacia racial

questão 3

Um dos principais elementos da ideologia neonazista é a negação do Holocausto, nome pelo qual é conhecido o genocídio de judeus promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A respeito do Holocausto, marque a alternativa correta:

a) O discurso antissemita dos nazistas surgiu apenas após a Crise de 1929.

b) O Holocausto foi inteiramente conduzido pelos alemães por meio do aprisionamento de judeus em campos de concentração.

c) Um dos episódios que marcou a escalada da violência contra os judeus na Alemanha foi a Noite das Facas Longas, em 1934.

d) O plano de extermínio dos judeus, conhecido como Solução Final, foi elaborado por Reinhard Heydrich e Heinrich Himmler.

e) Ao longo da realização do Holocausto, os alemães não contaram com a participação de nenhum outro país na execução de judeus.

questão 4

No Brasil, também existe um grande número de grupos neonazistas. Segundo especialistas, mais de 100 mil pessoas leem conteúdo neonazista na internet, por exemplo. Um dos estados que possui um grande número de grupos neonazistas é:

a) Minas Gerais

b) Rio de Janeiro

c) Distrito Federal

d) São Paulo

e) Espírito Santo

respostas
Questão 1

LETRA D

Os neonazistas estão diretamente relacionados com manifestações de xenofobia nos diferentes locais que atuam. A xenofobia praticada pelos neonazistas é direcionada, principalmente, contra grupos de imigrantes e seus descendentes, como contra imigrantes de origem africana ou árabe.

No Brasil, esses grupos praticam xenofobia contra pessoas de nacionalidade haitiana e venezuelana, por exemplo.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

Os nazistas eram abertamente contrários ao liberalismo político e econômico. No caso econômico, os nazistas afirmavam que o capitalismo liberal estava nas mãos dos judeus e, por isso, era tão desprezado. No caso político, a aversão vai contra a democracia liberal, isto é, contra a democracia representativa.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

Solução Final foi o plano que entrou em vigor entre 1941 e 1942, quando os nazistas decidiram promover o extermínio de todos os judeus da Europa. A partir desse plano, elaborado por Reinhard Heydrich e Heinrich Himmler, medidas para matar os judeus de diferentes formas começaram a ser tomadas. Para essa finalidade, foram usados os grupos e os campos de extermínio.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA D

Entre os estados citados, o que se destaca como um dos quatro que mais possuem grupos neonazistas é São Paulo, localizado na região Sudeste do Brasil. Os outros três estados com o maior número de grupos neonazistas são: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola