Exercícios sobre a Reforma Protestante
(MetroCapital Soluções) Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se, veementemente, contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses, em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em se retratar de seus escritos, a pedido do Papa Leão X, em 1520, e do imperador Carlos V, na Dieta de Worms, em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora da lei pelo imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Assinale a alternativa correta que apresenta o nome deste importante personagem da história:
a) João Calvino
b) Martinho Lutero
c) Philipp Melanchthon
d) Jan Hus
e) Frei Caneca
LETRA B
O monge alemão Martinho Lutero foi o responsável por iniciar as Reformas Religiosas. Era católico e não concordava com algumas práticas no interior da Igreja, principalmente as indulgências. Por isso, escreveu uma carta que recebeu o nome de 95 teses, na qual teceu críticas a Igreja e às indulgências.
(Omni – adaptado) Mediante as reformas religiosas, assinale a alternativa que apresenta alguns princípios teológicos da reforma Calvinista:
a) rigidez moral e disciplina rigorosa: condenação das diversões, obediência aos governantes, crítica à idolatria, proibição do culto e do uso de imagens e ídolos tanto em templo quanto no lar.
b) preservação de elementos da tradição romana: liturgia, sacramentos e episcopado, permanência de dois sacramentos: Batismo e Eucaristia.
c) estímulo à congregações independentes, reguladas pela nova igreja, defesa de que o batismo poderia ser feito exclusivamente aos 21 anos, e abrangência social das reformas.
d) defendia que o rei da Inglaterra se estabelecesse como chefe da Igreja Calvinista.
e) nenhuma das alternativas.
LETRA A
Os calvinistas ficaram marcados pelo puritanismo, isto é, eram contrários às diversões e exigiam uma vida estritamente rígida de seus fiéis. Eles deveriam dedicar-se arduamente ao trabalho e a sua fé e não poderiam participar de diversões como festas e jogatinas, nem consumir bebidas alcoólicas, por exemplo.
(Ameosc – adaptado) Não está entre as principais medidas tomadas pela Igreja para deter o avanço do protestantismo:
a) estímulo à criação de novas ordens religiosas.
b) fortalecimento do Tribunal da Inquisição.
c) abolição do Índex.
d) criação de seminários para formar os padres.
e) proibição das indulgências
LETRA C
A abolição do Índex não foi uma das medidas para conter o avanço do protestantismo, mas sim a sua adoção. Por meio do Índex, a Igreja Católica estabeleceu uma série de livros que se tornaram proibidos aos seus fiéis, e isso incluía publicações protestantes e outras obras, como as publicações de Copérnico.
(Furb) O massacre de São Bartolomeu, desencadeado na noite de 24 de agosto de 1572, é o culminar da crise política e religiosa entre as elites católicas e protestantes que durou dez anos. Em Paris, as execuções de milhares de protestantes aconteceram ao longo de vários dias e o poder real foi acusado diretamente de instigar os fatos.
Foi consequência desse episódio a/o:
a) Édito de Nantes.
b) Tratado de Paris.
c) Édito de Tolerância.
d) Édito de Fontainebleau.
e) Tratado de Verdun.
LETRA A
A violência da intolerância religiosa na França levou à aprovação do Édito de Nantes, um documento que estabelecia, a partir de 1598, a perseguição aos huguenotes, nome pelo qual os calvinistas eram conhecidos na França. O documento estabelecia ainda que a França era uma nação católica, mas permitia a prática das outras fés cristãs.
Conflito que aconteceu no século XVI e que se iniciou na Boêmia por questões religiosas:
a) Guerra dos Cem Anos
b) Guerra dos Trinta Anos
c) Guerra Anglo-holandesa
d) Guerra Anglo-espanhola
e) Não houve conflitos motivados pela religião.
LETRA B
A Guerra dos Trinta Anos aconteceu entre 1518 e 1548 e foi motivada por divergências religiosas no interior do Sacro Império Romano-Germânico. A perseguição dos protestantes realizada pelos imperadores católicos fomentou a rivalidade religiosa em regiões como a Boêmia e levou à defenestração de Praga, evento que iniciou o conflito.
A Igreja Anglicana se estabeleceu após o rei da Inglaterra, Henrique VIII, ter o seu pedido de divórcio com Catarina de Aragão negado. O rei inglês desejava separar-se de sua esposa para casar-se com quem:
a) Ana Bolena
b) Maria da Escócia
c) Catarina Parr
d) Ana de Cleves
e) Alexandrina Vitória
LETRA A
Henrique VIII desejava separar-se de Catarina de Aragão para casar-se com uma dama da corte chamada Ana Bolena. Seu argumento era o fato de Catarina de Aragão não conseguir dar-lhe um herdeiro. A família de Catarina de Aragão, por sua vez, possuía forte influência sobre o papa Clemente VII, que rejeitou o pedido do rei inglês.
Entre as causas que explicam o sucesso e o avanço das reformas religiosas pela Europa está:
a) o fortalecimento do islamismo no Oriente.
b) a disputa travada entre ortodoxos e católicos.
c) a nomeação de Guilherme de Orange como rei da Inglaterra.
d) a fragmentação política na península Itálica.
e) o desejo de autonomia política de muitos reinos europeus.
LETRA E
Politicamente falando, o sucesso da Reforma Protestante pode ser explicado pelo desejo de muitos monarcas de se verem livres da influência e do domínio da Igreja Católica. Isso porque o enfraquecimento da Igreja traria maior autonomia política para eles, e, por isso, muitos monarcas passaram a apoiar os protestantes.
Teólogo da Boêmia que criticava a riqueza da Igreja Católica e práticas como as indulgências e que foi condenado à morte por heresia:
a) Martinho Lutero
b) João Calvino
c) John Wycliff
d) Jan Huss
e) Nenhum dos nomes acima
LETRA D
Jan Huss foi um teólogo nascido na Boêmia (atual Tchéquia) que ficou marcado por fazer críticas contra a Igreja Católica, principalmente por conta da opulência dessa instituição e de práticas entendidas por ele como imorais, como a cobrança de indulgências. Huss foi excomungado por suas críticas e posteriormente julgado e condenado à morte na fogueira.
O Concílio de Trento foi realizado com qual objetivo:
a) garantir o crescimento da fé luterana nas terras do Sacro Império Romano-Germânico.
b) colocar fim na perseguição religiosa na Suíça.
c) debater a legalidade do divórcio de Henrique VIII.
d) estabelecer estratégias para conter o avanço do protestantismo.
e) nenhuma das alternativas acima.
LETRA D
O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563, sendo convocado pelo papa Paulo III. Seu principal objetivo foi criar estratégias para barrar o avanço do protestantismo na Europa e garantir a posição da fé católica.
Por que dizemos que a Paz de Kappel foi importante para o desenvolvimento do calvinismo na Suíça?
a) Porque estabeleceu a tolerância religiosa na Suíça.
b) Porque permitiu o enriquecimento de João Calvino.
c) Porque estabeleceu a conversão forçada dos cidadãos ao calvinismo.
d) Porque permitiu que João Calvino se tornasse rei da Suíça.
e) A Paz de Kappel não teve relação com o calvinismo.
LETRA A
A Paz de Kappel colocou fim numa guerra civil travada na Suíça por motivações religiosas. Por meio desse tratado, estabeleceu-se a tolerância religiosa na Suíça, o que garantiu o surgimento e o crescimento do calvinismo por lá por meio de João Calvino.
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma das cinco solas, crenças basilares do protestantismo luterano:
a) Sola sanctus
b) Sola fide
c) Sola scriptura
d) Sola gratia
e) Sola Christus
LETRA A
As cinco solas são crenças basilares da fé protestante que se estabeleceram por meio de Martinho Lutero. São elas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a escritura), Sola Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
O primeiro reformador a traduzir a Bíblia para uma língua vernácula foi:
a) Jan Huss
b) John Wycliff
c) Martinho Lutero
d) João Calvino
e) Inácio de Loyola
LETRA C
Martinho Lutero foi o primeiro reformador a traduzir a Bíblia para uma língua vernácula, traduzindo-a para o alemão. A Bíblia traduzida por Lutero não foi a primeira versão para o alemão, mas, de toda forma, teve grande sucesso, vendendo milhares de cópias. A tradução de Lutero foi publicada em 1534.