Exercícios sobre os vikings
Essa classe social dos povos nórdicos tinha grande riqueza e numerosos exércitos e, em determinadas regiões da Escandinávia, seu poder rivalizava com o dos reis. Estamos falando dos:
A) konungr
B) karls
C) thrall
D) jarls
E) thing
Alternativa D
Os jarls eram a aristocracia da sociedade nórdica. Eles tinham grande riqueza por meio de inúmeras propriedades. Por seu poder militar, tinham grande influência nas assembleias locais, e, muitas vezes, seu poderio militar e financeiro permitia-lhes rivalizarem e/ou desafiarem o poder dos reis.
Os povos vikings tinham uma crença religiosa própria que, com o tempo, foi substituída pelo processo de cristianização da região, intensificado a partir do século X. Referente aos soldados mortos em batalha, qual era a visão concebida pela religião nórdica?
A) Os mortos em batalha eram vistos como inferiores e, por isso, acreditava-se que seriam relegados ao Niflheim, um mundo frio e repleto de névoa.
B) A morte em batalha era vista com grande regozijo pelos vikings, pois acreditavam haver um salão em Asgard chamado Valhala onde festejariam com os deuses por eras até a batalha final.
C) Na cosmogonia nórdica, não havia nenhuma crença específica para determinar o destino dos que morriam em batalha.
D) Acreditava-se que os que morressem em batalha seriam julgados por Týr, deus nórdico da justiça, que determinaria se as ações do guerreiro em batalha foram justas ou não.
E) Acreditava-se que os mortos em batalha renasceriam, tempos depois, como elfos de luz ou elfos negros, e isso seria uma atribuição que somente as nornas (videntes) definiriam no momento certo.
Alternativa B
Os vikings acreditavam que os soldados mortos em batalha eram escolhidos pelas valquírias, figuras míticas que conduziriam os guerreiros para o Valhalla. Nesse salão, os guerreiros receberiam o nome de Einherjar e viveriam por eras nele, festejando com fartura de alimentos e bebidas. Eles seriam convocados para lutar ao lado de Odin durante a batalha final do Ragnarök.
A respeito do termo “viking”, podemos afirmar que:
A) era utilizado pelos noruegueses para referirem-se aos suecos de maneira pejorativa e foi apropriado e utilizado pelos saxões para referirem-se a todos os escandinavos de maneira genérica.
B) era utilizado pela tribo finlandesa dos lapões para referirem-se aos nórdicos, e, em lapão, significa “forasteiro”.
C) era utilizado pelos povos nórdicos para referirem-se a piratas e mercenários, e não em referência a si próprios como povo.
D) foi utilizado pela primeira vez pelos francos no século VIII e significa “pagão”.
E) foi a forma como os nórdicos foram chamados pelos inuítes durante a expedição de Erik, o ruivo, que alcançou a América do Norte no ano 1000.
Alternativa C
O termo viking provém de víkingr, do nórdico antigo, e era utilizado pelos nórdicos da Era Viking em referência a mercenários e piratas. Assim, essa expressão não era utilizada por eles em referência a si próprios como povo, e seu uso, para fazer menção aos escandinavos do período, só foi popularizado a partir do século XVIII.
O principal deus da mitologia nórdica era conhecido como “pai de todos” e considerado detentor de todo o conhecimento do mundo. Ele tinha dois corvos, que lhe informavam tudo o que acontecia no mundo, e, durante o Ragnarök, enfrentou (e foi derrotado por) Fenrir, o lobo gigante. Essa é uma referência ao deus:
A) Thor
B) Loki
C) Njord
D) Heimdall
E) Odin
Alternativa E
Odin era o principal deus do panteão da crença dos nórdicos. Ele era chamado de pai de todos e era considerado o deus mais sábio, pois havia trocado um olho pela chance de beber na fonte de Mímir. Além disso, Odin tinha dois corvos que viajavam por Midgard e lhe contavam os acontecimentos. Esse deus também tinha o cavalo mais rápido do mundo, chamado Slepnir, que andava sobre oito patas.
Qual o nome dos navios utilizados pelos vikings em suas navegações:
A) dracar
B) caravela
C) corveta
D) trirreme
E) birreme
Alternativa A
Dracar ou drakkar, no original, era o nome popular que se dava aos navios utilizados pelos vikings em suas navegações. O navio tinha vela, também se locomovia com a força de remos e era conhecido por ter uma carranca na sua parte dianteira (proa).
Quais dos locais abaixo contaram com a presença dos vikings durante a Era Viking:
A) Bretanha
B) Islândia
C) Groenlândia
D) América do Norte
E) Todas as alternativas acima
Alternativa E
Dos locais mencionados, os vikings estiveram em todos eles. Os vikings chegaram a esses locais por meio de suas navegações, cujos propósitos eram encontrar terras para serem colonizadas e o saque de riquezas.
Os vikings faziam suas inscrições por meio de:
A) ideogramas
B) hieróglifos
C) runas
D) pictogramas
E) Os vikings não faziam inscrições.
Alternativa C
As runas eram as letras usadas pelos vikings e outros povos do norte da Europa, como diferentes povos germânicos. Essas letras foram encontradas em esculturas de pedra, em ossos e em pedaços de madeira. Tinham, principalmente, finalidade religiosa.
O Grande Exército Pagão foi um exército viking que invadiu a Bretanha e conquistou diversos locais, mas viu seu avanço ser impedido por qual reino local:
A) Nortúmbria
B) Ânglia Oriental
C) Mércia
D) Wessex
E) Ele não foi derrotado.
Alternativa D
O Grande Exército Pagão foi derrotado na Batalha de Ethandum, em 878, quando os vikings iniciaram a segunda invasão do reino de Wessex. Os saxões (Wessex) eram liderados por Alfredo, o Grande, e, com a vitória, obtiveram um acordo dos vikings, em que eles concordavam em manter-se distantes de Wessex.
Dos seres míticos mencionados abaixo, qual deles estava presente na religiosidade dos vikings:
A) Ammut
B) Ciclope
C) Medusa
D) Fenrir
E) Svarog
Alternativa D
Na mitologia nórdica, Fenrir era um lobo gigante, filho de Loki. Acreditava-se que, durante o Ragnarök, ele se libertaria de suas correntes e travaria um confronto com Odin, devorando o principal deus da religiosidade nórdica. Depois disso, seria morto por Vídar, filho de Odin.
O crepúsculo dos deuses é um evento que trata do fim do Universo na religiosidade nórdica. Os vikings chamavam esse evento de:
A) Ragnarök
B) Fimbulvetr
C) Jörmungadr
D) Muspelheim
E) Armageddon
Alternativa A
O Ragnarök, traduzido como “consumação dos destinos dos poderes supremos”, é a sucessão de eventos catastróficos que, na religiosidade nórdica, levaria ao fim do Universo e ao estabelecimento de uma nova ordem. Durante esse evento, os principais deuses nórdicos sucumbiriam a uma grande batalha final.
Qual evento é entendido como o evento que encerrou a Era Viking:
A) a derrota do Grande Exército Pagão.
B) a conquista do trono inglês pelos normandos.
C) a chegada dos vikings à Islândia.
D) o fim do assentamento viking na América do Norte.
E) a conversão do rei da Noruega ao cristianismo.
Alternativa B
O evento que marcou o fim da Era Viking na historiografia foi a conquista da Inglaterra pelos normandos, em 1066. Na ocasião, o rei Guilherme II da Normandia conquistou o trono inglês depois de sair vencedor na Batalha de Hastings.
Qual das alternativas abaixo não apresenta uma divindade cultuada pelos vikings:
A) Týr
B) Heimdall
C) Freya
D) Set
E) Balder
Alternativa D
De todos os deuses mencionados, o único que não fazia parte da religiosidade nórdica era Set, que estava presente na religiosidade dos egípcios na Antiguidade.