Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Primavera de Praga

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Primavera de Praga, a luta pela democratização da Checoslováquia e o fim do autoritarismo soviético no país. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Primavera de Praga foi a tentativa da população de uma nação do bloco comunista de democratizar o regime que havia sido implantado no país e que seguia as diretrizes estabelecidas pela União Soviética. Selecione a alternativa que traz o país em que ocorreu esse evento:

a) Iugoslávia

b) Chechênia

c) Checoslováquia

d) Hungria

e) Polônia

questão 2

O reformismo que se espalhou pela Checoslováquia em 1968 teve como ponto de partida a posse de um novo secretário-geral no Partido Comunista local. Esse novo secretário deu início às reformas visando a implantar um “socialismo com rosto humano” no país. Estamos falando de:

a) Leonid Brejnev

b) Alexander Dubcek

c) Nikita Kruschev

d) Mikhail Gorbachev

e) Nicolau Ceausescu

questão 3

Os acontecimentos na Checoslováquia em 1968 chamaram a atenção de Moscou, que buscou realizar reuniões com as lideranças checoslovacas. Em agosto de 1968, a Checoslováquia foi invadida por tropas soviéticas, e as reformas em curso no país foram interrompidas. Qual fator explica a ação soviética?

a) temor de que o exemplo checoslovaco contaminasse outras nações do bloco comunista e enfraquecesse o poderio dos soviéticos.

b) os protestos na Checoslováquia haviam interrompido a produção industrial nos Sudetos, o que prejudicava a economia soviética.

c) o governo de Moscou era inimigo declarado de Dubcek, pois este foi criado no Quirguistão, uma república rebelde que formava o território soviético.

d) o governo soviético usou os eventos da Checoslováquia como pretexto para fazer uso de seus novos armamentos, produzidos no ciclo 1965-1967.

e) derrubar Alexander Dubcek e estabelecer Nicolau Ceausescu no comando da Checoslováquia.

questão 4

A Primavera de Praga contou com maciça participação do movimento estudantil da Checoslováquia. Além de Praga, outra cidade europeia experimentou uma forte mobilização do movimento estudantil, que se iniciou a partir de um grupo conhecido como Movimento 22 de março e que teve atuação destacada a partir de Maio de 1968:

a) Paris

b) Madrid

c) Bratislava

d) Londres

e) Moscou

respostas
Questão 1

LETRA C

Os acontecimentos da Primavera de Praga aconteceram na extinta Checoslováquia (atualmente Tchéquia e Eslováquia). A Primavera de Praga manifestou a insatisfação da Checoslováquia com o regime comunista estabelecido no país e mobilizou as classes políticas, estudantis, intelectuais etc. O desejo era de democratização do comunismo e o fim do autoritarismo soviético na Checoslováquia.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

Alexander Dubcek assumiu o comando-geral do Partido Comunista na União Soviética a partir de 5 de janeiro de 1968 e iniciou as reformas no sentido de implantar um “socialismo com rosto humano”, ou seja, um socialismo com abertura democrática e maior liberdade individual para os cidadãos. Uma medida importante tomada por Dubcek foi o fim da censura no país, e suas ideias para a Checoslováquia foram resumidas no Programa de Ação.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA A

A intervenção soviética aconteceu porque o comando do governo de Moscou via nos acontecimentos da Checoslováquia uma grande ameaça à estabilidade do poderio dos soviéticos sobre o restante do bloco comunista. O grande temor era de que esse reformismo se alastrasse e minasse o poder de Moscou.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

Os acontecimentos da Primavera de Praga coincidiram com uma série de outros movimentos de protesto em diferentes partes do mundo. Podem ser destacados os movimentos dos direitos civis dos afro-americanos nos Estados Unidos, bem como a atuação do movimento estudantil no Brasil que lutava contra ditadura. A questão em si faz menção a um evento que marcou uma geração e que foi iniciado a partir da mobilização estudantil na cidade de Paris, na França: o Maio de 1968.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola