Exercícios sobre Otto Von Bismarck
(UFF) À época de Bismarck (1871-1890) associam-se alguns elementos que vieram a reforçar o capitalismo industrial e financeiro na Alemanha recém-unificada. Assinale a opção que contém referências vinculadas ao momento político mencionado.
a) Vitória dos cristãos-sociais mais moderados ao impor reformas do sistema de trabalho na década de 1880, greve dos mineiros do Ruhr, emigração maciça para o continente americano, imposição do livre comércio de importação e exportação em 1879.
b) "Zollverein" ou união aduaneira alemã, abolição do regime político federal no Império Alemão, diminuição da influência dos Junkers prussianos, dissolução da Aliança do Centeio e do Aço.
c) Unificação monetária alemã e fundação do "Reichsbank", extensão das ferrovias, desaparecimento de numerosas pequenas empresas após a crise financeira de 1873, imposição do protecionismo alfandegário em 1879.
d) Financiamento de seguros sociais pelo "Reichsbank" para aliviar tensões, condução a um período de paz social através da unidade alemã, privatização das ferrovias, entrada da Alemanha na corrida colonial ao anexar a Etiópia.
e) Sacrifício da agricultura à industria, reforço da posição dos industriais determinado pelo "novo curso" ligado ao chanceler Caprivi, formação, no "Reichstag", da maioria chamada "do Cartel", favorável ao grande capitalismo e a medidas antissindicais em 1879.
Letra C
Com a unificação da Alemanha após a Guerra Franco-Prussiana, uma das ações mais urgentes do chanceler Otto Von Bismarck consistiu em promover a integração entre as indústrias (que, diga-se de passagem, foram beneficiadas com a melhoria da infraestrutura) e o capital financeiro, isto é, o sistema de crédito associado aos bancos e às bolsas de valores.
Otto Von Bismarck foi nomeado Primeiro-Ministro do Reino da Prússia em 1815 por Guilherme I. Entre as medidas político-econômicas tomadas por Bismarck, estava:
a) o estabelecimento de acordos militares com o Império Francês de Napoleão III.
b) a modernização da infraestrutura e da indústria bélica do Estado Prussiano.
c) o enfraquecimento do poder político do rei Guilherme I, já que Bismarck temia a formação do II Reich.
d) o isolamento político do Reino da Prússia com relação aos principados alemães e à Áustria.
e) o plano de guerra contra o Reino Unido.
Letra B
Para que a Alemanha pudesse tornar-se um Estado poderoso (já que, a partir de 1870, havia sido unificada), era necessário que modernizasse sua indústria e tivesse como principal foco a defesa de suas fronteiras. Para tanto, o investimento em infraestrutura (sobretudo para a mobilidade de produtos), como estradas de ferro, e na produção de armamentos sofisticados era de importância crucial.
(UFRS-2007) A Unificação Alemã, habilmente arquitetada por Otto Von Bismarck, realizou-se em torno de guerras bem-sucedidas contra potências vizinhas. Assinale a alternativa correta em relação às motivações e aos acontecimentos que desencadearam esse processo de unificação.
a) A fragmentação política obstaculizava o pleno desenvolvimento comercial e industrial da região. A unificação promoveria um mercado ágil e ampliado, com condições de enfrentar a concorrência inglesa através da proteção governamental.
b) A unificação foi liderada pela Áustria, o mais poderoso dos Estados germânicos e sucessora do extinto Sacro Império, capaz de eliminar as pretensões da Prússia. Aliado da França, o país austríaco contou com o seu apoio para vencer as resistências germânicas do sul.
c) A Constituição, redigida por Bismarck, inaugurou uma era democrática nos estados alemães, sob influência dos ideais da Revolução Francesa, baseados na soberania e na participação popular.
d) As decisões do Congresso de Viena, ao reconhecerem o direito de independência da Alemanha, foram fundamentais para a consolidação da unificação, pois inibiram as pretensões italianas aos territórios do sul da Alemanha.
e) O processo de unificação alemã contou com o apoio da França, que, acossada pela supremacia britânica, via no novo Estado um importante aliado na corrida imperialista.
Letra A
A junção dos Estados germânicos até então fragmentados (Principados Alemães e Prússia) sob a orientação de Otto Von Bismarck, que articulou uma série de guerras contra inimigos em comum a fim de estabelecer a unificação, garantiu um caráter econômico extremamente competitivo para Alemanha nas últimas décadas do século XIX.
A importância da Batalha de Sadowa para o processo de unificação da Alemanha, almejado por Bismarck, estava no fato:
a) de ter sido promovida a anexação do Reino da Prússia pelo Império Austríaco após tal batalha.
b) de ter sido possível a formação da Confederação da Alemanha após tal batalha.
c) de que, com a batalha de Sadowa, os principados alemães passaram a apoiar a Dinamarca contra a Prússia.
d) de que, após essa batalha, a Alemanha não precisou mais entrar em conflito com seu principal inimigo, o Império Francês.
e) de ter sido essa batalha a antecâmara para a Primeira Guerra Mundial.
Letra B
Após a Batalha de Sadowa, travada contra os austríacos, o Reino Prussiano anexou territórios antes pertencentes à Áustria, formando assim a Confederação da Alemanha, que se prepararia para a formação do II Reich.