Exercícios sobre os Atentados de 11 de setembro de 2001

Ao resolver estes exercícios sobre os Atentados de 11 de setembro de 2001, você poderá atualizar e aprimorar seus conhecimentos sobre este acontecimento. Publicado por: Cláudio Fernandes
Questão 1

(PUC-Rio) Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:

a) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.

b) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.

c) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.

d) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.

e) Os ataques terroristas fizeram ressurgir a ideia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.

Ver resposta
Resposta

Letra D

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 possuíram um caráter inédito, no que se refere à complexidade de seu planejamento e à sua execução precisa ao atingir alvos tão emblemáticos dos EUA, como o World Trade Center e o prédio do Pentágono. A reação dos Estados Unidos aos ataques foi múltipla, começando por restrição dos voos em seu espaço aéreo e um processo ostensivo de investigação de pessoas suspeitas em seu território e terminando com as guerras empreendidas no Afeganistão e no Iraque – 2002 e 2003, respectivamente. Das consequências destas medidas, apresentadas nas alternativas da questão, apenas a proposta pela alternativa D não se adéqua ao contexto.

Questão 2

(FEI) O site Wikileaks, que tem como fundador o australiano Julian Paul Assange, ficou conhecido em 2010 por revelar milhares de documentos diplomáticos confidenciais do Departamento de Estado dos EUA. Uma mensagem da Secretaria de Estado dos EUA à embaixada americana em Assunção relatou a preocupação do governo americano da época com a suposta presença de organizações como Al Qaeda, o Hezbollah e o Hamas na tríplice fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai), o que nunca foi confirmado. Essas três organizações são, respectivamente:

a) uma organização paramilitar então chefiada por Osama bin Laden, uma milícia fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano e uma organização palestina, de orientação sunita, que governa a faixa de Gaza.

b) uma organização paramilitar sediada no Afeganistão, uma milícia fundamentalista chechena e uma organização palestina xiita que controla a faixa de Gaza.

c) um grupo paramilitar iraquiano xiita, uma milícia fundamentalista saudita e um grupo paramilitar iraniano.

d) uma milícia fundamentalista iraniana, uma organização palestina que controla a faixa de Gaza e uma organização terrorista Líbia que era controlada por Muammar al-Gaddafi.

e) uma organização terrorista síria, um grupo paramilitar afegão e uma organização palestina de orientação sunita, que comanda a faixa de Gaza. 

Ver resposta
Resposta

Letra A

A Al Qaeda teve sede no Afeganistão e era liderada por Bin Laden, porém o Hezbollah não é uma milícia fundamentalista chechena e, tampouco, o Hamas é xiita ou controlada por Gaddafi, ou muito menos um grupo paramilitar iraniano. A sede do Hezbollah é no Líbano e o Hamas é um grupo radical islâmico sunita, da Palestina. Portanto, a alternativa A está correta, em detrimento das demais. 

Questão 3

Leia o texto a seguir: “Eu até mesmo lancei a seguinte tese, que pode chocar: o terrorismo islâmico é o reflexo monstruoso do Ocidente cristão que ele abomina. Isso está claro na sua retórica de vitimização. Basta ler os escritos de Bin Laden: é em nome das vítimas japonesas das bombas atômicas americanas que os kamikaze islâmicos atacaram os Estados Unidos. Alguns meses antes dos atentados do 11 de setembro, o chefe da Al Qaeda enviou uma comunicação às suas tropas para anunciar que ele preparava uma “Hiroshima contra a América”. Em todas as partes é em nome das vítimas que os outros fizeram que se persegue, que se mata, que se massacra ou mutila.” (Dupuy, Jean-Pierre. Crer é não crer. As crenças religiosas, a violência e o sagrado. In: Revista do Instituto Hamanitas Unisinos On-line. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/index.phpoption=com_content&view=article
&id=4448&secao=3
93)

Neste texto, o matemático e filósofo francês Jean-Pierre Dupuy quer destacar:

a) que os terroristas islâmicos, autores dos ataques de 11 de setembro de 2001, tinham auxílio do governo japonês, que queria se vingar do ataque atômico que os EUA fizeram em 1945.

b) que os terroristas, chefiados por Bin Laden, empreenderam os ataques de 11 de setembro, em dada medida, motivados pela abominação que eles tinham do Ocidente Cristão (na figura dos Estados Unidos) sendo que tal abominação foi justificada pelos terroristas com o exemplo das vítimas da bomba de Hiroshima, de 1945.

c) que o objetivo de Bin Laden, expresso na frase “Hiroshima contra a América”, era lançar uma bomba nuclear em solo americano. Plano este que não deu certo.

d) que os terroristas islâmicos não eram como os kamikazes japoneses, já que aqueles (os islâmicos) não se suicidaram como estes (os japoneses), tendo saltado dos aviões antes que colidissem com os alvos do dia 11 de setembro.

e) que o terrorismo islâmico é o “reflexo monstruoso” do Ocidente cristão por ser o Ocidente cristão terrorista com o radicalismo islâmico.

Ver resposta
Resposta

Letra B

Dupuy quer destacar um aspecto pouco explorado nas tentativas de compreensão dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Esse destaque leva em consideração o aspecto do “choque de civilizações” e do ódio e abominação que os terroristas desenvolveram com relação à cultura ocidental. Portanto, a alternativa B está correta.

Questão 4

Leia o texto a seguir: “O presidente Bush estava lendo um texto para os alunos do segundo ano da escola primária de Emma E. Booker, em Sarasota, Florida, quando Rove lhe deu a notícia de que um avião havia atingido a torre norte do World Trade Center. Primeiro parecia que tinha sido um acidente, um erro do piloto ou talvez, Bush pensou, o piloto tivesse tido um ataque cardíaco.” (Woodward, Bob. Bush em guerra. São Paulo: Arx, 2003, p. 37.)

Esse trecho do livro Bush em guerra, de autoria do premiado jornalista Bob Woodward, faz referência a qual acontecimento do século XXI?

a) ao ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor.

b) ao ataque cardíaco de um grande piloto dos EUA que ocasionou a queda de um avião comercial em Nova Iorque.

c) ao ataque terrorista islâmico de 11 de setembro de 2001, no qual um dos alvos principais foi o edifício de torres gêmeas, World Trade Center.

d) ao ataque terrorista islâmico de 11 de setembro de 2001, organizado por Bin Laden e levado a cabo por integrantes das FARC (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia).

e) ao ataque terrorista islâmico de 11 de setembro de 2001, idealizado por Vladimir Putin e organizado e executado pela Al Qaeda.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O trecho do livro de Woodward se refere ao ataque terrorista islâmico de 11 de setembro de 2001, que atingiu, dentre outros alvos, o World Trade Center. Esse ataque foi idealizado e organizado por Bin Laden, chefe da organização terrorista Al Qaeda, e executado pelos membros dessa mesma organização, liderados por Mohamed Atta. Portanto, a alternativa C está correta.