Exercícios sobre os anos de chumbo

Com estes exercícios sobre os anos de chumbo, relembre alguns fatos que marcaram o período entre 1968 e 1974, de maior repressão durante a Ditadura Militar, no Brasil. Publicado por: Daniel Neves Silva
Questão 1

Os anos de chumbo referem-se, principalmente, a qual governo da Ditadura Militar:

a) Humberto Castello Branco

b) Artur Costa e Silva

c) Emílio Médici

d) Ernesto Geisel

e) João Figueiredo

Ver resposta
Resposta

LETRA C

Os anos de chumbo se estenderam de 1968 a 1974, período que coincide quase integralmente com a duração do mandato de Emílio Médici, que governou o Brasil de 1969 a 1974.

Questão 2

Qual Ato Institucional deu início ao período dos anos de chumbo:

a) AI-1

b) AI-2

c) AI-3

d) AI-4

e) AI-5

Ver resposta
Resposta

LETRA E

Os historiadores consideram que o período de maior repressão da Ditadura Militar, os anos de chumbo, se iniciou com o Ato Institucional nº 5. O AI-5 foi anunciado pela ditadura, em 13 de dezembro de 1968, como resposta aos movimentos de oposição a ela. Esse ato endureceu o regime e se manteve em vigor por mais de 10 anos.

Questão 3

Capitão do Exército que desertou e ingressou na luta armada contra a Ditadura Militar:

a) Carlos Marighella

b) Carlos Lamarca

c) José Genoíno

d) Joaquim Câmara

e) Edson Luís de Lima Souto

Ver resposta
Resposta

LETRA B

Carlos Lamarca foi um dos grandes nomes da resistência armada à Ditadura Militar no Brasil. Ele desertou em janeiro de 1969 e, junto de outros militares, levou dezenas de fuzis, metralhadoras e munição para lutar contra a ditadura. Atuou em São Paulo e depois fugiu para a Bahia, onde foi morto pelos militares, em 1971.

Questão 4

Com o fim do período dos anos de chumbo, foi dado início à abertura controlada do Brasil, em sintonia com os interesses militares. Esse processo foi iniciado no governo de:

a) Humberto Castello Branco

b) Artur Costa e Silva

c) Emílio Médici

d) Ernesto Geisel

e) João Figueiredo

Ver resposta
Resposta

LETRA D

A abertura do Brasil se iniciou durante o governo de Ernesto Geisel, sendo considerada uma abertura gradual, lenta e controlada. Não era desejo dos militares restabelecer uma democracia plena no Brasil, e sim apenas devolver o poder aos civis, mas estabelecendo governos alinhados ideologicamente com os militares.

Questão 5

(Fundatec) Qual evento histórico determinou o encerramento do período militar no Brasil?

a) A eleição de João Figueiredo da Silva.

b) A criação da Constituição de 1988.

c) A eleição de Fernando Collor de Mello.

d) A eleição de Tancredo de Almeida Neves, pelo colégio eleitoral, em 15 de janeiro de 1985.

e) A vitória de Tancredo Neves, realizada com a participação do povo brasileiro, no ano de 1985.

Ver resposta
Resposta

LETRA D

A eleição presidencial de Tancredo Neves, eleito pelo colégio eleitoral, em janeiro de 1985, foi o evento que encerrou a Ditadura Militar. Embora Tancredo não tenha assumido a presidência, o poder foi devolvido aos civis com a posse de José Sarney, eleito vice.

Questão 6

(Fundatec) O ano de 1964 dá início à ditadura civil-militar no Brasil. A crença na saída rápida dos militares durou pouco e a resposta às críticas políticas veio através da criação dos Atos Institucionais. Em 1966, o AI-2 extinguia os partidos políticos então existentes; no lugar daqueles, foi instaurado o bipartidarismo composto por:

a) ARENA e MDB

b) ARENA e UDN

c) UDN e MDB

d) PTB e MDB

e) ARENA e PTB

Ver resposta
Resposta

LETRA A

O Ato Institucional, de 1965, estabeleceu o bipartidarismo no Brasil, fechando todos os partidos políticos então existentes. A partir desse ato, somente dois partidos passaram a existir: Aliança Renovadora Nacional, o Arena; e o Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.

Questão 7

Carlos Marighella foi um dos principais guerrilheiros a combater a Ditadura Militar pela luta armada. Ele fazia parte de qual movimento guerrilheiro:

a) Vanguarda Popular Revolucionária

b) Ação Libertadora Nacional

c) Aliança Libertadora Nacional

d) VAR-Palmares

e) Guerrilha do Araguaia

Ver resposta
Resposta

LETRA B

A Ação Libertadora Nacional foi uma organização que aderiu à luta armada no Brasil no contexto das resistências à Ditadura Militar. Esse grupo se formou em 1967, realizando inúmeras ações contra a ditadura, como sequestro de autoridades, assaltos a bancos, entre outros. O líder desse grupo, Carlos Marighella, foi morto em 1969.

Questão 8

Que presidente da Ditadura Militar afirmou preferir o cheiro dos cavalos do que o cheiro do povo:

a) Humberto Castello Branco

b) Artur Costa e Silva

c) Emílio Médici

d) Ernesto Geisel

e) João Figueiredo

Ver resposta
Resposta

LETRA E

João Figueiredo ficou marcado na história como um presidente de declarações polêmicas e de humor explosivo. Em uma delas, questionado sobre o cheiro do povo, o então presidente disse que preferia o cheiro dos cavalos. A declaração é entendida pelos historiadores como uma demonstração de elitismo.

Questão 9

O início da Ditadura Militar se deu por meio de um golpe civil-militar, em 1964, que foi responsável por encerrar prematuramente o governo de qual presidente:

a) Getúlio Vargas

b) Tancredo Neves

c) Jânio Quadros

d) João Goulart

e) Juscelino Kubitschek

Ver resposta
Resposta

LETRA D

O Golpe Civil-Militar de 1964 foi o evento responsável por derrubar o então presidente do Brasil, João Goulart. Ele foi vítima de uma conspiração que envolveu os militares, o grande empresariado, a grande imprensa e os Estados Unidos. Com a derrubada de João Goulart, Humberto Castello Branco assumiu a presidência.

Questão 10

Em 1964, Carlos Lacerda foi um dos grandes defensores e entusiastas do golpe civil-militar. Alguns anos depois, desiludido com os militares, ele fundou um movimento de oposição conhecido como:

a) MDB

b) Frente Ampla

c) Pra Frente Brasil

d) Caras Pintadas

e) Movimento Verde e Amarelo

Ver resposta
Resposta

LETRA B

A Frente Ampla foi um movimento político formado, em 1966, por Carlos Lacerda. O jornalista conservador havia apoiado o Golpe Civil-Militar de 1964, mas, quando percebeu que os militares não permitiriam que ele concorresse à presidência, rompeu com a ditadura e passou a exigir a democratização do país. Em 1968, o movimento foi proibido de existir pelos militares.

Questão 11

Entre os anos de 1983 e 1984, um grande movimento popular passou a exigir o retorno do direito da população brasileira de poder escolher o seu próprio presidente. Esse movimento recebeu o nome de:

a) Diretas Já

b) Queremismo

c) Positivismo

d) Sufragismo Brasileiro

e) Caras Pintadas

Ver resposta
Resposta

LETRA A

As Diretas Já foram um movimento político que existiu em nosso país entre os anos de 1983 e 1984, sendo motivado pela Emenda Dante de Oliveira. Essa emenda defendia uma mudança constitucional para que a população pudesse votar para presidente na eleição presidencial de 1985. Apesar do movimento, a emenda foi rejeitada e fracassou. Saiba mais sobre esse movimento clicando aqui.