Topo
pesquisar

Exercícios sobre os vikings na América

Exercícios de História

Faça esta pequena avaliação a respeito da colonização e da presença dos vikings na América e teste os seus conhecimentos sobre a história dos vikings. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Na década de 1960, foram descobertas evidências que comprovaram que resquícios arqueológicos existentes na região de Terra Nova e Labrador (atual Canadá) haviam pertencido aos vikings que iniciaram a colonização da região. A colonização viking, no entanto, teve curta duração. Qual fator levantado pelos historiadores explica o fracasso da colonização viking na América do Norte?

a) uma disputa entre Eric, o Vermelho, e Leif Eriksson que enfraqueceu os vikings na América do Norte.

b) a falta de recursos existentes na região de Halluland, que lhes forçou a voltar para a Escandinávia.

c) os conflitos com os skraelingjar, os habitantes locais da região (esquimós).

d) o naufrágio da expedição de Erik, o Vermelho.

e) o duro inverno que atingiu Vinland e tornava a região mais inóspita que a Escandinávia.

questão 2

À medida que os vikings foram descobrindo novos locais, eles os nomeavam de acordo com suas características e propósitos. Assim, a Groenlândia, por exemplo, foi nomeada de Greenland (Terra Verde) e certa região do Canadá foi nomeada de Vinland. Qual o significado deste nome?

a) Terra do Vento

b) Terra do Salmão

c) Terra dos Pinheiros

d) Terra das Vinhas

e) Terra dos Vikings

questão 3

Os vikings chegaram à América do Norte por volta do ano 1000 e isso fez deles o primeiro povo europeu a pisar no continente americano. A expedição viking que chegou à América desembarcou na região do atual Canadá. Quem era o líder dessa expedição?

a) Eric, o Vermelho

b) Leif Eriksson

c) Bjarni Herjúlfsson

d) Ragnar Lodbrok

e) Rollo

questão 4

A respeito da curta colonização realizada pelos nórdicos na América do Norte e das expedições vikings, selecione a informação INCORRETA:

a) Antes de chegar à região nomeada como Vinland, os vikings também haviam chegado a regiões que foram chamadas de Helluland e Markland.

b) Helluland significa Terra da Placa de Rocha.

c) Na Saga dos Groenlandeses, é afirmado que Bjarni Herjúlfsson liderou a expedição que partiu da Islândia em direção à Groenlândia.

d) O sítio arqueológico com as ruínas das construções vikings no Canadá é chamado de L’Anse aux Meadows.

e) Os nativos que habitam a região de Vinland foram nomeados pelos nórdicos de skraelingjar, que significa “gigantes do oeste”.

respostas
Questão 1

LETRA C

Os historiadores apontam que os conflitos com os habitantes locais, os esquimós, que eram chamados pelos vikings de skraelingjar, foram o fator determinante para o fracasso da colonização viking na América do Norte. Os historiadores afirmam que conflitos entre os autóctones e os vikings aumentaram a partir de 1009 e forçaram os vikings a desistir da empreitada de desenvolver uma colônia na região.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

O nome Vinland foi escolhido por Leif Eriksson em referência à riqueza daquela terra. O termo significa “Terra das Vinhas” ou “Terra das Parreiras”. Atualmente sabemos que Vinland corresponde à região de Labrador e Terra Nova no Canadá.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O líder da expedição era Leif Eriksson, filho de Eric, o Vermelho. Leif foi o responsável tanto por liderar a expedição quanto por iniciar sua colonização, seguindo os passos de seu pai, que havia sido o pioneiro na colonização da Groenlândia.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

De fato, os relatos nórdicos afirmam que os vikings referiam-se aos povos nativos da região da América do Norte em que se estabeleceram de skraelingjar. O significado dessa palavra é amplamente debatido, mas os historiadores apontam que o sentido poderia ser “pessoa débil” ou mesmo “bárbaros”.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola