Topo
pesquisar

Exercícios sobre os campos de concentração nos Estados Unidos

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os campos de concentração construídos nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Na primeira metade do século XX, os Estados Unidos observaram o crescimento considerável de sua comunidade nipo-americana. Com o início do conflito entre Estados Unidos e Japão, essa comunidade passou a sofrer intensa perseguição. Em qual parte dos Estados Unidos concentrava-se essa população de origem japonesa?

a) Centro-sul dos Estados Unidos.

b) Costa Leste.

c) Sul dos Estados Unidos.

d) Costa Oeste e Havaí.

e) Alasca e Havaí.

questão 2

A ordem que determinou o aprisionamento dos nipo-americanos em campos de concentração nos Estados Unidos foi assinada pelo presidente Franklin Delano Roosevelt em 19 de fevereiro de 1942. Qual foi o nome dessa ordem assinada por esse presidente americano?

a) Ordem Executiva 9066.

b) Ordem Pearl Harbor.

c) Ordem Executiva Pearl Harbor.

d) Ordem Pearl Harbor 9066.

e) Ordem para Relocação de Guerra.

questão 3

Assim que os campos de concentração nos Estados Unidos foram construídos, sua administração foi entregue a uma instituição que era chamada de:

a) Autoridade de Assuntos Imigratórios.

b) Liga dos Cidadãos Nipo-Americanos.

c) Autoridade de Relocação de Guerra.

d) Departamento Federal de Investigação.

e) Agência Central de Inteligência.

questão 4

Os cidadãos nipo-americanos, que haviam sido aprisionados nos campos de concentração durante a Segunda Guerra, foram anos depois indenizados pelo tempo que passaram presos e também receberam um pedido de desculpas formal concedido pelo governo americano. Isso aconteceu durante o governo de:

a) John F. Kennedy

b) Lyndon Johnson

c) Jimmy Carter

d) Ronald Reagan

e) George Bush

respostas
Questão 1

Letra D

A maior parte da comunidade nipo-americana que se instalou nos EUA habitava a Costa Oeste dos Estados Unidos (principalmente a Califórnia) e o Havaí. Isso se deve principalmente pela proximidade geográfica dessas duas regiões com o Japão.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A ordem, assinada em 19 de fevereiro de 1942 pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, que autorizava o aprisionamento de cidadãos pelo exército ficou conhecida como Ordem Executiva 9066. A partir disso, o exército americano iniciou o deslocamento de cidadãos nipo-americanos para áreas de proteção militar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A Autoridade de Relocação de Guerra (sua sigla em inglês era WRA, correspondente a War Relocation Authority) foi oficialmente criada em março de 1942, após a Ordem Executiva 9102, e, durante seus anos de existência, foi liderada por dois diretores: Milton Eisenhower e Dillon S. Myer. A WRA tinha como função a administração de todos os dez campos de concentração que foram criados em diferentes partes dos Estados Unidos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A indenização concedida aos sobreviventes nipo-americanos do aprisionamento em campos de concentração foi resultado de anos de atuação de instituições que lutavam pelos direitos desses cidadãos de origem japonesa. Durante o governo de Ronald Reagan, todos os sobreviventes receberam um pedido de desculpas formal do governo americano, além de uma indenização, em dinheiro, de 20 mil dólares.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola