Exercícios sobre o Novo Império no Egito
(Cescem-SP) A importância histórica de Amenotep IV (Amenófis), faraó egípcio durante o chamado Novo Império (1580 a.C. – 1110 a.C.), está no fato de ter:
- promovido uma revolução religiosa ao instaurar um culto monoteísta.
- resistido à invasão militar de uma grande aliança asiática liderada pelos hicsos.
- patrocinado a construção dos maiores monumentos funerários em Gizé.
- expandido o domínio político menfita aos territórios da Líbia e da Etiópia.
- realizado uma revolução social que eliminou a escravidão dos lavradores.
Letra A. A principal marca de Amenontep IV foi instaurar o monoteísmo como forma de tentar diminuir o poder político dos sacerdotes.
O chamado Novo Império (1539-525 a.C.) do Egito foi o último período da divisão política da Civilização Egípcia. O Novo Império iniciou-se após uma reunificação dos egípcios que estavam, à época, sob o domínio dos:
- assírios.
- hebreus.
- hicsos.
- fenícios.
- persas.
Letra C. Os hicsos dominaram o Império Egípcio no final do Médio Império, após ações bélicas que incluíram o uso de cavalos, carros de guerra e armas feitas de ferro, instrumentos não conhecidos pelos egípcios.
Sobre o período da história da Civilização Egípcia, conhecido como Novo Império (1539-525 a.C.), analise as afirmativas abaixo.
I – O controle do Império sobre uma ampla porção de terras também fomentou a formação de atividades comerciais mais intensas, que incluíam a importação de madeira da Fenícia, de metais preciosos vindos da Núbia e da resina proveniente da Grécia e outras regiões do mundo Oriental;
II – Foi durante o Novo Império que os hebreus haviam se instalado no Egito, aproximadamente no século XIII a.C.. Com relação a esse fato, devemos assinalar que, após a saída dos hicsos, o governo egípcio converteu a população hebraica à condição de escravos;
III – A mudança provocada por Amenófis IV não perdurou no interior da sociedade egípcia. Tutancâmon, filho de Amenófis, assim que chegou ao poder tratou de restabelecer as antigas tradições religiosas monoteístas com a recuperação dos templos que haviam sido abandonados.
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa:
- Se I e II estiverem corretas.
- Se I e III estiverem corretas.
- Se II e III estiverem corretas.
- Se todas estiveram corretas.
- Se todas estiveram incorretas.
Letra A. A Afirmativa III está incorreta porque Tutancâmon restabeleceu as tradições religiosas monoteístas, e não politeístas.
Analise as informações contidas nas colunas abaixo, onde há indicações de alguns faraós egípcios e algumas de suas ações.
I - Tutmés III (1480-1448 a.C.) |
a - Venceu os hititas na Batalha de Kadesh. |
II - Ramsés II (1292-1225 a.C.) |
b - Morreu jovem, aos 19 anos, sendo que seu túmulo foi descoberto quase intacto em 1922. |
III - Tutancâmon (1358-1352 a.C.) |
c - Instaurou o monoteísmo como religião oficial. |
IV - Amenófis IV (1377-1358 a.C.) |
d - Levou o Império à sua maior extensão territorial. |
Assinale a alternativa que indica corretamente a correlação entre as duas colunas.
- I-c; II-d; III-b; IV-a.
- I-d; II-a; III-b; IV-c.
- I-b; II-c; III-c; IV-b.
- I-a; II-d; III-c; IV-b.
Letra B.
Observe a imagem abaixo:
Na imagem é possível perceber a representação de um culto egípcio a um deus cujo símbolo é um disco solar. A adoração a esse deus representou uma revolução religiosa impulsionada por um faraó do Novo Império ao crescente poder que detinham os sacerdotes egípcios. Qual era esse faraó e qual sua ação revolucionária?
- Faraó Tutancâmon e a transformação das pirâmides em templos.
- Faraó Amenemhat III e a criação do politeísmo.
- Faraó Amósis I e o fim da prática do antropozoomorfismo.
- Faraó Amenófis IV e o fim do politeísmo.
- Faraó Tutmés III e a adoção do monoteísmo.
Letra D. Para combater o crescente poder dos sacerdotes, Amenófis IV pôs fim ao politeísmo e transformou o deus Aton, representado pelo disco solar, no único deus oficial, passando a adotar o monoteísmo por um pequeno período da história egípcia.